O Grito dos Culpados
Abril / Maio de 2006

Recentemente, o programa Casseta & Planeta enfatizou que este ano seria muito bom por 3 motivos. O grande número de feriados em dias úteis, Copa do Mundo e eleições. Não me é possível discordar dos dois primeiros, mas não consigo ver porque o terceiro poderia ser algo com o qual deveríamos nos alegrar.
Para mim, eleições são sempre um período triste. Uma época onde toda sorte de mentira e baixaria ocupa todos os ramos da mídia e da vida pessoal do cidadão. Com poucas exceções, a última eleição presidencial foi parcialmente uma delas, as eleições sempre trazem uma terrível sensação de desunião, um hostil clima de adversidade, onde as vitórias e alegrias de uns só são possíveis mediante as derrotas e tristezas de outros.
Que a campanha presidencial deste ano seja de uma tristeza moral incomparável, é algo que não merece nem o título de óbvio. Mais vale comentar o porquê. E tem pouco a ver com o mensalão, esse baixo nível se explica pelo simples fato de que, pela primeira vez em 40 anos, a Direita está na oposição.
Maior representante da direita no país, o PFL conseguiu inovar e atingir um novo patamar de baixeza. Lançou, por semanas, uma série de propagandas televisivas atacando ferozmente o governo com uma ótima síntese do coquetel de hipocrisia que tem dado a tônica de todo o escândalo que tem sido nossa vida política recente. Até aí, novidade nenhuma, o que foi realmente revoltante, é que o fez durante um longo período, ANONIMAMENTE!!!
Overdoses de impropérios ditos sem dar o ar de sua graça, sem se identificar, até que passou a assinar, discreta e humildemente, num cantinho da tela por um período de uns poucos segundos e em 50% de transparência. É claro que qualquer um com um mínino de noção sobre a política brasileira já sabia de quem se tratava, mesmo assim é aviltante.
Mas, independente de meu texto anterior, O SILÊNCIO DOS INOCENTES, estou aqui para tocar de novo neste espinhoso assunto, e mais uma vez, o objetivo deste texto não é defender o governo em si, mas a possibilidade que o PT abriu para um futuro à esquerda no Brasil, possibilidade esta, que se não tomarmos cuidado, corre o risco de ser fechada por mais algumas décadas, com resultados que seria otimismo demais supor serem menos que desastrosos.
Estou aqui porque me sinto na obrigação de fazer a minha parte perante a horrenda fase eleitoral que iremos passar, tão hediondamente perversa, que é capaz de estragar o brilho de uma Copa do Mundo, que ao contrário das eleições, é o único fenômeno nacional capaz de unificar a totalidade dos brasileiros em torno de um mesmo ideal.
As forças conservadoras se mobilizaram, o jogo já está armado, e apesar da pouca chance no notável Alckmin, é melhor tomarmos muito cuidado, pois, por pior que alguém considere que o governo Lula possa ter sido, nem de longe ele conseguiu ser pior que a segunda fase do governo de FHC, que pode se repetir caso mais algum tucano ponha seu grande bico na presidência.
Antes de prosseguir, porém, é preciso esclarecer o que significam afinal estas palavras. Esquerda e Direita, Progressistas e Conservadores, Estruturalistas e Liberais, Socialistas e Capitalistas, e etc. Ou melhor, tenho que deixar bem claro, pelo menos, o que eu entendo por eles.

