MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS 91 A 120
Introduzindo 21 novos visitantes e totalizando 100 ao longo de dois anos.

Todas essas respostas foram enviadas, quando possível e relevantes, aos e-mails dos autores.


ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS 271-300 COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240 COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180 COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120 COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060 COMENTÁRIOS 001-030

COMENTÁRIOS

RESPOSTAS

120

Nome: inacio silva de andrade
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1970
Ocupações: estudante de filosofia
E-mail: inacio98hotmail.com
Comentários: Marcus, de cara quero te parabenizar pelo excelente trabalho que, pelo que vc diz, já dura dois anos. Sua página tá bem interessante!
um abraço, inácio.

Tuesday, January 14th 2003 - 05:37:25 AM

Valeu Inácio.
Sim! Já são mais de dois anos.
Em constante Evolução.



Marcus Valerio XR

23 de Janeiro de 2003

119

Nome: polyanna morgana
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1979
Ocupações: estudante
E-mail: polyanna.morgana@uol.com.br
Comentários: Ainda estou explorando as possibilidades...
Tuesday, January 14th 2003 - 05:24:25 AM

Olá Polyanna...
Obrigado por assinar meu Livro de Visitantes, mas cuidado ao explorar possibilidades.
Elas são infinitas!


Marcus Valerio XR
23 de Janeiro de 2003

118 NOVA MENSAGEM de Alexandre Santos Modesto

Sunday, January 12th 2003 - 02:39:21 PM

Muitíssimo obrigado por esta ótima mensagem.
Marcus Valerio XR
16 de Janeiro de 2003

117

Nome: Alan R. de Mello
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1980
Ocupações: Estudante Universitário- curso de Letras
E-mail: alan.mell@bol.com.br

Comentários:

Olá, Marcus Valerio.

Gostaria de comentar algo sobre a Gnose. Muitos dos que entram lá,por falta de vontade, de força, não conseguem comprovar a grande realidade dos ensinamentos lá passados,e saem, abandonam os ensinamentos geralmente com atitudes reacionárias, tais como as que colocou em seus comentários em resposta à Senhorita Sirleide Freitas...

No entanto, os buscadores sinceros podem comprovar a realidade dos ensinamentos que o Venerável Mestre Samael passou e ainda se encontrar com Ele nos mundos Internos.

A prática da Magia Sexual não é nova nem nociva, é o caminho para a regeneração de nossos corpos, mente e espírito, trabalhada juntamente com a auto-observação e outras técnicas lá ensinadas. Muitos comprovam tais realidades.Gostaria de deixar aqui minhas palavras: O Ensinamento dado pelo Movimento Gnóstico é verdadeiro, podemos comprová-lo.

Obrigado pela atenção...

Sunday, January 12th 2003 - 04:17:29 AM





Segue para a Próxima MENSAGEM de
Alan R. de Mello

Olá Alan...

Gostaria de sugerir uma reflexão. Dê um lida em mensagens anteriores deixadas por outros visitantes religiosos e verifique se há grande diferença qualitativa entre os discursos deles e o seu. Tudo é muito subjetivo, eu poderia inverter seus dizeres que eles não seriam, em módulo, diferentes.
Reitero o que disse dando ênfase especial na questão do Auto Conhecimento, talvez a coisa mais preciosa que podemos fazer por nós mesmos. Mas fora isso, tudo que o Movimento Gnóstico me ofereceu exigia crença, apesar do discurso que estimulava a comprovação. As mitologias ali são tão afirmadas, repetidas, explanadas, e as garantias dadas são tão incisivas, que creio que esses buscadores sinceros como você colocou passam a sonhar com elas, e interpretam esses sonhos como a comprovação do que foi ensinado pelo mestre.
O Desdobramento Astral ensinado não me parece passar de uma alucinação auto induzida, ou mesmo simples sonhos. Experimente você mesmo, misture as cartas de um baralho e sem olhar as deixe com os naipes para cima em um cômodo, depois vá para outro quarto e realize sua projeção astral e veja se consegue ver as cartas. Se conseguir, desperte e anote o que viu e depois vá conferir!
É simples! Porque ninguém faz isso?! Pode demonstrar? Já sei qual será a resposta, de que a doutrina não se presta a isso, não foi feita para convencer ou não os céticos de alguma coisa mas se dirige apenas aos "buscadores sinceros" de um conhecimento hermético que estão interessados em coisas mais elevadas do que naipes numa carta de baralho. Ótimo. Mas o Movimento me sugeriu buscar comprovações. Busquei e não comprovei.
Além disso não posso concordar com dogmas moralistas medievais reinterpretados de Pecado para "Crimes contra a Natureza", o que incluem Masturbação, Homossexualismo ou qualquer coisa que os gnósticos consideram como Infrasexualismo. O próprio Samael demonstra em seus textos uma flagrante afetação em questões relativas a sexualidade. Tudo isso misturado a restrições místicas com relação a transfusões de sangue e transplante de órgãos, e com a idéia de que estamos em nossa 108a vida na terra e logo em seguida entraremos na terrível roda de involução por milhares ou milhões de anos, me dá a impressão de que se está ressuscitando o velho terrorismo medieval da Igreja Católica com uma roupagem ainda mais rebuscada.
Não quero aqui bradar contra a convicção pessoal de ninguém, mas tendo sido acusado de fraqueza de vontade e reacionarismo, só quero deixar claro que minha consciência não compartilha das doutrinas ensinadas por Samael (que por sinal significa Diabo em hebráico), e essa Gnose é apenas mais uma religião a disposição dos que se interessarem nesse imenso mercado místico que a modernidade nos permitiu.

