Trago aqui em primeira mão um tradução desta ótima entrevista, feita em sua quase totalidade por um grande amigo que prefere não se identificar. O que é uma pena, pois merecia o crédito por essa enorme contribuição para os Movimentos de Direitos Masculinos brasileiros, bem como para a crítica do feminismo em geral. Apenas revisei a fiz algumas alterações pontuais. Acrescento também, algumas observações ao final. O artigo original pode ser visto em http://digilander.libero.it/uomini/farrel.htm

Marcus Valerio XR

29 de Novembro de 2013

_________________________________________________________

Entrevista com Warren Farrell

Warren Farrell é, atualmente, o ativista pelos direitos masculinos mais conhecido nos EUA. Ele é autor de três livros, o último sendo The Myth Of Male Power [O Mito do Poder Masculino]. Farrell possui uma história interessante, pois começou como "feminista" e gradualmente passou a ver o feminismo como algo que não trazia equilíbrio às questões de igualdade de gêneros. Apesar de apoiar uma filosofia liberal, sua argumentação sobre a condição masculina lhe rendeu o reconhecimento de conservadores de destaque, como Rush Limbaugh e Patrick Buchannan.

Essa entrevista foi conduzida e escrita pelo psicólogo John Macchietto.

Reproduzido da edição de Setembro/Outubro de 1993 de "Transitions: Journal of Men's Perspectives" [Transições: Periódico sobre Perspectivas Masculinas], da "National Coalition of Free Men" [Coalizão Nacional de Homens Livres] (NCFM), Endereço: PO Box 129, Manhasset, NY 11030, USA.


MACCHIETTO: Seu livro (The Myth of Male Power) foi publicado em Agosto de 1993. Como ele tem sido recebido?

FARRELL: Eu coloquei meu endereço no livro para poder receber a reação mais importante - a dos leitores. Já recebi cerca de 360 cartas. Para a minha surpresa, mais de 98% delas são positivas. A reação mais comum entre os homens é "[o livro] articula os sentimentos que eu sempre tive mas nunca soube expressar". A maior parte das mulheres escreveu "me fez sentir mais amor por meu pai" (ou "meu marido" ou "...meu filho"). 90% das escritoras feministas, por outro lado, reagiram de forma negativa, apesar de eu não conhecer alguma que tenha lido mais que um trecho ou dois. Os outros 10% das feministas, como Camille Paglia e Karen DeCrow (ex-presidente da Organização Nacional das Mulheres, nos EUA), escreveram de maneira muito positiva.

MACCHIETTO: Por exemplo?

FARRELL: Paglia escreveu uma resenha para o Washington Post, considerando o livro "bombástico" e "cheio de ideias espantosas e aforismos impressionantes" e que "ataca os pressupostos aceitos pelo discurso feminista com uma franqueza chocante e nos força a ver o mundo cotidiano de maneira diferente". Ela chama o livro de "texto original, abrasivo, herético e sumamente necessário". Nancy Friday chamou-o de "impressionante e importante... uma resposta esperada há tempos aos gritos de 'vitima' e 'retaliação' das mulheres." Minha citação preferida é de Cathy Guisewite (a amplamente publicada cartunista e criadora de "Cathy"), que escreveu: "fiquei tão fascinada pelas ideias impressionantes, revigorantes, preocupantes e incríveis do livro que até deixei um pote inteiro de sorvete derreter ao meu lado enquanto lia. Warren Farrell sozinho foi capaz de ressuscitar minha esperança em relacionamentos. The Myth of Male Power estará em minha bolsa em cada encontro."

MACCHIETTO: E o que dizem as pessoas que criticaram seu livro?

FARRELL: Elas reagem contra o título, dizendo, em resumo, "é óbvio que o poder masculino não é um mito... os homens ainda comandam o governo e as empresas." Mas elas não leem o livro para entender que estou exigindo uma mudança de paradigma na maneira como conceituamos o poder.