DIREITA

Por mais Filosofia da Linguagem que se tenha lido, não é possível evitar o uso de nomes que as vezes menos informam do que confundem, portanto, para esclarecer, entendo como Direita uma tradição de pensamento em geral dita conservadora. O PFL é o herdeiro legítimo do PDS, UDN, ARENA e etc, e se cavarmos mais chegaremos ao Café com Leite, aos Senhores de Engenho, e enfim, até aos criminosos portugueses desterrados que ergueram as Capitanias Hereditárias.
Tudo bem, menos. Mas em geral a Direita se associa diretamente às elites, aos grandes empresários, por isso mesmo resistem às mudanças, sendo conservadores. Em geral, tendem a ser também mais vinculados às religiões tradicionais, aos velhos valores. Normalmente idéias anti-feministas, anti-comunistas, moralistas e reacionárias tendem a estar associadas à direita. No entanto, associa-se a esta o termo LIBERAL, que nada tem haver com liberalismo moral ou social, mas sim puramente econômico, ou seja, acreditam que o Estado não deve interferir na economia, que as potências de mercado e as elites capitalistas sejam tão livres para gerenciarem a economia quanto outrora foram os Senhores de Engenho para produzirem e manipularem o mercado de açúcar. Bem como sonham em um dia recuperar sobre os trabalhadores força dominante similar à que se tinha sobre os escravos.
Mas a Direita também costuma se associar à cultura. São, muitas vezes, os guardiões das artes e das ciências, mesmo porque estas sempre dependeram de financiamento para prosperarem. São também, uma força moderadora nas bestiais tendências a transformações radicais. Sem esse freio, não tenho dúvida que a sociedade se auto destruiria em pouco tempo.
Há muitos bons políticos de direita, mesmo porque, é bom lembrar, a direita de hoje no Brasil é muitíssimo mais evoluída e refinada que seus ancestrais escravistas. Na verdade, está muito mais próxima do Centro do que jamais o foi. Na realidade, praticamente não há mais uma Direita legítima, no sentido típico do período da ditadura militar.
O grande problema da Direta, a meu ver, são dois. O primeiro, é que, apesar dos bons políticos, existe entre eles uma trupe capaz de sujar definitiva e irreversivelmente toda a categoria. Lembre-se bem dos nomes e partidos de todos os que, de um modo ou de outro, fizeram a febre dos noticiários até Roberto Jefferson, a maioria dos quais escapou impune e continua na ativa até hoje. Sérgio Naya, Luis Estevão, Fernando Collor, Joaquim Roriz, Pedro Passos, Hildebrando Paschoal, Ricardo Fiúza, ACM, Arruda, Jair Bolsonaro, Jader Barbalho. Se você achar 20, sem dúvida todos serão de partidos de direita. Por isso, embora longe de serem a maioria da classe, me fica muito difícil desassociar uma coisa da outra. É na direita, mesmo essa moderada centro-direita atual, que estão os remanescentes da ditadura, inclusive aqueles que defendem até hoje a violência e a tortura.
O outro grande problema da Direita, é que por mais bem intencionados que sejam, como acredito que sejam o Alckmin e o Serra (que economicamente é bem mais à esquerda do que tem sido Lula), é que todos eles são suficientemente ingênuos para acreditar em milagres e superstições. Mesmo porque, afinal, não são eles em geral mais religiosos?
Eles acreditam numa assombração chamada "Mão Invisível", um tipo de fantasminha camarada que aparece de vez em quando para dar uma mãozinha no mercado. Eles parecem realmente achar que o Neoliberalismo de mercado seja de fato a solução para a construção de uma sociedade justa e solidária! Que o modo de produção baseado no lucro seja o caminho para erradicar a miséria, a marginalização e promover a redução das desigualdades sociais, como está previsto no Artigo Terceiro de nossa Constituição Federal. Enfim, acreditam que mercadores e comerciantes devem prover os meios de construção de um mundo melhor!
Eu realmente até acho que o lobo poderia mesmo pensar numa vida melhor para as ovelhas, até o momento que ele lembra que tem que concorrer com outros lobos, e aí, as coisas mudam de figura. As melhores leis do Capitalismo, como a "sagrada" lei de Oferta e Procura, não sobrevivem ao mau hábito de destruição de estoques em casos de excesso, para manter o preço, e o princípio de Livre Concorrência sequer precisa de cartéis e dumpings para não ser capaz de impedir que o sistema sempre gere desemprego, inflações periódicas, dívidas e as inevitáveis crises que esperam no máximo uns 20 anos para se manifestar mesmo nas mais estáveis economias do mundo. E nem todo mundo pode se dar ao luxo de fazer guerras de 10 em 10 anos para recuperar o prejuízo.
Sendo menos poético e mais filosófico:
?Como alguém pode pensar que a produção, a mola propulsora da civilização, pode atender as necessidades de progresso social e humanístico enquanto estiver meramente visando o lucro?!
Construir uma civilização avançada, com o fim da pobreza e criminalidade, só em sonho poderia ser obtido por meio de uma mentalidade mercantilista. O motivo é simples. O sistema capitalista pode até lucrar com uma sociedade harmônica e feliz, mas pode também lucrar com uma caótica e violenta. Nesse sentido, o capitalismo é completamente amoral. Jamais atingiremos um estágio verdadeiramente avançado de desenvolvimento enquanto o objetivo primário de todo e qualquer setor não seja exatamente este: "atingir um estágio verdadeiramente avançado, uma sociedade justa, solidária e igualitária, sem miséria e pobreza". Se os modos de produção e todos os demais níveis de uma sociedade não tiverem isso como objetivo principal, ao invés do lucro e da competitividade selvagem de mercado, só nos resta rezar para chegar a esse novo mundo por meio da sorte.
Enfim, o problema da direita é o simples fato de ser conservadora. O Universo está em constante mutação, querer que as coisas sejam como sempre foram é nadar contra a correnteza. É sadio evitar uma avalanche desenfreada de transformações, mas é doentio achar que já temos o melhor modelo para a solução de todos os problemas do presente, e ainda mais do futuro.