Grato pela atenção
Marcus Valerio XR
16 de Janeiro de 2003

116

Nome: Daywison
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1961
Ocupações: Tec. Manutenção
E-mail: configure@bol.com.br

Comentários:

Sobre os fósseis você disse que é o mais tolo e hipócrita de todos os argumentos dos Criacionistas e que a evidência evolutiva entre duas espécies é uma outra espécie.

Eu acho que você está viajando na maionese. Leia um livro chamado A EVOLUÇÃO CRIATIVA de Henri Bergson e mude alguns dos seus conceitos.

Mito por mito, os dois tem falhas, mas você pensar que a natureza ia parar o tempo, destruir uma espécie que não se adaptou e fazer uma outra num passe de mágica mais bem adaptada, só com a ajuda de DEUS.

Não vá com tanta sede ao pote. Nenhum dos dois mitos pode ser comprovado, se você não sabia nenhuma lei física pode ser provada, todas elas são provisórias. Como é que você quer provar o mito da evoluçâo simplesmente fazendo chacota com quem acredita no mito da criação?

Mito por mito, o da criação é mais bonito.

Um abraço

Saturday, January 11th 2003 - 11:42:02 AM

Caro Daywison...

Quanto a fósseis em EvoluçãoXCriação espero ter deixado claro porque acho que, independente da intenção de quem o use, a alegação de falta de fósseis para endossar a Evolução é um tipo de "pegadinha".

O Evolucionismo se baseia numa Teoria Científica, ou na pior das hipóteses Filosófica, comparar isso a um mito equivale a pensar que:"Você está pouco informado sobre o assunto." e "Você está viajando na maionese." tem o mesmo valor denotativo.

Quanto a obra citada, deixe-me advinhar... Esse Henri Bergson é um Cristão Protestante Criacionista, não? Mesmo assim prometo incluir essa obra em minha lista de livros a comprar.

Agora, quanto a "...você pensar que a natureza ia parar o tempo, destruir uma espécie que não se adaptou e fazer uma outra num passe de mágica mais bem adaptada..." , realmente só com a ajuda de Deus, ou de ETs super avançados. Aliás eu gostaria de saber de onde você tirou essa idéia. Deste site é que não foi!

Recomendo mais cautela, se você tivesse lido meus textos em:Evolução ou Criação talvez não tivesse viajado com tanta fome ao pote de maionese. Como Mito, concordo que o da Criação é bonito, mas enquanto estiver sendo visto como mais que isso, os criacionistas continuarão fazendo feio.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
15 de Janeiro de 2003

115

Nome: alexandre santos modesto
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1969
Ocupações: comerciário
E-mail: alexandresm9@ig.com.br
Comentários: Macos , "esbarrei " no seu site durante uma pesquisa por contos usando o google numa madrugada de insônia , e nossa você parece ser alguém bem sintonizado com as descobertas da ciência e aos dogmas religiosos. Não pude explorar todo o site mas adicionei-o ao meus favoritos para lê-lo com mais calma.Parabéns e Feliz Ano Novo.
Alexandre.

Monday, December 30th 2002 - 05:22:23 PM

Olá Alexandre...

Espero que goste de meus contos, esteja a vontade para fazer críticas, sugestões ou perguntas.
Obrigado.



Marcus Valerio XR

05 de Janeiro de 2003

114

Nome: Roberto Carlos Viese
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1966
Ocupações: Cadista
E-mail: rviese@terra.com.br
Comentários: Seu site é qualquer coisa perto do maravilhoso , esplêndido, magnífico....

Muito, muito muito sei la mais o que...
Monday, December 30th 2002 - 05:22:23 PM

Muito Obrigado Roberto.

