TV OVO

"Mais da metade dos brasileiros já assiste TV OVO!"

Sim. E a quantidade só não é maior devido ao fato de nem todos ainda terem acesso a TVs de Plasma, LCD, ou LED, porque desses, a porcentagem ligada na TV OVO com certeza é superior a 90%, e esse número só tende a aumentar até que a TV Digital esteja totalmente instituída no Brasil.

Mas o que é a TV OVO?

É uma nova forma de ver televisão. (Não confundir com a emissora TV Ovo.) Se baseia no conceito de "Realidade Expandida", ou "Realidade Aumentada", que no caso, mostra as imagens com uma ampliação dimensional no eixo X, deixando, porém, inalterado o eixo Y. Ou seja, a expansão acontece somente na horizontal, o que é suficiente para uma nova experiência perceptiva.

Como funciona a TV OVO?

O conceito é simples. Sinais de TV, diferente do cinema, há 80 anos têm sido gerados numa proporção relativa a 4:3. Dessa forma, todas as imagens têm sido gravadas e processadas nesse enquadramento exemplificado ao lado, para televisores normais recebendo o sinal normal, analógico.
No entanto, com o advento de novas tecnologias, tem-se alterado essa proporção, e as tecnologias digitais tem convergido para o formato de proporção aproximada de 16:9. Wide Screen. Como neste exemplo de HDTV, já disponível no Brasil para quem possui TV de tela larga (16:9), conversor digital, e sintoniza os canais digitais em UHF.
Imagens que ainda forem produzidas em formato 4:3 mas geradas por sinal digital e captadas nos novos televisores de tela estendida mostrarão a realidade na proporção natural, pois esta automaticamente ajusta a tela para exibir a imagem na proporção real, deixando as faixas pretas laterais. O logo da emissora, geralmente na área preta, mostra que apesar do formato 4:3, a qualidade do sinal em si é digital.
Mesmo sinais gerados em TV analógica normal podem ser sintonizados nas novas TVs de tela larga, que se ajustadas para exibir as imagens na proporção normal, exibirão as imagens na mesma proporção 4:3 original. As faixas laterais continuam, mas note que o logo também fica na área central, pois o sinal não é digital.
Porém, quando imagens produzidas em 4:3, analógicas, são "forçadas" a serem exibidas em 16:9, o resultado é um aumento de 33% na horizontal. Deixando tudo mais largo. Temos então a TV OVO!
Exemplo de marca d'água na TV Analógica normal, visualizada em TV comum ou Wide Screen, quando devidamente configurada para reproduzir a imagem na proporção real. A logomarca é evidentemente circular. Na TV Digital, quando o sinal é gerado em 4:3, automaticamente a logo fica deslocada para fora da área da imagem, conservando-se inalterada e melhor visualizável. A logomarca permanece circular. Normal. Na TV Digital em sinais HDTV, que aos poucos estão sendo implementados no Brasil, a logo mais uma vez fica sobre a imagem, preservada sua forma circular. A qualidade da imagem é inegavelmente melhor. E eis porque TV OVO! Quando um sinal normal é forçado a se expandir, ficando 33% mais largo. E ao invés de um círculo, temos um OVAL! Isso acontece nas logos de todas as emissoras, mas a da Globo tem a vantagem de mostrar até a gema!

Como sintonizar a TV OVO?

É muito fácil. Tanto que a quase totalidade das pessoas que adquiriram televisores Plasma, LCD ou LED o tem feito com facilidade. Basta que você não tenha um conversor digital, nem externo, nem integrado, ou caso o tenha, não o utilize. É necessário apenas, então, sintonizar os canais normais (que não sejam digitais), e exibí-los na proporção 16:9, o que a maioria dos televisores faz automaticamente. Caso não o faça, basta procurar no menu a opção de formato de imagem em Wide Screen.

Qual a Vantagem da TV OVO?

Além de ser fácil de sintonizar, a principal delas é psicossocial, aumentando a auto estima do telespectador. Em plena era da Ditadura da Magreza, a TV Ovo mostra as pessoas, principalmente as celebridades, com um aumento de 33% na horizontal, criando a ilusão de que todos são mais largos, e evidentemente, mais gordos. Com isso, o telespectador fica com a impressão de que é mais magro que a maioria das celebridades, contribuindo para sua auto imagem e diminuindo o estresse relativo à pressão social para o emagrecimento.