ESQUERDA

Em geral entendo por Esquerda as ditas linhas progressistas de pensamento. Ao invés de pensarem que o mundo é o que é porque Deus assim o quis, os progressistas pretendem transformar o mundo. Querem mudar as coisas. São Progressistas todos os movimentos que levaram à emancipação feminina, à inclusão social e redistribuição de renda. Apesar de normalmente liberais nos costumes, e mais abertos a novas formas de socialização, a Esquerda tende a ser protecionista em termos econômicos, acham que o estado deve intervir frequentemente na economia, mesmo porque em geral é do estado todo o ônus de arcar com a sociedade, com a saúde, educação e segurança. É justo então, pensam, que o estado controle diretamente todos estes âmbitos, e não que os mesmos sejam privados e independentes.
Também há ao menos dois problemas na Esquerda. O primeiro, é que na ânsia de mudança não é nada raro forçarem a barra. As revoluções de esquerda costumam ter o mau hábito de deixarem estragos bem assustadores, embora as contra revoluções de direita não fiquem muito atrás. A verve emocional do sonho de uma sociedade mais justa e solidária, por vezes queima nas veias dos idealistas, que não raro crêem que muitas coisas se justificam em nome de um grande ideal. Isso em parte explica certos radicalismos sindicais e movimentos de "classes", que têm o péssimo hábito de não respeitar a consciência individual, e achar que tudo e todos devem se curvar àquilo que costumam associar à "ditadura do proletariado".
Outro problema da Esquerda é que, ao menos no Brasil, ela costuma sofrer de um terrível Complexo de Peter Pan!
Ao invés de encararem o mundo como adultos, preferem fazer manifestações embaladas por gritos de "Fora FMI", e pregando utopias sociais que são difíceis de ser concebidas até pelos melhores autores de Ficção Científica. Isso bem explica o que aconteceu no controverso governo do PT.
Depois de décadas saído da infância e passando pela adolescência, o PT descobriu que não dava para virar adulto sem aprender alguma coisa sobre como o mundo é, ao invés de como ele deve ser, e assim, aprendeu a fazer as contas e acabou governando o país no melhor estilo dos adultos.
O grande risco é que, ao perder a inocência dos revolucionários, se perca também a meta de lutar seriamente por um mundo melhor. Mas isso ainda me parece melhor do que passar o resto da vida achando que vamos chegar ao mundo adulto e mudar tudo antes do próximo fim de semana!
O adolescente pode pensar que com ele vai ser diferente. Acha que mal vai terminar o colégio e já estará ganhando rios de dinheiro com seu próprio talento, e antes dos 20 anos será uma celebridade digna de aparecer no Domingão do Faustão. Mas após pancadas e mais pancadas, o adulto aprende que não é tão simples assim. Ele pode até ter talento, mas a não ser que seja herdeiro de grupos muito poderosos, ele não vai se fazer notar no mundo tão facilmente.
Ainda mais trágica é a trajetória do adolescente idealista, que acha que antes dos 20 terá liderado uma bem sucedida revolução que acabará com a miséria e a fome mesmo que seja a custo de sangue. Se tiver sorte, vai aprender que também terá que ter conta bancária, pagar imposto, recolher INSS e lutar pelo pão nosso de cada dia, enquanto seus sonhos vão ficando mais e mais para o futuro. Mas, quem sabe, ele conseguirá achar um meio termo, e conciliar uma vida adulta lúcida com uma luta autêntica e produtiva por um mundo mais justo.
O mundo realmente precisa mudar, mas isso não nos exime de antes termos que entender como ele tem funcionado, e perceber que não se transforma o purgatório em paraíso da noite para o dia, e nem em 4 anos de governo.