Que bom que tenha gostado de, seja lá mais o que!



Marcus Valerio XR

05 de Janeiro de 2003

113 NOVA MENSAGEM de Reinaldo de Andrade
Friday, December 27th 2002 - 08:21:11 AM
Muito obrigado.

Marcus Valerio XR
05 de Janeiro de 2003

112

Nome: Reinaldo de Andrade
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1954
Ocupações: Jornalista
E-mail: reinaldodeandrade@estadao.com.br

Comentários da ENQUETE:

Opinião sobre Deus: d) É uma Consciência Universal Impessoal e distinta da natureza. (Deísmo)

Religião: Espírita

Comentários: Meu caro, só achei equivocada sua opinião de que os espíritas são panteístas. Nada mais distante da realidade!
Grande abraço,
Reinaldo


Friday, December 20th 2002 - 06:21:48 AM

Olá Reinaldo. Obrigado por sua mensagem e sua indagação.
Uma vez que você considerou absurda (como dito em privado), minha associação do Kardecismo ao Panteísmo, eu poderia responder à sua pergunta primeiro com uma contra pergunta:
"De onde você tirou essa idéia (nada absurda) de que os espíritas são Deístas?"
Suponho que você tenha lido meu texto RELIGIÃO, e nesse caso eu pediria que você apontasse os pontos onde discorda, pois enumerei uma série de motivos para considerar o Kardecismo não como Panteísmo, mas como NEO-PANTEÍSMO apesar de sua auto declaração MONOTEÍSTA. Você pode verificar também meu texto sobre SOLIPSISMO, onde faço distinção entre Panteísmos TRANSCENDENTE e IMANENTE.
Já o DEÍSMO prega que Deus criou o Universo e então deixou de se relacionar com ele, é uma opção derivada em parte do Racionalismo para libertar os fenômenos físicos da intervenção milagrosa, e não havendo qualquer intervenção de Deus no Universo, mesmo indireta, torna-se incompatível com o Kardecismo ou quase toda forma de religião.

Aguardo posterior mensagem. Obrigado.

Marcus Valerio XR
21 de Dezembro de 2002

NOVA MENSAGEM DE REINALDO

111

Nome: sirleide Freitas
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1983
Ocupações: Estudante de agrnomia
E-mail: ceubrazil@uol.com.br

Comentários: Maravilhosa Página

recentemente conheci a gnose de samael aun weor
lá prega a involução...

desejo saber porque vc abandonou a gnose

beijos

Tuesday, December 17th 2002 - 08:01:42 PM

Cara Sirleide. Agradeço muito sua visita e a oportunidade que me deu de falar sobre esse assunto.

Frequentei o Movimento Gnóstico Cristão Universal do Brasil na Nova Ordem (há tantos links confusos que prefiro não por um em especial) por cerca de um ano tendo completado a primeira fase e mais da metade da segunda.
O que me levou ao movimento foi a crença na Projeção Astral, para qual eram oferecidas técnicas gratuitas em contraste com o caríssimo Instituto Internacional de Projeciologia. Embora sempre tenha levado a sério parte do conteúdo em especial a doutrina do Auto-Conhecimento, sempre fui reticente com uma série de dogmas moralistas medievais sob nova roupagem que impregnam o movimento. Abandonei-o em parte por seguir a risca uma de suas própria recomendações, a de não ser um simples crente mas de buscar comprovar tudo o que fosse dito. Busquei e não comprovei.
Muito depois ampliei meus horizontes de investigação o logo pude rastrear as origens do movimento, e de similares, e o modo de operação da maior parte das escolas exotéricas e místicas. Percebi que apesar de toda a aparente inovação, ainda são apenas mais uma variação religiosa, e que seus fundamentos repousam nos mesmos padrões de crença, auto-ilusão, negação de evidência, justificação de improbabilidade e etc. Apesar da boa intenção e dos possíveis benefícios, a Gnose prega coisas completamente fantasiosas como a Magia Sexual, a aquisição de poderes paranormais, a existência de Atlântida e Lemúria, a doutrina medieval das 9 esferas planetárias e etc. Sendo algumas delas até mesmo potencialmente nocivas, como as instruções relativas à contenção do sêmem masculino em qualquer situação.
Há menos tempo, para piorar minha visão sobre a instituição, li um livro de seu dirigente, o auto intitulado Venerável Mestre Rabolú. Chama-se Hercolubus - O Planeta Vermelho, que é, digo na frente de qualquer um e sem pestanejar, a mais IMBECIL, ESTÚPIDA, RETARDADA e DEBILÓIDE coisa que já li em toda a minha vida!!! Ou então uma genial obra de humor. Depois de tomar contato com esta pérola do No-Brain, fiquei até com vergonha de dizer que um dia frequentei um escola dirigida por este cidadão que só pode estar completamente fora de si ou tirando um enorme sarro de todas a mentes sãs.
Todavia algo de muito valoroso aprendi no Movimento Gnóstico, a preocupação com o auto conhecimento, a auto observação, o auto controle como forma de emancipação humana, fortalecimento espiritual, crescimento em todos os sentidos e etc.
Isso sim, faz muita falta em quase todos os lugares.