MACCHIETTO: Mas como você sabe que elas não leram o livro?

FARRELL: Primeiro, porque eu pergunto a elas se leram o livro e elas respondem "sim". Então eu pergunto coisas como "dos 11 empregos mal-remunerados de homem que eu descrevo no livro, cite dois com os quais você não concorda." Quando elas hesitam com essa, eu pergunto com quais estatísticas sobre falsas acusações de estupro elas discordam. Então elas confessam que não leram o livro.

MACCHIETTO: Fantástico. Elas o criticam até que você as questione e exponha que elas nem sequer leram o livro.

FARRELL: Sim, e os críticos que deram uma olhada não criticam as estatísticas - eles me atacam pessoalmente. Essa, aliás, é a mesma situação experimentada por Katie Roiphe, a mulher que escreveu recentemente um ataque à definição feminista de "date rape" [estupro durante encontro], que também está recebendo ataques pessoais de feministas.

MACCHIETTO: Bem, mas e do que as feministas lhe chamam?

FARRELL: Elas me chamam de "vira-casaca" ou "herege" e, talvez o mais bizarro, "um oportunita em busca de dinheiro".

MACCHIETTO: Bizarro como, Warren?

FARRELL: Ora, agências federais e estaduais e universidades já têm verba suficiente para consultoria e palestras sobre tudo relacionado a ações afirmativas, de assédio sexual a estupros durante encontros, mas todos esses palestrantes são controlados por comitês de feministas, muitas das quais graduaram-se dentre os 15.000 programas e cursos de estudos femininos. Se eu tivesse dedicado as mesmas 70 horas semanais que dediquei a The Myth of Male Power ao feminismo, eu calculo que estaria ganhando cerca de U$ 200.000 por ano, em vez de ter uma dívida entre U$ 60.000 e 70.000.

MACCHIETTO: O que no seu livro você acha que irritou tanto essas pessoas?

FARRELL: The Myth of Male Power incomoda a argumentação feminista sobre vítimas de poder e nos pede para questionar o mais forte dos instintos em ambos os sexos: o instinto de proteger as mulheres.

MACCHIETTO: Qual é a sua definição de "poder"?

FARRELL: Em The Myth of Male Power, eu redefino o poder como a habilidade de controlar sua própria vida. Quero dizer, por exemplo que, se um homem se sente obrigado a aceitar um emprego que gosta menos para conseguir receber mais para que outra pessoa gaste enquanto ele morre sete anos mais jovem, então isso não é poder.

Os homens costumam seguir um programa chamado "liderança" e o chamam de "poder" sem perceber que estão seguindo um programa e, portanto, são seguidores.

MACCHIETTO: Então você está tentando fazer com que os homens tenham poder de verdade sobre suas vidas. Como você pretende fazer isso?

FARRELL: Fazendo os homens entenderem seus sentimentos e expressarem esses sentimentos, fazendo a sociedade entender que o que estamos fazendo leva os homens a cometer 80% dos suicídios, serem vítimas de 3/4 dos homicídios, tornarem-se 85% dos moradores de rua, a maioria dos alcoólatras e apostadores e mais de 90% dos presidiários.

Não temos dificuldade para entender que os negros estão mais suscetíveis a esses problemas devido à sua falta de poder, mas quando os homens, enquanto grupo, são vítimas de cada um desses problemas, não achamos que isso possa ser um resultado da falta de poder masculino.

MACCHIETTO: Isso remete ao que você disse sobre homens e mulheres terem o instinto de proteger mulheres. Homens não podem proteger mulheres quando são vistos como vítimas, então vítimas masculinas são ignoradas e negadas.