PT saudações...

De todos os partidos de esquerda, ninguém chegou mais perto disso do que o PT. Conseguiu crescer, saindo do jardim de infância e dos becos da adolescência. Vestiu paletó e gravata e descobriu que política está mais para negociação mútua do que para pressão unilateral. É provável que assim tenha vendido a alma ao diabo e desistido do sonho, mas ainda é ir muito mais longe do que um PSTU ou PSOL da vida que ainda acreditam que podem conduzir uma boiada estourada do tamanho do Brasil e ainda assim não sujar as mãos.

Talvez, ao invés de "Endurecer sem perder a Ternura", seja "Amolecer sem perder a Fibra".

Por mais decepcionante que tenha sido em diversos pontos, não consigo ver muita possibilidade do governo de Lula ter sido muito diferente do que foi, ao menos em termos econômicos, no que, deve-se dizer, foi muito bem sucedido, apesar de quase totalmente neoliberal. O legado de FHC deixou o país na maior crise de desemprego, arrocho salarial, informalidade e rombo previdenciário da história. Anteriormente o legado de Collor deixou outro plano econômico fracassado, inflação ascendente e ninguém jamais deveria se esquecer do CRIMINOSO roubo das cadernetas de poupança de toda a população. Antes, o legado de Sarney, após o desastre armaggedônico do Plano Cruzado, mergulhou o país na maior Hiperinflação de todos os tempos em todo o mundo em tempos de não-guerra.
O legado do governo Lula é inflação controlada, emprego aumentando, estabilidade econômica geral e uma "traquilidade" inédita desde a era dourada da ditadura ou o breve sucesso do Plano Real. Assim, o que a oposição tem, afinal, para usar como argumento eleitoral?
Oh! O mensalão! Este escândalo terrível onde uma centena de deputados ganhavam uns 2 milhões por mês dos quais a maior parte nem sequer era público, se é que alguma parte o fosse. Evidentemente é um crime, não há como negar, mas é difícil não rir, ou não chorar, diante daqueles opositores que querem fazer disso "o maior esquema de corrupção da história"! Quando só o Maluf, só o Roriz, os 7 Anões ou a turma do Lalau desviaram dezenas de vezes mais do que isso! E quando temos na própria CPI um certo ex ministro da justiça que era contrabandista de pedras preciosas, estas sim, riqueza natural do país! Sendo levada para fora.
Também é patético ver a direita tentar fazer do "caixa dois", um crime que a maioria dos brasileiros nem sequer entende e que praticamente toda instituição pratica, uma coisa tão ou mais terrível quanto o confisco de poupança, o Plano Cruzado ou o Empréstimo Compulsório! Até agora eu pergunto: Porque empresas não podem financiar eleições? Será que isso é realmente ruim? Talvez até seja, mas é possível haver alguma dúvida quando falamos dos escândalos, golpes e traições anteriores, TODOS DE DIREITA! Que doeram "direitamente" no bolso de cada brasileiro?
Sabemos exatamente quanto Collor roubou de nossa poupança, e nem sabemos o quanto, mas foi MUITO, perdemos no Plano Cruzado, e sabemos muito bem quantos anos ficamos sem aumento no governo FHC. Mas agora: Quanto o mensalão doeu no seu bolso?
Ou: Quanto será que ele viria a doer? O dinheiro, que vinha de particulares nacionais e estrangeiros por aquele meu quase xará, teria que ser pago. Mas seria pelo favorecimento de certas empresas em licitações, ou seja, ao invés de ganhar a empresa "A", ganharia a empresa "B" de um dos envolvidos no esquema. Será que faria alguma diferença para o cofre público? E quem é que não sabe que metade dessas estúpidas licitações por aí são feitas com cartas marcadas? E mesmo que não, quem não sabe que o critério único é o "menor preço", o que tem a notável característica de sempre fornecer à estatal um serviço de má qualidade que acaba dando prejuízo ao melhor estilo barato que sai caro?
Notemos também que TODOS os criminosos de direita roubaram para encher a própria pança e curtir vida boa nas Ilhas Cayman, e isso porque a maioria já era rica! O PT criou um esquema de corrupção com um propósito bem diferente. Era por Poder! Dirceu e companhia não enriqueceram com o esquema, queriam na verdade controlar o congresso. Na verdade se o safado do Maurício Marinho, o qual tive o desprazer de conhecer pessoalmente, pois trabalhei nos Correios, não tivesse estragado tudo, Roberto Jefferson nunca teria abrido a boca, ninguém teria sabido do mensalão e não teria feito falta a ninguém, !POIS O DINHEIRO NÃO É PÚBLICO!, ainda que seja sujo.
Também não deveríamos nos esquecer que nesse tipo de esquema, embora seja anti-ético subornar, muito pior é receber o suborno. A não ser em caso de pessoa desesperada, o que com certeza não é o caso, quem recebe é que é de fato o maior bandido. Ah! E adivinhe de que lado são os partidos que andam recebendo o mensalão?