Cordialmente
Marcus Valerio XR
21 de Dezembro de 2002

110

Nome: joão bosco silva de carvalho
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1970
Ocupações: téc. em informática
E-mail: bosco@yawl.com.br
Comentários: Sem comentários demais o site!
valeu Marcos muito lindo!
Um abraço

Thursday, December 5th 2002 - 06:29:28 AM

Obrigado Bosco.

Mesmo sem comentários, valeu pela força!



Marcus Valerio XR

16 de Dezembro de 2002

109

Nome: edmario batista santana
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1967
Ocupações: Tecnico eletrot.
E-mail: edmariobatista.santana@daimlerchrysler.com
Comentários: Muito bom o site.Me vali de seus trabalhos para uma pesquisa importante.Se possivel gostarisa que me contactasse para uma solicitação. Sem mais para o momento
Edmario.

Friday, November 22nd 2002 - 01:25:59 PM

Olá Edmario.

Muito obrigado pela consideração. Desculpe a demora e estarei tentando contactá-lo hoje mesmo.



Marcus Valerio XR

16 de Dezembro de 2002

108

Nome: Mauricio Ernani Aguiar
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1956
Ocupações: diagramador
E-mail: maerni@ig.com.br
Comentários: Estou impressionado, não só com a beleza do site, mas também com o alto nível do conteúdo literário!

Parabéns!!

Thursday, November 21st 2002 - 02:51:02 PM

É uma grande honra receber um elogio daquele que escreveu o que para mim é a melhor obra de Ficção Científica brasileira! O PROJETO GÊNESIS, sob o pseudônimo de Márcio Baeur.

Muito obrigado por sua visita e seus comentários, vindo de você qualquer elogio é transbordante de estímulo.

Dedicadamente...

Marcus Valerio XR

12 de Dezembro de 2002

107 Tréplica de Marcelo Herberts à Réplica de Mitchel Videl Cooler.

Thursday, November 21st 2002 - 01:25:08 PM

Apesar de atrasado 3 meses... Obrigado por essa contribuição.
Marcelo Herberts-Michel Videl Cooler.

Marcus Valerio XR
28 de Novembro de 2002

106

Nome: Mirela
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 06/05/1984
Ocupações: estudante, estagiaria, baixista...
E-mail: mirela-lima@bol.com.br
Comentários: Opa!!!
Nunca pensei que fosse tão interessante pesquisar sobre criação e evolução! Tive um trabalho na faculdade e o seu site me ajudou bastante com argumentações!

Obrigada e parabéns!!!
Mirela...

Wednesday, November 13th 2002 - 12:28:45 PM

Olá Mirela...

É sempre recompensador poder ajudar, agradeço por sua participação e por me comunicar que meu site pôde lhe ser útil.

Sucesso em seus estudos e em sua música.

Amigavelmente...

Marcus Valerio XR

24 de Novembro de 2002

105 NOVA MENSAGEM de Flávio Macedo Pinheiro

Dando prosseguimento a um Antigo Diálogo.
Obrigado Flávio.

104

Nome: Luiz Gustavo Laurino
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 16/03/69
Ocupações: Administrador
E-mail: gugalaurino@wnetrj.com.br

Comentários: Expetacular seu site, eu como milenarista (como vc chama) adorei sua visão da era dourada.

Abraços Gustavo

Saturday, November 9th 2002 - 07:59:53 PM

Obrigado Gustavo.

Bem, não sei bem qual sua real impressão do assunto. Deixei claro que desaprovo o Milenarismo como eu o coloquei. Mas de qualquer modo compreendo a postura, mesmo porque já foi meu caso um dia. Sonhar como uma Era Dourada é realmente muito sedutor.

Amigavelmente...