FARRELL: Exato. É semelhante ao que eu considero a mais séria discriminação contra homens: a preparação psicológica para ser descartável. O símbolo mais visível disso é o serviço militar obrigatório apenas para rapazes de 18 anos, apenas nossos filhos, não nossas filhas. Nas agências dos correios nos EUA, cartazes sobre o alistamento trazem a foto de um homem com os seguintes dizeres: "Aliste-se: um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer". Imagine se os correios tivessem um cartaz dizendo "um judeu tem que fazer o que um judeu tem que fazer". Ou então, como alistamos nossos homens para morrerem em guerra, se tivéssemos cartazes com fotos de mulheres grávidas escrito: "aliste-se: uma mulher tem que fazer o que uma mulher tem que fazer".

MACCHIETTO: Obviamente, algumas mulheres diriam: "O governo não tem o direito de controlar o corpo de uma mulher: o corpo de uma mulher representa a escolha de uma mulher."

FARRELL: Exatamente. Nosso lema para as mulheres é: "O corpo é da mulher, a escolha é da mulher." Nosso lema para os homens é: "Um homem tem que fazer o que um homem tem que fazer."

A questão é a seguinte: como é possível que, se qualquer outro grupo fosse separado para se alistar com base meramente em suas características de nascimento - seja o grupo dos negros, judeus, mulheres ou gays - imediatamente reconheceríamos isso como genocídio, mas quando homens são separados com base em seu sexo ao nascer, os homens chamam isso de poder?

MACCHIETTO: Agora que as mulheres prestam serviço militar, isso estaria equilibrando a situação?

FARRELL: Não. As mulheres têm o direito igual a servirem, mas não têm a mesma obrigação de se alistarem. E quando ingressam nas forças armadas, as mulheres têm um crescente direito de servir em posições de combate, mas não têm a mesma obrigação de estarem em combate se necessário.

A maior dificuldade para fazer os homens refletirem consigo mesmos é que aquilo que qualquer outro grupo chamaria de falta de poder foi ensinado aos homens como poder. Não dizemos "sexismo assassino de homens"; dizemos "glória". Não chamamos de "holocausto" a morte de um milhão de homens durante a Batalha de Somme, na Primeira Guerra Mundial, chamamos de "serviço ao país". Não chamamos aqueles que selecionaram apenas homens para morrer de "assassinos". Chamamos de "eleitores".

MACCHIETTO: Em que outros contextos o homem é descartável?

FARRELL: Em 1920, as mulheres nos EUA tinham uma expectativa de vida um ano maior que a masculina. Atualmente, elas vivem sete anos a mais. Podemos pensar sobre essa diferença da mesma maneira como entendemos que os negros morrerem seis anos antes dos brancos reflete a falta de poder dos negros na sociedade norte-americana. Ainda assim, sete anos a menos que as mulheres dificilmente é visto como um reflexo da falta de poder masculino na sociedade norte-americana.

Se poder significa ter controle sobre a própria vida, então talvez não exista melhor medida do impacto dos papéis de gêneros sobre o poder de controlar nossas vidas do que a expectativa de vida. Eis o ranking:

A expectativa de vida masculina mais curta pode ser vista como o "imposto de 10% sobre a descartabilidade masculina".

MACCHIETTO: Então a expectativa de vida menor entre os homens é um exemplo da falta de poder deles quando o poder é definido como o controle sobre a própria vida?

FARRELL: Sim. Outro exemplo é a maior tendência masculina a suicidar. Homens suicidam cerca de 4 vezes mais que mulheres. Até os nove anos de idade, a taxa de suicídio entre meninos e meninas é idêntico. Dos 10 aos 14, a taxa entre os meninos é o dobro da taxa feminina. Dos 15 aos 19, a proporção sobre para quatro vezes e, dos 20 aos 24, é seis vezes maior. Em números absolutos, à medida que os meninos são expostos ao papel masculino, a taxa de suicídio aumenta 25.000%

MACCHIETTO: E entre as faixas etárias mais velhas?

FARRELL: A taxa de suicídio entre homens com mais de 85 é 1.350% maior do que entre as mulheres na mesma faixa. Isso é mais que 13 homens para cada mulher que se suicida naquela faixa etária.