Era bem capaz de que o ex guerrilheiro de cara plastificada se tornasse uma espécie de eminência parda neste país, ao melhor estilo Golberi, porque ia acabar com todo mundo na mão. Talvez isso viesse a ser muito pior do que qualquer outra coisa, mas o que quero deixar claro é que existe uma notável diferença entre subornar um bando de canalhas para governar um país, e roubar o cofre público para depositar em conta própria na suíça.
Também não deveria ser esquecido que o mensalão já existia no governo FHC, e o PT só fez continuar e expandir o programa, também não deve ser esquecido que apesar do titânico esforço conjunto da direita em ferrar o governo, até agora não conseguiu sequer entender o esquema, e os únicos que foram punidos até agora o foram pelo próprio Lula! E é claro, o Roberto Jefferson, afinal TODOS os parlamentares queriam a sua cabeça. Uns porque são honestos e ficaram indignados, outros porque perderam o seu mensalão, e os demais porque ficaram furiosos ao descobrir que existia uma mamata daquelas e que eles não estavam ganhando!
Estou cada vez mais convencido de que essa balbúrdia toda não só vai dar em nada, como entrará para a história como a maior tempestade em copo d'agua desde o Je vous Salue Marie. O fato de Lula continuar a liderar as pesquisas é um indicador de que o povo já pensa assim, mesmo porque não dá a mínima para o que acontece no congresso, e já admitiu em pesquisa pública aquilo que é mais do que óbvio, que em sua grande maioria faria a mesma coisa que os políticos corruptos se tivesse oportunidade.
E afinal, qual a melhor alternativa ao Governo Lula? O passa fome Garotinho? Heloísa Helena? Ou o Geraldo "Chuchu" Alckmin com todo o peso do passado de FHC? E ainda temos que aguentar direitistas dizendo que comparar Alckim a FHC não é procedente, vejamos:
1-Mesmo partido;
2-Oficialmente aprovado pelo próprio FHC;
3-Tem a retomada das privatizações previstas em sua agenda;
4-Se não fosse ele, seria o Serra (Ou será que vão dizer que este também nada tem haver com FHC?);
5-Viés político, em geral, muitíssimo parecido...
Humm...
É! Me parece que procede SIM! Negar isso só pode ser uma apelação desesperada de quem não tem mais ao quê recorrer como argumento de campanha! E como pelo jeito os escândalos de corrupção não parecem ser suficientes para impedir a reeleição de Lula, eis que agora uma série de engomados intelectuais liberais decidiram dizer que a economia, afinal, não vai tão bem assim, afinal o Brasil cresceu pouco, muito menos que Índia e a China!
Céus! Vivi 34 anos neste país e nunca ouvi falar que um dia o brasileiro se preocupou com quanto outros países cresceram ou deixaram de crescer! Não que não seja importante, mas usar isso como argumento de campanha chega quase a dar pena. Como se de repente, até o analfabeto que ainda está lutando para entender essa estória da Terra não ser plana estivesse muito interessado com o crescimento econômico de países que lhes são tão estranhos quanto Liliput, Brobdingnac ou Laputa!
Para piorar, China e Índia estão sendo constantemente citadas em comparação ao crescimento "pífio" do Brasil. Curiosamente a direita já tem a receita certa para esse crescimento. "Flexibilização", leia-se PERDA, de direitos trabalhistas, privatizações e as estúpidas terceirizações. Afinal o que pode ser melhor do que mão de obra precarizada e oprimida para competir com países que usam trabalho escravo e mão de obra infantil?
A cara de pau é tanta, que um certo colunista neoliberal da revista Época, denunciando a "cegueira" social democrata, defende privatizações como solução para competir com a China, quando na mesmíssima revista do dia 8 de Maio, na página imediatamente anterior, há uma matéria confessando que tanto a China quanto Rússia e vizinhos nossos como Venezuela cresceram justamente por meio de suas empresas estatais!
Ou seja, ao mesmo tempo que defendem um modelo neoliberal de crescimento, e jogam na cara do povo nosso baixo crescimento em relação a outros países, se esquecem de dizer que esses mesmíssimos países estão crescendo com políticas econômicas diametralmente opostas ao neoliberalismo!
Fora isso, a economia realmente não vai mesmo tão bem, afinal as taxas de juros continuam muito altas, aumentando a dívida interna, e o câmbio continua flutuante, ao passo que China e outro países, mais uma vez China, tem crescido justamente controlando o Câmbio. Engraçado é que os neoliberais adoram taxas de juros altas! E adoram mais ainda Câmbio Flutuante! Afinal de contas...
Qual é a desses caras! E qual é a do PT? Se até o Serra acha que o Câmbio deveria ser controlado!