Marcus Valerio XR
18 de Novembro de 2002

103

Nome: Alexandre Miiler
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 18/0174
Ocupações: Empresario
E-mail: mullvi@ig.com.br
Comentários: Marcus so dei uma passada de olho em seus escritos,mas disso tudo so tenho a dizer o seguinte ,e mais facil acreditar nas criaturas e nas criacoes deste mundo do que no proprio criador que e Deus e no que ele deixou,a biblia sua palvra tentando mostrar para o povo seus ensinamentos e suas promessas e mesmo assim o povo nao deu credito e sendo Deus o nosso pai ele se fez carne por meio de Jesus e morreu por nos e Jesus voltara para buscar sua Igreja,ainda muitos nao acreditam mas eu posso afirmar com todas as letras que Deus existe sua palvra e verdadeira e Jesus e o unico caminho para que voce tenha livre ascesso ao Pai pois ele transformou minha vida e hoje eu tenho comunhao com nosso criador que e Deus e o Espirito Santo abita em mim.

Vou orar a Deus para que ele tenha misericordia e abra seus olhos que estao cobertos de escamas e que voce possa ver o proprio Deus e confirmar que sua palavra e verdadeira e que o Espirito Santo abite em voce caro colega.Rm 1-28= E,como eles nao se importaram de ter conhecimento de Deus ,ele os entregou a um sentimento pervertido,para fazerem coisas inconvenientes

Abracos
Alexandre

Sunday, November 3rd 2002 - 11:45:53 AM

Obrigado Alexandre, por sua considerção e sinceridade.

Você tem toda razão. É muito mais fácil acreditar no pensamento de pessoas reais como nós, que argumentam e demonstram suas posições como qualquer um pode fazer, através de uma linguagem que compreendemos e de parâmetros de lógica e sensatez reconhecíveis pela mente humana, do que crer que:
"Um certo Deus, Omnipoderoso e Inteligente embora indetectável e incompreensível, deixou suas palavras em um livro "TENTANDO" fazer com que um povo, que ele mesmo criou mediante seu poder, o compreendesse, mas mesmo assim não conseguiu seu intento pois esse mesmo povo, criado por Ele assim como o Universo e suas leis em todos os detalhes, se recusa a obedecer sua Suprema Vontade equanto soberano Onipotente do Universo. Diante disso ele decidiu se tornar carne, e mesmo sendo imortal, indestrutível e ultra poderoso, como só um Deus Supremo pode ser, "morreu", promovendo um tipo de encenação teatral de importância cósmica para ensinar algo à sua própria criação, mas MESMO ASSIM essa criação em sua maior parte se recusa a aceitar sua mensagem e obdecer sua suprema vontade." (E isso tudo sem qualquer evidência a não ser um duvidoso livro antigo.)
Sim. Você tem toda razão. É muito difícil acreditar nisso sem um impulso emocional muito forte, capaz de nublar nossa racionalidade e intuição.

Muito obrigado por sua preocupação, mas não perca tempo em orações. Se Ele existe, e decidiu me entregar a um sentimento pervertido, o que não creio, então mais uma vez falhou miseravelmente, como teria feito ao longo de toda a história e em todo o mundo ao ser incompentente demais para impor Sua vontade.

Sinceramente...

Marcus Valerio XR

10 de Novembro de 2002

102 NOVA MENSAGEM de Jurandir de Jesus Ferreira.

Muitíssimo Grato.

101
RETIRADO DO AR A PEDIDO DO VISITANTE
100

Nome: JURANDIR DE JESUS FERREIRA
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1940
Ocupações: FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL
E-mail: jurandir_1999@yahoo.com.br
Comentários: O fato de ser uma pessoa que já ultrapassei pensamento religioso, muito contribuiu para eu compreender e valorizar as informações contidas neste seu extraordinário site. Embora não tenha ainda examinado todo o seu conteúdo, acredito, pelo que já li, que você é uma pessoa plenamente consciente da posição que ocupa no contexto universal.
Diga-me: quem você é realmente? um intra´terreno? um extra-terrestre?

Embora não sendo capaz de expor as idéias com a sua habilidade, quero que saiba que todas as assertivas por você apresentadas na matéria que já examinei estão em pleno acordo com as conclusãos por mim alcançadas baseando-me na observação, na intuição e através da opinião de livres-pensadores.

Parabens, meu amigo. Fique certo de que continuarei o estudo de seu site. Mantenha acesa a sua lâmpada de tal forma que a luz possa atingir mais intensamente todos aqueles que buscam conhecer suas origens e a posição que ocupam no Universo.

Thursday, October 3rd 2002 - 12:19:04 PM

Caro Jurandir.

É sempre em prazer encontrar quem compartilhe de nossas idéias ou processos de pensamento, e agradeço sua apreciação, mas sinceramente não creio que eu seja tão consciente de minha posição no Universo, uma vez que como filósofo que parte do Solipsismo, ponho o próprio Universo em dúvida.