E quanto o assunto é violência, os homens têm quase o dobro da probabilidade de serem vítimas de crimes violentos (mesmo quando o estupro é incluído). E os homens são três vezes mais suscetíveis a serem vítimas de assassinato. (Aliás, toda a documentação para o que estou dizendo está nas 50 páginas de notas de rodapé de The Myth of Male Power.)

MACCHIETTO: Então, de certa forma, você está dizendo que os homens são as vítimas invisíveis da violência?

FARRELL: Sim. Por exemplo, quando Rodney King foi espancado pela polícia, consideramos isso violência contra negros, e não violência contra homens. Se a Regina King tivesse sido espancada, ninguém teria mencionado violência contra mulheres?

Eu me lembro de Steve Petrix, um jornalista que vivia perto de mim, em San Diego. Todo os dias, ele voltava para casa para almoçar com sua esposa. Um dia, quando chegava perto da porta de casa, ele ouviu sua esposa gritando. Ela estava sendo atacada com uma faca. Steve se debateu com o atacante, afastando-o de sua esposa. Sua esposa correu para ligar para a polícia. O invasor matou Steve.

Steve estava cumprindo um papel invisível: o de guarda-costas não-remunerado. Consideramos os homens como violentos para com as mulheres; raramente pensamos sobre a exigência do papel masculino não-remunerado, como Fred Hayword define, de "proteger qualquer mulher com a qual estejamos a qualquer momento caso ela seja ameaçada."

MACCHIETTO: O que você diria ao público sobre formas tradicionais de poder como, por exemplo, quando céticos o questionam sobre o potencial masculino para obter renda maior?

FARRELL: Vamos direto à raiz da questão aqui. Quando o assunto é dinheiro, o que conta entre os sexos é o que resta a homens x mulheres quando seus diferentes gastos e responsabilidades são subtraídos de seus diferentes salários e bens - o que é chamado de renda líquida. Por exemplo, se um sexo ganha o dobro mas também é o sexo que deve pagar mais pensão alimentar, hipotecas, etc., então é a renda líquida, não a renda bruta, que aponta qual dos sexos está se saindo melhor. Entre os homens e mulheres encarregados de um lar, a renda líquida média entre as mulheres é de U$ 14.000; entre os homens é de U$ 10.000. Esses dados são do Censo norte-americano (mais uma vez, a documentação exata está em The Myth of Male Power). Em forma percentual, essas mulheres têm uma renda líquida de 141% maior que a masculina.

MACCHIETTO: Você não está dizendo que as mulheres têm renda bruta maior, mas então que mais homens estão sujeitos, por exemplo, a auxiliar esposas do que esposas estão sujeitas a auxiliar seus maridos e, portanto, que o salário deles está mais sujeito a ser dividio, deixando-o com uma renda líquida menor.

FARRELL: Sim. Isso é verdade especialmente depois do divórcio. Divórcio normalmente significa que a mulher fica com a casa pela qual o homem paga e também fica com as crianças que o homem sustenta... então sua renda bruta se vai com pensões, mais rápido que a renda dela. É importante notar, por outro lado, que as mulheres costumam ter uma obrigação temporal maior (ou seja, têm que passar mais tempo com as crianças) depois do divórcio, mas é exatamente pela obrigação temporal feminina que os homens pagam ao ter que fazer mais dinheiro. Quando os homens ganham mais para sustentar crianças com as quais não mora e uma casa que não é sua, é claro que aumentam sua renda bruta, mas não necessariamente a renda líquida.

Além disso, se um homem e uma mulher começam a namorar, é mais provável que ele pague as coisas e que ela receba, então ele ganha mais para pagar pelo jantar, cinema, gasolina, etc., mas também gasta mais. As mulheres costumam dizer, "ora, os homens ganham mais", mas quando duas mulheres vão para um restaurante, elas não pressupõem que a mulher que ganha mais vai pagar a conta. A expectativa sobre os homens de gastar mais com as mulheres cria a "Disparidade da Obrigação de Gastar".