O Bico do PSDB

Enquanto muita gente reclama que Lula tem sido um governante muito diferente do que sempre disse que um dia seria, mesmo porque há uma notável diferença em ser líder de sindicato e líder de um país, muita gente parece se esquecer que FHC também foi militante de esquerda, com direito a perseguição pela ditadura e exílio. Ele também, que como qualquer bom sociólogo, é, ou era, de esquerda, escreveu bastante sobre uma série de idéias bastante progressistas. Ao chegar ao governo, ficou famoso pela célebre frase: "Esqueçam tudo o que escrevi."
Acredito que o Plano Real, diferente do Plano Cruzado e do Plano Bresser, era até bem intencionado. Conseguiu uma façanha aparentemente impossível na época, controlar a hiperinflação. Por mais que certos economistas e o Enéas denunciassem que se tratava de uma bomba relógio, só o alívio de não ter a gasolina aumentando TODA SEMANA foi suficiente para muita gente votar no herói ministro da economia, e pela segunda vez consecutiva um Fernando virou presidente.
Ainda sob o efeito do plano Real, o governo de FHC teve seus méritos, mas isso não o impediu de também acreditar em milagres neoliberais, e lançando o Programa Nacional de Desestatização, saiu vendendo tudo o que o país tinha para sustentar a paridade Real-Dólar, adiando o estouro da bomba.
Enquanto prometia crescer o bolo para depois dividí-lo, os trabalhadores ficaram 8 anos sem aumento, e a inflação embora tenha caído bruscamente, não foi extinta. O mercado de trabalho mergulhou em peso na informalidade, graças a estúpida política tributária imposta às empresas, o que ajudou a aumentar o rombo na Previdência e resultou ao final na maior crise empregatícia em meio século.
E quando a conta do Plano Real finalmente veio, quando a magia acabou, a inflação voltou a subir, o dólar foi pro espaço, o risco Brasil foi atrás e conseguiu-se a inédita façanha de conseguir ferrar todos os setores ao mesmo tempo. Exceto, claro, os Bancos. Estes nunca perdem um centavo. Não adiantou nem privatizar o setor elétrico, cujo desempenho despencou de qualidade. Lembro-me de ter vivido 24 anos em Brasília e ter visto DUAS faltas de energia. Após a privatização, continuam sendo DUAS, só que por ano!
E que dizer da telefonia. Antes da privatização podíamos ir ao guinchê da Telebrasília esfregar na cara do gerente a conta errada que ele nos passou. Agora, com tudo privatizado, temos que ser humilhados pela CANALHÍSSIMA Brasil-Telecom que faz tudo por telefone, cortando a ligação toda vez que você está prestes a finalmente resolver alguma coisa após duas horas no fio.
Mas tudo isso é fichinha! Ninharia comparado a uma outra coisa. Ainda que não tivesse feito nada de errado e seu governo tivesse sido uma maravilha, FHC cometeu O MAIS HEDIONDO CRIME CONTRA O PATRIMÔNIO PÚBLICO DE TODOS OS TEMPOS!!!
Ele DEU DE GRAÇA, e ainda deu troco, a maior empresa do país, uma das maiores do mundo, a poderosíssima COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. Só mesmo um CANALHA que, entendendo alguma coisa de política, economia, mineração ou simples bom senso discorda de que é algo absolutamente imperdoável! Só no caixa a CRVD tinha mais do que o dobro da merreca de R$ 3 bilhões que fingiu-se ser paga ao país, e hoje, até os proprietários particulares perderam a vergonha na cara e anunciam orgulhosamente que o patrimônio da empresa beira os 100 bi!
Qualquer acionista da empresa, o que inclui minha esposa, sabem muito bem que a ação está 6 vezes mais valorizada. Mas claro que essas ações foram vendidas pelo governo a preço de fusível. Terei que fingir que não ouço se alguém sugerir que isso foi ganho tudo em menos de 10 anos de privatizada! Agora só falta algumas empresas nacionais venderem sua parte, de preferência para uma certa empresa japonesa, e babau! A CRVD além de particular, deixa de ser brasileira!
Passamos 500 anos sendo bicados por todas as variedades de carcarás, gaviões, corvos e urubus. Todo o tipo de araponga consegue tirar o seu do patrimônio público, mas pelo jeito a capacidade do estrago é proporcional ao tamanho do bico, então qual é a ave que mais fez estragos?
Existem quase 100 ações judiciais populares tentando anular essa venda criminosa, durante muito tempo, juízes corruptos compactuaram com a pouca vergonha, mas graças a deus a nobre desembargadora Selene do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, onde também já trabalhei, deu razão à razão e levará os processos adiante, e quem sabe seja possível reaver o que nos foi roubado e talvez até punir os responsáveis por essa agressão ao país que consegue ser até mesmo claramente Inconstitucional!
Me dá arrepios só de pensar em outro tucano assumindo a presidência justamente quando a única empresa equivalente a CRVD acaba de dar mais um salto. A Petrobrás acaba de atingir a auto suficiência em petróleo. Como o povo é muito ingênuo, nem tem idéia do que isso significa, mas isso manteve os nossos bolsos insensíveis à crise do petróleo mundial que está atormentando até o E.U.A. Enquanto nossa gasolina não subiu mais do que sempre subiu desde o plano Real, os E.U.A. e outros países do mundo estão desesperados com os aumentos inéditos e incontroláveis. Nem roubando o petróleo do Iraque estão conseguindo cobrir o rombo!
Agora faça as contas. Vamos somar:

