A BÍBLIA


Termo que vem do grego biblos, significa pura e simplesmente Livro. A Bíblia é o nome do Livro Sagrado de duas das grandes Religiões Monoteístas do mundo, o Judaísmo e o Cristianismo. A Bíblia Judáica equivale ao Velho Testamento da Bíblia Cristã Protestante (39 Livros) sem os acréscimos da Bíblia Católica.. Boa parte do conteúdo da Bíblia também está presente no CORÃO, o livro sagrado Islâmico. Nessa página entretanto, a enfase será dada a Bíblia do Cristianismo.

Uma das mais antigas obras literárias da humanidade, a Bíblia é o também o mais disseminado livro de todos os tempos, pelo menos metade da humanidade já teve a oportunidade de examinar uma, já foi traduzida em praticamente todas as línguas e está disponível em quase todos os cantos do mundo.

A Bíblia é uma das maiores obras da cultura humana, um produto de valor inestimável tendo marcado profundamente a história da humanidade. Indiscutivelmente o livro mais influente de todo o mundo ocidental.

Está presente na maioria dos lares da Europa e das Américas e dentre mais de 2 bilhões de pessoas do mundo é muito difícil encontrar quem não já tenho ouvido pelo menos alguns de seus trechos. Todavia um número assombrosamente menor de pessoas realmente já leu algumas de suas linhas, e na verdade apenas um pequena minoria, mesmo entre os grupos religiosos mais devotos, de fato a conhece razoavelmente.

Creio que todas as pessoas nascidas no âmbito de uma sociedade cristã deveriam estudar pelo menos ocasionalmente a Bíblia, não exatamente com o propósito de louvá-la ou usá-la como um guia prático, mas simplesmente, por que é impossível compreender a sociedade ocidental sem algum conhecimento deste livro.

Ele é tão marcante em nossa sociedade que nem mesmo um século de separação entre Igreja e Estado conseguiram eliminar seus vestígios de nossas Constituições Civis. Inúmeros elementos culturais tem suas raízes em seus textos, e mesmo nossa linguagem está impregnada de seus conteúdos.

O objetivo desta página é fazer um exame o mais imparcial possível deste Livro, deixando já de início claro que este autor não possui nenhum compromisso com religião alguma e nem mesmo com a alegada divindade deste livro que é tido por muitos como a Palavra de Deus.


Faça Aqui o Download da Bíblia em Arquivo HTML (zipado)

Bíblia

Livro

Tamanho do Arquivo em ZIP

Número aproximado de Caracteres

CATÓLICA

Antigo Testamento

1.276 Kb

2.598 milhões

Novo Testamento

369 Kb

817 mil

PROTESTANTE
(Versão Almeida)

Antigo Testamento

1.039 Kb

2.447 milhões

Novo Testamento

338 Kb

745 mil