MACCHIETTO: Em seu livro, você analisa as comparações entre mulheres e negros como sendo falaciosas. Fale um pouco sobre isso.

FARRELL: Nos primeiros anos do movimento feminista, um artigo na revista "Psychology Today", entitulado "Mulheres como Negros", rapidamente levou ativistas feministas (eu inclusive) a traçar paralelos entre a opressão de mulheres e negros. Os homens eram caracterizados como os opressores de mulheres e de negros. Homens eram caracterizados como os opressores, os "mestres", os "senhores de escravos".

O paralelo permitia que os direitos do movimento pelos Direitos Humanos, obtidos com muito esforço, fossem aplicados às mulheres. Os paralelos em si possuíam mais do que uma semente de verdade. Mas o que nenhum de nós percebeu era como cada sexo era escravo do outro de formas diferentes e, portanto, um não era o "escravo" do outro ("escravo" implica uma opressão unilateral).

MACCHIETTO: De que maneiras os homens tiveram uma experiência equivalente à dos negros ou a dos escravos?

FARRELL: Por meio da escravidão, os negros eram forçados a arriscar suas vidas em plantações de algodão para que brancos se beneficiassem economicamente enquanto os negros morriam prematuramente. Os homens eram forçados, por meio da conscrição, a arriscar suas vidas no campo de batalha para que todos os outros pudessem se beneficiar economicamente enquanto os homens morriam prematuramente. Tanto os escravos quanto os homens morreram para fazer do mundo um lugar seguro para a liberdade - liberdade de outros.

Os filhos dos escravos eram tomadas contra a vontade destes; os filhos dos homens também são tomados deles contra a vontade deles. Até hoje, dizemos à mulheres que elas têm o direito a ter filhos e dizemos aos homens que eles têm que lutar pelos filhos.

Os negros eram forçados, por meio da escravidão, aos trabalhos mais insalubres da sociedade. Os homens, por meio da socialização, são forçados aos trabalhos mais insalubres. Tanto os escravos quanto os homens costumavam constituir quase 100% das "profissões mortais". Os homens ainda constituem.

Quando os escravos desocupavam seus assentos para brancos, chamávamos aquilo de subserviência. Quando os homens desocupam seus assentos para mulheres, chamamos isso de cortesia. De forma parecida, considerávamos um símbolo de subserviência o ato dos escravos de se levantarem quando o mestre deles adentrava no ambiente; mas para os homens, levantar-se quando uma mulher chega é símbolo de boa educação.

Os negros são mais suscetíveis a não terem um lar; Os homens são mais suscetíveis do que as mulheres a não terem um lar. Os negros são mais suscetíveis a serem presos que os brancos; os homens são 20 vezes mais suscetíveis a serem presos que as mulheres. Os negros morrem 6 anos antes do que os brancos; os homens morrem 7 anos antes do que as mulheres. Os negros têm menor probabilidade de cursarem uma graduação. Os homens têm menor probabilidade de irem para a faculdade (46% a 54%) ou de se graduarem.

O Apartheid forçou os negros a trabalhar em minas de diamantes para os brancos; a sociedade espera que os homens arranjem diferentes empregos para pagar por diamantes para as mulheres. Nunca na história houve uma classe dominante que trabalhasse para obter diamantes para dar para um grupo que pudesse se esquivar ao se entitular de oprimidos (mesmo quando aceitassem os diamantes).

Há maior probabilidade de que negros sejam vonluntários na guerra do que brancos, com a esperança de ganhar dinheiro e desenvolver habilidades; há maior probabilidade de que homens sejam voluntários na guerra do que mulheres, pelos mesmos motivos. Os negros são mais suscetíveis do que os brancos a submeterem-se aos maltratos infantis do boxe e do futebol, com a esperança de conseguir dinheiro, respeito e amor; homens são mais suscetíveis do que mulheres a se sujeitarem aos maltratos infantis do boxe e do futebol, com as mesmas expectativas.