Qual o perigo da TV OVO?

Ocorre pela mesma via, mas só afetará as pessoas que costumam se ver frequentemente em telas Wide Screen com o efeito de "ovalamento". No caso irão se perceber como se tivessem subitamente aumentado cerca de 20 a 40 kgs! O que pode, por outro lado, promover outro benefício sócio econômico, provocando uma corrida às academias de ginástica e um incentivo ao consumo de produtos dietéticos.

Nem pensar em deixar uma anoréxica se ver na TV Ovo! Aliás, a TV Ovo possivelmente reproduz exatamente esse tipo de percepção distorcida da anorexia nervosa.

Qual o futuro da TV OVO?

Notavelmente está ameaçado. À medida que as pessoas forem aprendendo a utilizar seus televisores Wide Screen e a TV Digital for sendo mais e mais estabelecida no Brasil, a tendência é a TV Ovo desaparecer, pois em geral a televisão digital quando devidamente operacional, automaticamente corrige a imagem mantendo a proporção natural.

Mas ainda há esperança para os espectadores ovófilos. A TV Justiça por exemplo, está realizando a proeza de gerar o sinal digital em formato oval! Isso mesmo! O sinal em UHF está sendo gerado distorcido! De modo que não é possível ao espectador, por mais que saiba operar as funções de sua TV, colocar a imagem no formato normal. Pode, no entanto, deixá-la ainda mais larga, resultando numa distorção total de quase 50%! O que certamente intensifica o efeito de realidade expandida, provavelmente com a genial intenção de promover uma imagem mais robusta da Justiça Brasileira!

Além disso, a BAND, por sinal muito à frente da GLOBO em tecnologia digital, também tem feito a façanha de exibir a série Bones previamente expandida, mais uma vez impedindo o telespectador de utilizar seu conhecimento e equipamento para ver a imagem normal. (Diferente da RECORD, que exibe CSI:Las Vegas em verdadeiro formato HDTV.) A vantagem é que com isso podemos ver a linda atriz Emily Deschanel 33% mais gostosa! (Isso para os homens, que gostam de carne. Quem gosta de osso é cachorro!)

Emily Deschanel normal. (A série acertou no nome.)
Emily Deschanel na TV OVO! (Até que se não fosse a cabeça...)

E também sempre há a esperança de usar o efeito expandido em seu computador. As telas convencionais de 4:3 ainda usam com muita frequência, por exemplo, a resolução de 1024x768. As telas LCD Wide Screen costumam aumentar a horizontal para 1280 ou superior. Mas alguns sumidades em uso revolucionário de computação têm usado em telas Wide Screen a mesma resolução de 1024x768 promovendo o mesmíssimo efeito expansivo da TV Ovo. O que é ótimo, pois assim você pode driblar os programas de exibição de vídeo que costumam sempre insistir em manter a proporção correta da imagem.

E se você não gostar da TV OVO?

Como, por sinal, é o caso do autor deste texto...

Em seu equipamento pessoal, apenas faça a correção ajustando devidamente a imagem para wide ou normal conforme o caso. O ideal é, em geral, deixar o "normal" (4:3) como padrão.

Mas é de fato muito irritante. Já não bastasse a incompetência dominante de uma população que é capaz de ver uma imagem distorcida, com chuvisco e imagem fantasma e ainda achar ótima, ainda tem-se que aturar televisores modernos que ajustam automaticamente o formato de imagem sempre para 16:9, independente do sinal que entra. Pior! Alguns escondem a opção de ajuste tão bem que pode ser impossível achar. (A opção de formato de imagem devia ter uma tecla direta! Como poucas TVs têm. Não é a toa que um dos motivos por ter comprado a minha Sony foi exatamente a facilidade com que se faz esse ajuste.)

Lamentável que com tão boa tecnologia a disposição, a imensa maioria das pessoas ainda prefira ver uma imagem distorcida, engordando as pessoas em 1/3, e ainda mais em plena Copa do Mundo, notar que a maioria parece totalmente satisfeita em usar suas TVs Wide Screen para assistir Footegg!

Marcus Valerio XR
2 de Julho de 2010

OBS: Minhas desculpas à verdadeira TV Ovo, que nada tem a ver com o assunto. É que só descobri sua existência depois de preparar esse texto.


ENSAIOS
O Quarto Poder