A maior crise de petróleo no E.U.A. em mais de 60 anos;
+
A maior empresa de Petróleo Marítimo do Mundo (Petrobrás);
+
Um presidente dos E.U.A que é nada menos que DONO de empresas de Petróleo;
+
Um possível presidente do Brasil de um partido capaz de dar de graça uma empresa como a CRVD...

Deus da Terra! É só eu ou mais alguém vê a PRIVATIZAÇÃO DA PETROBRÁS a caminho?! Privatização esta que servirá para aliviar a crise americana, encher a pança das famílias Bush e Bin Laden, e ferrar com a nossa vida de uma vez por todas! Um partido capaz de cometer o crime da venda da CVRD, que detêm a exploração do nosso subsolo incluindo outro, irídio, nióbio e até mesmo URÂNIO, teria alguma escrúpulo em dar de graça a Petrobrás com todo o petróleo do subsolo?!
Seria a maior mamata de todos os tempos. Nossas reservas não ficam no Oriente Médio, os Bush não teriam que se aborrecer com os árabes, nem mesmo com os Bin Laden. Toda a nossa produção é no mar, não é preciso nem sequer pisar no país para pegar o petróleo, como teriam que fazer no quintal da Venezuela onde há uma placa escrita "Cuidado com o Chavez!".
E essa não é a única ameaça dos bicudos. Lembra-se da ausência de concursos públicos no governo FHC?!
Pois é! Se você quer ser funcionário público reze para o Alckmin não ganhar, pois ele já tem um esquema prontinho para trazer de volta aquelas mesmas terceirizações estúpidas que dominaram completamente o cenário estatal brasileiro e continuam rendendo até hoje. Além, é claro, de deixar os servidores públicos mais uns bons anos no arrocho e depois ainda por a culpa neles pelo rombo da previdência!
E eu nem quero tocar no assunto da flexibilização das leis trabalhistas. Passo metade da semana editando programas de TV para o Ministério Público do Trabalho para ainda ter que reviver aqui as podres condições trabalhistas envolvidas em fazendas de escravos, em terceirizações e quarteirizações de toda estirpe, que ficaram muitíssimo piores depois da era FHC.

