MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS 31 A 60 (27 novos visitantes).

Todas essas respostas foram enviadas, quando possível, aos e-mails dos autores.

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS 271-300 COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240 COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180 COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120 COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060 COMENTÁRIOS 001-030



COMENTÁRIOS

RESPOSTAS

60

Nome: francisco vinicius
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1979
Ocupações: administrador
E-mail: vinicius@sert.com.br

Thursday, March 7th 2002 - 06:04:31 AM

Obrigado pela visita.

Perdoe a demora e Volte Sempre.

Marcus Valerio XR

24 de Março de 2002

59

Nome: Leonardo Luiz e Castro
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1980
Ocupações: Estudante de Física
E-mail: leoluizcastro@yahoo.com.br
Comentários: Muito interessante a sua página! Como um futuro cientista, sou bem racional e gosto de analisar as coisas sem colocar os meus sentimentos em questão. Comecei a ler reportagens de criacionistas achando que iria encontrar as costumeiras falhas grosseiras em todas elas. Mas um fato me chamou a atenção: A afirmação de que nunca foram encontrados fósseis dos "elos perdidos", ou seja, os seres intermediários entre duas espécies. Comecei a pensar nisso: Se um mamífero de pescoço curto deu origem à girafa, deveriam ser encontrados fósseis de mamíferos com pescoços de vários tamanhos intermediários entre esses. Gostaria de obter mais informações sobre isso para poder discutir. Os fósseis dos "elos perdidos" existem ou não? POR FAVOR ME ENVIE INFORMAÇÕES A RESPEITO DISSO. Os criacionistas da sociedade católica Lepanto afirmam que o próprio Darwin afirmou que isso era a crítica mais séria à sua teoria. A teoria bíblica parece ser incompatível com a variedade dos grupos humanos. A pele mais escura dos africanos, os olhos puxados dos chineses, a maior quantidade de pêlos dos europeus, tudo isso parece ser evidências fortes do fenômeno da adaptação ao meio, embora a espécie humana seja uma só. A datação por Carbono-14 tem que estar errada também para que o mundo tenha sido criado a 6 mil anos... Um abraço!

Tuesday, March 5th 2002 - 07:21:19 PM

Olá Leonardo. Obrigado por seus comentários e desculpe a demora em responder. Essa questão dos fósseis é uma das mais clássicas, e mais usadas em favor dos criacionistas, no entanto ela está triplamente equivocada.
=> Primeiramente parte da idéia errônea de que toda e qualquer espécie que tenha existido teria deixado registro fóssil. A fossiliação é um fenômeno raro e o mais provável é que um número imenso de espécies que tenham existido na Terra tenha desaparecido sem deixar traço. Portanto mesmo que tenham existido várias espécies intermediárias de girafas por exemplo, não seria de se estranhar que não houvesse ficado evidências. Isso porém não é um grande problema para os cientistas pois o fósseis existentes são mais do que suficientes para esclarecer a Evolução em geral. Outros métodos também, principalmente o mapeamento de DNA, são ainda mais eficazes em explicar o processo.
=> Segundo, essa afirmação funciona como um Ad Infinitum nas mãos dos Criacionistas. Se você mostrar um fóssil completo entre uma espécie 1 e 2, o 1,5, eles irão então pedir o fóssil da espécie 1,25. E se você o achar, irão querer o 1,125, e assim por diante. Mesmo que existissem 100 fósseis entre duas espécies parecidas, não seriam suficientes, pois poderia-se considerá-las todas como espécies distintas e não como elos transicionais. Ou seja, não se trata de um questionamento sobre a existência ou não das provas, mas sim de um sofisma para se rejeitá-las.
=> Terceiro. Essa alegação em geral está acompanhada da acusação de que não foram achados fósseis transicionais, o que é falso. Há muitos fósseis que são considerados como sendo de espécies intermediárias, que é claro os criacionistas se esforçam para sofismar. Basta ver os mais importantes, a linhagem dos Hominídeos.
Por fim não é a datação do Carbono 14 que fornece uma Idade de bilhões de anos para a Terra, mas sim a de outros elementos mais pesados, assim como pesquisas estatigráficas e geológicas em geral. Se quiser mais informações estou a disposição e mais uma vez, desculpe pela demora em responder.