Pelo que eu saiba, não sou aquilo que poderia ser considerado pela maioria como não terrestre, mas é comum que algumas pessoas vejam qualidades incomuns naqueles que apresentam propostas de pensamento ou modo de raciocínios não populares. Além do mais, se eu fosse de fato um ET, ou IT, com certeza não iria querer revelar isso.

Muito obrigado pelo apoio, e espero poder sempre ajudar a todos que queiram pensar por si próprios, com este exemplo de reflexão, não para que exatamente concordem com minhas idéias, mas para que recebam incentivo a pensar por si próprios.

Sinceramente...

Marcus Valerio XR

13 de Outubro de 2002

99
RETIRADO DO AR A PEDIDO DO VISITANTE
98

Nome: Antonio Carlos Bandouk
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1960
Ocupações: biólogo
E-mail: acbandouk@hotmail.com
Comentários: Parabéns pela página, muito interessante e original. Ainda não naveguei o suficiente, mas já deu pra ver que o seu trabalho é bem sério. Breve vou visitar o seu site com ais calma.

Friday, September 27th 2002 - 10:09:35 PM

Muito obrigado Antonio Carlos, vindo especialmente de um biólogo, um elogio é sempre um grande incentivo.

Aguardarei ansiosamente novas visitas e novos comentários.

Amigavelmente...

Marcus Valerio XR

10 de Outubro de 2002

97
REMOVIDO POR PSEUDONIMATO ABUSIVO E OFENSIVO
96

Nome: debu suzuk
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1963
Ocupações: web designer
E-mail: debu_jpn@yahoo.com
Comentários:

Caro Valerio, muito bom seu trabalho nesta HP,mas......

O ser humano eh muito arrogante. So porque se adaptou nos mais diversos ecossistemas e subjugou a maioria das especies,desenvolveu um cerebro excepcional, e etc.. pensa que eh o ban-ban-ban da natureza.

Se cre tao perfeito que pensa ter sido criacao de outro ser(ou forca/entidade) mais perfeito ainda. Caro, somos animais como qualquer outro qualquer e nossa missao aqui na Terra eh basicamente a perpetuacao da especie.

Eh duro, mas eh a realidade. Pena que nao nos encontraremos numa outra dimensao para poder discutirmos estas coisas. Mas sabe de uma coisa, eu invejo vcs que creeem. Se conseguisse acreditar tambem, talvez vivesse numa melhor.

Saudacoes..............................debu

Thursday, September 26th 2002 - 06:41:17 AM

Olá Debu, muito obrigado pela mensagem e desculpe-me pela demora em responder.
----É notável a confusão entre o sentimento sadio de orgulho e e auto reconhecimento e a arrogância ou presunção. No que se refere a uma opinião sobre o Ser Humano não é diferente.
----Sou ardoroso defensor da humanidade como não apenas o que há de mais belo e sublime no Universo, mas na verdade como a única coisa que realmente importa. Porém muitos confundem isso com um sentimento de prepotência ultrajante, o que resulta em pensamentos como o que você discorreu.
----Digo que o Ser Humano é o que há de mais belo, porque na verdade é nele que está a única coisa que nos permite ver a beleza. Ninguém sabe se animais, ou hipóteticos seres transcendentes são capazes de se maravilhar com o que quer que seja. Somos nós apenas que vemos a beleza, ou a feíura, que desenvolvemos conceitos de Bem, que depende do conceito de Mal, de Justiça e Bondade, que também dependem de seus opostos. Portanto, sem essas noções que só os humanos possuem, até se prove o contrário e com o perdão dos Neoplatônicos, seria impossível apreciar a beleza de um pôr do Sol, da Lua Cheia, da Natureza, das crianças, e muito menos das artes que nós mesmos criamos.
----Essa é a única realidade fora de discussão pragmática, quer seja dura ou não. Seja lá qual for a sua postura, opinião ou discurso, este só é possível dada a sua condição humana. Portanto a única forma de negar e se livrar da condição humana seria o auto extermínio.
----Se nós não somos o Ban-Ban da Natureza, as Capivaras muito menos. Mas devemos ter cuidado em não deixar que essa idéia desperte aquilo que nós mesmos reconhecemos como ruim, uma postura de desprezo pela natureza que nos criou e da qual dependemos, arrogância ou insensibilidade para com o drama de seres que sejam ou não como nós. E lembremos que qualquer que seja o sentimento que temos, ele é humano.
----Milhões de anos de Evolução nos legaram comportamentos instintivos que em geral não nos orgulhamos, mas nos permitiram a humanidade que desenvolvemos, e embora seja fato que ainda agimos em grande ou maior parte sob os ditames de impulsos naturais primitivos, é somente nossa humanidade que nos permite reconhecer isso, e agir para mudar.
----Permita-me agora discordar de alguns pontos em seu discurso: Se o Ser Humano se julgasse tão perfeito, não faria sentido acreditar ter sido criado por algo ainda mais perfeito. A crença num Ser Supremo Perfeito é decorrente de nossa consciência de imperfeição. E não vejo porque ser crédulo seja motivo de inveja. Se lamentamos o fato de que o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa não existem, comemoramos que o Bicho Papão e os Monstros do armário também não. Se é pena que não haja um Papai do Céu ou a Anjos a velar por nós, é um alívio que também não existam demônios e um diabão embaixo da terra ansioso para nos espetar.
----Não sinto nenhuma inveja da credulidade.
Sinceramente...