NO GRITO

Assista a qualquer seção de CPI e você notará que os membros da banca investigadora, em especial os membros de partidos de direita, tem o mau hábito de tocar as sessões no grito, em especial um certo coronel baiano e seus pares. Tente subir lá e não dar a eles o que eles querem, independente de ser verdade ou não, e começa a berradeira.
Assista a seções do plenário da Câmara e veja que não é muito diferente. Todos gritam, mas a turma da direita além disso ainda chora, xinga e procura mil e uma formas de imputar algum crime ao único presidente do Brasil que não nasceu rico. O desespero é total. Cientes de que Lula está na frente, e totalmente desarticulados, estão apelando para o que puderem, e a campanha eleitoral já começou a mostrar o tamanho da baixaria.
O PFL provavelmente vai liderar o festival de hipocrisia e canalhice no horário eleitoral. Gritando e xingando tão alto que é capaz de impedir muita gente de perceber que são da turma que vem roubando o país há séculos e que nunca teve senso ético suficiente para punir seus próprios criminosos. A não ser, é claro, que com essa incompetência do PSDB e vacilo do PMDB, acabe decidindo, como todo bom mercenário que se vende pela melhor oferta, que é melhor ficar do lado do vencedor.
Eles até tem sorte de que a maioria do povo brasileiro não tem memória nem processador suficiente para ligar os fatos mais simples, nunca ouviu uma CBN nem sintonizou uma TV Câmara ou TV Senado.
A falta de noção popular é tanta que o povo consegue se indignar com uma deputada dançando, num local onde toda semana saem xingamentos, tapas e pontapés e todo o tipo de baixaria, mas onde, por outro lado, também são feitas muitas coisas que impressionariam positivamente a maioria dos brasileiros.
Que há uma corja imunda no congresso, não é objeto de dúvida, só que o povo brasileiro não faz a menor idéia de quem seja. Para o povo todo político é culpado sem a menor chance de provar o contrário, basta que o nome dele seja citado por qualquer delinquente e já é imediatamente condenado pela opinião popular mesmo sem nenhum tipo de indício incriminatório. O povo parece completamente incapaz de distinguir os bons dos maus políticos.
Bem que a classe política brasileira fez por onde, mas cada povo costuma ter o governo que merece, e não tenha dúvida que na próxima eleição uma grande massa dos mesmos corruptos de sempre vai se reeleger, sendo assim, não há nada que impeça a reeleição de Lula, mesmo que seja considerado corrupto.
Após lesar o país de toda forma concebível, os partidos de direita agora fazem na oposição quase tanto estrago quanto sempre fizeram no governo, usando qualquer tipo de artifício para fazer valer suas chances de mais uma vez poder dar de graça empresas públicas, arrochar a classe trabalhadora, perseguir funcionários públicos, terceirizar e quarteirizar mão de obra derrubando leis trabalhistas, frustrando qualquer esperança de reforma agrária e trabalhando em favor da ALCA.
Essa ALCAtéia não vai perder sem uivar, portanto pode se preparar para o que vai ter que ouvir.

Pra finalizar esse desabafo, lembro que este texto não é exatamente uma defesa do governo, nem exatamente uma defesa da esquerda como foi O Silêncio dos Inocentes, é, por assim dizer, um simples e direto ataque à direita, ou ao neoliberalismo se preferir.
Tudo bem que o governo Lula foi economicamente neoliberal, mas ao menos foi um neoliberalismo competente, diferente de FHC, e administrativa e trabalhistamente ele foi sim de esquerda, ou o frenesi de privatizações teria continuado, e não teriam sido abertos milhares de concursos públicos em toda parte.

E agora, chamem as ambulâncias! Mais um escândalo do tipo normal envolve o congresso. Normal porque não é por poder, mas puramente por dinheiro, para estufar a pança de grana e depositar na Suíça. E olhe só que legal! Entre as dezenas de políticos envolvidos, veja se tem algum que não seja de partido de direita!

Marcus Valerio XR
Abril/Maio de 2006
Volta aos ENSAIOS

Difícil pra CHUCHU