Seria difícil encontrar um único exemplo histórico em que um grupo que detenha mais de 50% dos votos tenha se esquivar ao se entitularem de vítimas. Ou um exemplo de um grupo oprimido que escolha votar mais em seus "opressores" para a liderança do que nos próprios membros. As mulheres são a única minoria que é uma maioria, o único grupo que se intitula de "oprimido" que é capaz de controlar quem é eleito para cada gabinete em praticamente todo o país. O poder não é de quem é eleito, o poder é de quem elege. Negros, irlandeses e judeus nunca detiveram mais do que 50% do poder de voto nos EUA.

As mulheres são o único grupo "oprimido" que vem da mesma família que o "opressor"; que nasce na classe média e na classe alta tão frequentemente quanto o "opressor"; que detém mais objetos de luxo do que o "opressor"; o único grupo "oprimido" cujo "trabalho não-remunerado" permite comprar a maior parte do mercado de comésticos, de cinquenta bilhões de dólares ao ano; o único grupo "oprimido" que gasta mais em moda e roupas de marca que seus "opressores"; o único grupo "oprimido" que assiste mais à TV em qualquer faixa horária que seus "opressores".

MACCHIETTO: As feministas muitas vezes comparam o casamento à escravidão - e a mulher é a escrava. Você concorda?

FARRELL: Parece-me um insulto à inteligência das mulheres sugerir que o casamento é a escravidão feminina quando sabemos que 25 milhões de norte-americanas leem uma média de vinte romances por mês, frequentemente sobre a fantasia do casamento. As feministas estariam sugerindo que 25 milhões de norte-americanas fantasiam com a "escravidão" porque elas fantasiam com o casamento? Seria esse o motivo pelo qual Danielle Steel é a autora que mais vende livros no mundo?

Nunca houve uma classe escravizada que passasse boa parte do tempo sonhado sobre a escravidão e comprando livros e revistas que as ensinassem a "Como Fazer Com Que O Escravizador Se Comprometa Com O Relacionamento". Ou o casamento é algo diferente para as mulheres (por exemplo, uma porta para certas opções), ou as feministas estão sugerindo que as mulheres não são muito inteligentes.

MACCHIETTO: Como as nossas políticas públicas foram afetadas por essa comparação fatal entre os infortúnios femininos e os infortúnios dos negros?

FARRELL: Ao compreendermos que o fizemos com os negros era imoral, estávamos dispostos a suavizar nossa culpa por meio de ações afirmativas e bem-estar social. Ao enxergar os homens como os opressores dominantes que agem pelo poder e pela cobiça, sentimo-nos menos culpados quando eles morrem mais jovens. Ao acreditar que as mulheres são uma classe oprimida e escravizada, extendemos às mulheres os privilégios e vantagens que foram inicialmente criados para compensar por nossa imoralidade para com os negros. Para as mulheres - e somente para elas -, tirar vantagem dessa compensação pela escravidão foi sua parcela de imoralidade. Para os homens, compensar foi sua parcela de ignorância.

MACCHIETTO: E quanto à afirmação feminista de que as mulheres eram tratadas como propriedade?

FARRELL: As mulheres eram tratadas como propriedade. O que as feministas não compreendem é que os homens eram tratados como menos do que propriedade. Isto é, era esperado dos homens que morressem antes mesmo que sua propriedade fosse afetada. Esperava-se que protegessem suas propriedades antes de proteger eles mesmos. Se uma mulher praticasse um crime sob a lei inglesa, o homem ia para a cadeia. As feministas nunca nos contaram isso. Mesmo que a mulher gastasse dinheiro demais com o lar, o homem ia para a cadeia pela dívida.