Marcus Valerio XR
05 de Outubro de 2002

95
RETIRADO DO AR A PEDIDO DO VISITANTE
94

Nome: robson chamusca
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1960
Ocupações: orçamentista
E-mail: cchamusca@ibest.com.br
Comentários: adicionei seu site aos meus favoritos, tenho lido suas materias quase que diariamente (o que já está me preocupando) e passando aos colegas de trabalho tudo que tenho impresso. minha duvida é:

tudo o que vc escreve é realmente ficção, ou vc sabe mais do que admite? sinceramente, acho que vc tem muito conhecimento hermético.

um abraço, robson

p.s. muito boa sua página

Friday, September 13th 2002 - 10:48:04 AM

Muito obrigado Robson. Me sinto lisonjeado ao saber que você dispensa tamanha atenção a meu site.

Para responder sua pergunta, o ideal seria que você especificasse um pouco mais o que exatamente você põe em dúvida quanto à natureza fictícia, mesmo assim posso adiantar que em parte você mesmo já deu a resposta.

Eu sinceramente não tenho como saber se o que escrevo considerando como Ficção, não esteja de algum modo refletindo uma realidade, como eu mesmo teorizo em alguns de meus contos. Você pode, a princípio, considerar como assumidamente fictício tudo o que está na seção de Contos de Ficção Científica e Fantasia, inclusive os conteúdos que refletem idéias espiritualistas ou exotéricas vigentes. Considero-as em geral como possibilidades válidas, mas não arrisco nenhuma crença ou fé em qualquer uma delas.

Não obstante eu poderia ter, como você mesmo sugere, um conhecimento hermético, que apesar de não ser suficiente para me garantir uma certeza, é o bastante para me inquietar e subir à tona na forma de Ficção, com um desejo embutido de que fosse real.

Quem sabe? Espero que possamos conversar mais a respeito.

Atenciosamente... Marcus Valerio XR
27 de Setembro de 2002

93

Nome: ignez kazue sette silva
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1980
Ocupações: estudante
E-mail: ignz.silva@globo.com
Comentários:

gostaria de saber a resposta de duas questões de filosofia:

1 -a expressão o homem é a medida de todas as coisas é incompatível com a liberdade tendo como pressuposto a responsabilidade?

2 - analise a afirmação empirista que anula a possibilidade de um pensar como algo em si a priori e o que preconiza o idealismo quando estabelece a exclusividade do pensar.

desde já agradeço a atenção e os parabenizo pelo site.

Friday, September 6th 2002 - 06:40:33 PM

Olá Ignez...
Antes de tudo me perdoe pela demora em responder e muito obrigado por sua visita e suas perguntas, para as quais respondo pelo meu ponto de vista:
1- Não. Tal incompatibilidade não me parece ter fundamento, até pelo contrário. Protágoras, o autor da expressão "O Homem é a medida de todas as coisas", era o que chamamos de Sofista, o que significava no caso alguém que diferente de Platão, não acreditava numa VERDADE a priori, mas sim que o Ser Humano é que define todo o sentido do Universo a sua volta, ou seja, determina os valores que lhe são úteis e desta forma estabelece a "medida" de tudo. Nesse sentido, a própria Liberdade e Responsabilidade são determinações humanas, atribuídas pelo próprio ato de "determinar". Só seria possível estar contra as mesmas se estas estivessem definidas apriorísticamente por "algo" que não o Ser Humano, o que jamais pôde ser provado uma vez que todo e qualquer tipo de conhecimento que possuímos procede de nós mesmos, ou no mínimo através de nós mesmos ainda que possivelmente de uma fonte indefinida.
2- Confesso que não me está muito clara sua segunda pergunta, mas pelo que entendi a impossibilidade a priori do Pensar decorre que tudo o que podemos conceber mentalmente resulta de um aprendizado cumulativo e progressivo, através de sucessivas experiências. Ninguém pode pensar antes de ter apreendido toda uma gama de conteúdos, especialmente uma linguajem, ao longo da vida. Um pensar a priori seria uma capacidade totalmente independente da experiência, como se um ser humano pudesse assim que nasce, formular idéias com um mínimo de complexidade a ponto de se considerar pensamento. Constatando que não só isso não ocorre, como que nenhum outro ser conhecido possui a faculdade mental que nós temos, podemos decorrer uma postura que vai de encontro ao que foi dito no item anterior. Como o Ser Humano "define" a realidade a sua volta, podemos também definir conforme nos convém os atributos e valores do pensamento com quaisquer objetivos e ideais.