Marcus Valerio XR

24 de Março de 2002

58

Nome: Izabelle Moura de Araújo
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 80
Ocupações: Secretária
E-mail: belinha@cenpes.petrobras.com.br

Comentários: Muito interessante e complexa, adorei sua home page. Meus parabéns.

Monday, March 4th 2002 - 10:16:14 AM

Muito Obrigado Izabelle

Espero que possa sempre apreciar meu site.

A disposição

Marcus Valerio XR

24 de Março de 2002

57

Nome: Paulo Henrique
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1967
Ocupações: Marketing
E-mail: heilborn1212@hotmail.com.br

Tuesday, February 26th 2002 - 07:12:32 PM

Obrigado por visitar meu site.

Volte Sempre.

Marcus Valerio XR

01 de Março de 2002

56

Nome: Alexandre Bello Machado
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1986
Ocupações: Estudante
E-mail: superwesker@hotmail.com

Comentários: Olá Marcus, nao tive tempo para ler muito do seu site, mas quando eu tiver tempo (aliado a paciencia, pois os textos sao enormes!!!!!!) Por enquanto , eu gostaria de sua ajuda. Tornei-me ateu a pouco tempo, e meu pai descubriu e nao gostou. Me deu varias explicaçoes de porque eu deveria acreditar em Deus, e essas explicaçoes, obviamente, eram ridiculas. Ainda por cima, havia a namorada dele e a filha desta namorada, todos me forçando a ir á igreja. Sem falar que minha vó por parte de pai é extremamente religiosa. A questao é: como faze-los entender minha posiçao, minha escolha?

Saturday, February 23rd 2002 - 10:39:22 PM

Olá Alexandre.
Primeiramente quero dizer que estou honrado, e surpreso, em inspirar a confiança que você me deposita. Seu problema é um drama comum entre pessoas que se desiludem da religião em um meio de pessoas religiosas.
Mas para que eu possa ajudá-lo, embora deva admitir que menos do que gostaria, preciso de maiores informações sobre seu caso em particular, aí sim eu poderia contribuir mais via E-mail.
Posso dizer por enquanto que geralmente pouquíssimo adianta argumentar racionalmente com pessoas que estão muito envolvidas emocionalmente numa religião. Você poderia então, se for o caso, expor seus sentimentos. Trata-se de seu inviolável Livre-Arbítrio! Pelo próprio ponto de vista Cristão, nada nem ninguém poderá forçá-lo a abraçar uma fé se você não estiver disposto, nem que esteja todos os dias na Igreja. Até pelo contrário, a insistência na força tende a desenvolver um sentimento ainda maior de recusa.
Não sei se isso ajuda, mas talvez você devesse começar por aí.
Gostarei muito de ajudar mais se você quiser.
Obrigado

Marcus Valerio XR

25 de Fevereiro de 2002

55

Nome: marcello
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1958
Ocupações: prof.
E-mail: marcello_borges@hotmail.com
Comentários: Caro 'colega',
Digo colega porque ambos somos pesquisadores destas temáticas, nomeadamente sobre o Japão. Quero, antes de tudo felicitá-lo pelas suas profundas palavras as quais revelam uma pessoa de grande sabedoria e, nesta base, agradecer os elementos que aqui nesta página pude colher. Faço votos que de ora avante possamos por esta ou outra via trocar impressões. Ao seu inteiro dispor deste lado do mundo (Portugal) Marcello

Saturday, February 23rd 2002 - 02:12:52 AM

Olá Marcello...

Agradeço muito sua gentileza, (nem precisava tantos elogios!) e comemoro minha primeira mensagem de um Visitante de Portugal.

Estou a disposição para troca de qualquer conteúdo, e como sugestão, que tal conversarmos sobre a religiosidade em Portugal?

Muito Obrigado e Volte sempre.

Também ao seu dispor

Marcus Valerio XR
25 de Fevereiro de 2002

54

Nome: Tiago
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1978
Ocupações: Estudante
E-mail: ipatinga@unicamp.br

Comentários: Marcus,

Vc precisa de um encontro com Deus.