MACCHIETTO: Por que, então, a propriedade costumava ser passada de geração em geração para os homens, e não para as mulheres?

FARRELL: A propriedade era passada de pai para filho porque prover a propriedade era responsabilidade do homem. O incentivo aos homens para obter propriedade devia-se, em parte, ao fato de que nenhuma mulher bonita e de classe se casaria com um homem sem propriedade. Ele não seria digno dessa mulher - ou igual a ela - enquanto não obtivesse propriedade.

Prover a propriedade era um sinal de obrigação, não de privilégio. Isso, entretanto, não significava que os homens tinham mais obrigações que as mulheres. As mulheres tinham a obrigação - ou responsabilidade - de cuidar das crianças. Nenhum dos sexos tinha direitos - ambos os sexos tinham obrigações e viviam sob expectativas e, se fossem bem-sucedidos, recebiam status e privilégios.

MACCHIETTO: Em outras palavras, os homens obtinham status por serem subservientes. Seu livro faz outros desafios profundos ao status quo da crença no privilégio masculino. O que você acredita que será o maior benefício para os leitores?

FARRELL: Primeiro, compreender que a ferida que une todos os homens é a ferida de ser descartável - que nossa socialização nos ensina que seremos mais amados se arriscarmos nossas vidas para nos tornar uma carteira, um soldado, um trabalhador em uma profissão insalubre, ou um pai que é uma carteira em vez de nos respeitarmos o suficiente para saber que podemos ser mais amados simplemesmente por amar.

Além disso, nossa sociedade criou tecnologia para nossa espécie sobreviver sem matança, mas também criou tecnologia para extinguir a própria espécie se decidirmos matar. Nossa estratégia pela sobrevivência de homens e mulheres deu uma virada em um momento da evolução, mas reagimos mudando apenas o que as mulheres fazem para sobreviver. As mulheres continuam casando-se com homens do tipo assassino-protetor e os homens continuam se tornando aquele tipo para serem considerados os "melhores partidos".

Temos usado o controle de natalidade para criar a biologia feminina não apenas como destino feminino, mas também como destino masculino: ela pode escolher abortar ou processar pela pensão.

MACCHIETTO: E qual você acha que é o principal problema a ser resolvido para que tenhamos um movimento masculino bem-sucedido?

FARRELL: Talvez o maior obstáculo para um movimento masculino bem-sucedido seja como o status de vitimizador dos homens esconde seu status de vítima. O processo de suprimirmos nossos sentimentos nos torna incapazes de expressar como nos sentimos - e as mulheres não conseguem ouvir o que os homens não dizem.


THE MYTH OF MALE POWER - Edição original: Simon & Schuster, NY, 1993. Impressão: Berkley Publishers (NY), por US$6.95.

_________________________________________________________

Algumas observações

Embora haja diferenças entre a realidade brasileira e a norte americana, a essência do tema pouco se altera. Vivemos numa época onde a ideologia feminista de Segunda Onda domina quase que absolutamente o senso comum, a mídia, órgãos do governo nacionais e a própria ONU. Embora existam vários ramos divergentes, até contraditórios, do movimento feminista, tem especial penetração o discurso de que a história é caracterizada por um Patriarcado que Oprime as mulheres reduzindo-as a condição análoga a de escravas, como muito bem explica Warren Farrell.

A única divergência que eu teria com FarreIl é que penso não ser realmente necessário alterar significativamente a conceituação de poder, bastaria fazer uma distinção entre poderes no sentido Formal / Material, de Direito / de Fato, ou Público / Privado, no sentido de assumir que nossa sociedade é de fato publicamente Androcrática, com os homens na grande maioria dos postos de poder e em larga evidência, mas que em sentido privado ela é essencialmente Matriarcal. Ou poderíamos inverter os termos e declará-la como formalmente Patriarcal mas materialmente Matriarcal.