Espero ter ajudado, e estou a disposição.
Marcus Valerio XR
27 de Setembro de 2002

92

Nome: Roberto Gomes de Aguiar Veiga
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1977
Ocupações: Programador/Estudante de Física
E-mail: raveiga@yahoo.com
Comentários: Ola novamente, Marcus:
na minha mensagem anterior, onde voce apontou alguns pontos confusos, o que eu quis fazer eh colocar meu texto sob a forma de afirmacoes comuns da parte de pessoas que tentam desmerecer o metodo cientifico com contra-argumentos meus.

Achei interessante aquilo que o Sr. Mayapur Candra disse sobre a religiao dele. So sou obrigado mais uma vez a discordar da forma como ele colocou a posicao da ciencia com relacao a Deus ou aa religiao. A ciencia nao nega Deus, da mesma forma que nao nega vida extra-terrestre ou fenomenos paranormais (alguns cientistas, no uso da sua faculdade - e direito - de opinar, eh que o fazem). A Ciencia nao pode aceitar Deus como fato da mesma forma que nao pode aceitar nada que nao possa ser de algum modo comprovado. Comprovacao material, diga-se de passagem.
Argumentos, por melhores que sejam, nao comprovam nada. E nao basta que uma proposicao seja logica ou coerente para que seja verdadeira. Por sinal, algumas proposicoes, aa primeira vista incoerentes, eh que se mostraram verdadeiras, aa luz da evidencia cientifica. Se voce fosse se basear simplesmente naquilo que voce pode perceber atraves dos seus sentidos, quem voce diria que se move em torno de quem, a Terra ou o Sol? Nao quero fazer ninguem abrir mao das suas crencas. Eu mesmo tenho as minhas. So, por favor, nao fiquem por ai dizendo que "eh claro que aquilo em que eu creio eh certo, eh logico, eh coerente, ora bolas. Eh obvio que eh assim como eu digo, voce so esta com sua mente fechada, seu pensamento parcial e cartesiano, etc. e tal, nao te deixa perceber a verdade", sem apresentar algo de substancial em favor daquilo que cre. Gente, estamos no seculo XXI.
Abracos,
Roberto


Thursday, August 29th 2002 - 02:50:51 PM

Olá Roberto...

Muito obrigado por estar atento às opiniões e comentários que vem sendo apresentadas nestas páginas, tanto por mim quanto por meus visitiantes. Já em sua quarta mensagem, você tem demonstrado um pensamento coerente e embasado, e tem contribuído bastante para o objetivo deste site.

Obrigado também por ter esclarecido os pontos confusos que apontei, eu já esperava que tivesse sido isso, queria apenas ter certeza.

Somente hoje, dia 30 de Agosto de 2002, pude responder às mensagem de Mayapur Candra dasa, e como posso ver pelo conteúdo desta mensagem que você acaba de me enviar, creio que você concordará com boa parte de minhas observações. Na verdade você se antencipou a mim em muito pontos.

É realmente bom lembrar também que estamos num novo século, um novo milênio. Que isto sirva de impulso, de estímulo a que as pessoas busquem formas mais avançadas de pensamento, se desvencilhem mais das amarras do passado e exerguem o futuro com um voto de confiança na capacidade humana de progredir. Se ficarmos a esperar a realização de profecias apocalípticas escritas por visionários de milhares de anos atrás, não nos sobrará vontade de lutar pela melhora de nosso mundo.

É hora de despertar para uma nova era, sem demônios e sem anticristos.

Marcus Valerio XR
30 de Agosto de 2002

91

Nome: Mayapur Candra dasa
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1971
Ocupações: Consultor Comercial
E-mail: mayapur@compuland.com.br
Opinião sobre a vida: b) Surgiu e Evoluiu guiada por alguma forma de inteligência
Religião: Vaisnavismo
Comentários da Enquete: Em Página Distinta.
Monday, August 26th 2002 - 12:36:21 PM

Muito obrigado Mayapur...

Sua contribuição importantíssima está em Página Especial.

Marcus Valerio XR

28 de Agosto de 2002

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS 271-300
COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240
COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180
COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120
COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060
30 PRIMEIROS COMENTÁRIOS