Esse poder feminino, porém, é sutil e frequentemente inconsciente, se manifestando de forma explícita apenas em casos mais isolados. Mas num sentido geral, toda a civilização gira em torno de sua própria reprodução, vive para o futuro, protege sua própria existência em faz de tudo para se perpetuar. E a mulher é o centro da reprodução, onerada pela natureza com mais de 99% dessa função, mas por isso mesmo demandando uma série de proteções e privilégios especiais sem os quais nossa simples existência como civilização e até como espécie estaria em risco.

Embora hoje possamos nos libertar uma pouco dessa dinâmica básica, qualquer sociedade menos desenvolvida que arriscasse a vida de suas mulheres no mesmo grau que o faz com seus homens estaria fadada a extinção, e nesse sentido, entendo que não é um problema em si que mulheres tenham privilégios, proteções e até adulações especiais. Aliás, talvez isso seja essencial para a segurança e saúde da civilização. O problema advém de não apenas deixarmos de reconhecer isso como pensarmos o absoluto contrário, alegando vivermos numa sociedade de privilégios masculinos quando não há sequer uma única lei que desfavoreça a parte feminina, sendo aliás regular no sistema judiciário que a mesma seja beneficiada por padrão.

Até mesmo os alegados privilégios culturais associados à liberdade sexual ou outras características da vida privada que se atribuem aos homens são facilmente demonstráveis como relativos se não flagrantemente falsos, visto que para cada um deles existe uma contraparte desvantajosa como existe também uma compensação às mulheres. E estas só não são por completo óbvias porque estamos tão imersos numa ideologia vitimista que se arrasta há meio século tendo hegemonia nos meios de comunicação, e financiada com fortunas pelos Estados e plutocracias transnacionais, que cega nossa percepção para metade da realidade.

Farrell não é único a trazer à tona essa abordagem, apenas é o autor mais conhecido nos EUA. Esta também não é sua única entrevista disponível em português. A reportagem "Eles São as Vítimas" foi publicada pela Revista Época, e é comentada em Recomendado: Warren Farrell, o Homem do Dia do Homem, Exemplo de Mudanças. Há chance, talvez não muita, de que suas obras venham a ser traduzidas no Brasil.

O mesmo eu não espero de autores que fizeram abordagens ainda mais profundas e incisivas, em alguns casos devastadoras, como Daniel Amneus em seu titânico livro The Garbage Generation, totalmente disponível em http://www.fisheaters.com/gb1.html, mas que é largamente boicotado nos próprios EUA. Se fosse amplamente conhecido, este livro já teria aniquilado o Feminismo Radical em questão.

Mas ao menos alguns brasileiros já começam a agir por conta própria e disponibilizar mais materiais traduzidos e originais, como é o caso dos blogs www.direitosdoshomens.com e www.diariosdadesinformacao.com, sem cair no radicalismo e anonimato inconsequentes do Masculinismo e do "Movimento da Real".

Também como Farrell, eu também já me declarei feminista, mas numa época onde meu conhecimento sobre o tema era pouco. Embora eu ainda reconheça valor em alguns aspectos do feminismo de Terceira Onda e quase todo o da Primeira. E num sentido metafísico ainda me declaro, como explico na série de textos sobre HIPERGAMIA, onde o aprofundamento no assunto me levou a rejeitar um movimento que vai no sentido absolutamente contrário ao da igualdade que eu gostaria. Isto é, de valorização da Feminilidade e sua devida harmonização com a Masculinidade, naturezas encontráveis tanto em homens quanto mulheres.

Como poderia continuar apoiar um movimento que ao mesmo tempo nega e tenta destruir a própria Feminilidade em si?

Marcus Valerio XR

29 de Novembro de 2013


Aborto Repensado
Cavalheirismo é Machismo?
Genogênese - Produção de Pessoas
ENSAIOS

A Cultura do Estupro
e
O Estupro da Cultura