Abraços,

Tiago

Wednesday, February 20th 2002 - 10:42:47 AM


Olá Marcelo,

Entrei em seu site e descobre qui sou um ignorante, pois "Somente ignorantes podem acreditar no Criacionismo... também os Hipócritas e os Loucos."

Defenderei uma tese de mestrado em genética molecular em junho de 2002, em uma das melhores universidades do seu país, mas sou um ignorante por conhecer Deus.

Pena é que a ciência que vc acredita, somos nós cientistas que fazemos, eu mais algumas centenas de ingorantes pós-graduandos que acreditam em Deus, e fazemos a sua ciência. Há tantos erros científicos na sua página, que nem vale a pena mostrá-los aqui. Retomo o que disse, vc tem que ter uma experiência com Deus.

Tiago


Thursday, February 21st 2002 - 07:46:28 AM

Olá Tiago.

---Bem, eu já tive um encontro com "Deus", e foi realmente a experiência da minha vida. Na verdade este site é apenas um dos sub produtos desta experiência que me lançou num estado "nirvânico" por mais de 3 dias.
---Provavelmente trata-se de um deus diferente do que você acredita. Inclusive eu nem gosto de chamá-lo de Deus, devido as conotações errôneas que advêm disto. Poderia chamá-lo de O
UNIVERSO em si.
---Talvez o Deus a que se refere seja parte do mesmo algo que tangenciei em minha experiência. De qualquer modo, obrigado por sua preocupação.

Marcelo? Quem é Marcelo?!

---Bom. Lamento que o site do Marcelo tenha essa frase que você citou. Porque no Meu não há!
---Mas se estiver se referindo a passagens como a que está presente no texto sobre Termodinâmica que diz respeito a um indivíduo específico, e se decidiu tomar as dores desta pessoa, sinto muito.
---Espero que a tese que defenderá não seja criacionista, caso contrário aí sim você poderá ser chamado de ignorante ou hipócrita.
---De qualquer modo Tiago, entenda que a Ignorância como eu vejo é muito democrática. Não distingue gênero, raça, credo, casta ou nível de instrução.
---Também não se trata de "ser" uma pessoa ignorante, mas de "assumir" posturas ignorantes em certos casos, coisa a qual qualquer um, inclusive eu, está sujeito. Acreditar em Deus também não faz ninguém ignorante.
---Quanto a Ciência, não pense que ela é privilégio de uma elite. Ela é um produto da Mente Humana. Nem você, nem eu, nem cientista ou grupo algum é detendor da Ciência. E espero que não pense que sua posição o faz melhor, cientificamente, do que qualquer um.
---Você por exemplo, diz que há muitos erros científicos em minha página, o que provavelmente é verdade, mas não se dignou a apontá-los, portanto antes de reclamar para si o status de cientista, recomendo que tenha a humildade de compartilhar seu conhecimento com quem você considera menos qualificado que você.
---Todavia esses erros não muito me preocupam, pois o direcionamento deste site é para o público leigo, e tenho certeza de que ele é inteligível para a maioria, que de qualquer modo nem percebe tais erros.
---Para finalizar, e já que delineei o assunto. Que tal você pegar o seu título, pode terminar seu mestrado primeiro, e juntar-se a todos os outros PHDs a que você se refere e que fazem a "Minha" Ciência, e juntando toda a fé que tiver em Deus tente solucionar as QUESTÕES SIMPLES QUE O CRIACIONISMO É INCAPAZ DE RESPONDER.

Muito Obrigado por sua participação Tiago, e desculpe se o incomodei.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
21 de Fevereiro de 2002

53

Nome: THAIS DRIMEL ANDRADE
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1979
Ocupações: ESTUDANTE, FUNC. PUBLICA
E-mail: thaisdrm@yahoo.com.br
Comentários: Muito legal seu site, para variar... Voce é uma pessoa muito revolucionaria em suas ideias e isso é muito bom...

"O Conhecimento
É tudo aquilo
Que o homem apreende,
Recebe, adquire, cria ou concebe,
Mesmo que falso ou verdadeiro,
Desde o instante do seu nascimento
Até o momento derradeiro
Em que o beijo da Morte
Os seus lábios tocar
E, desta Vida, lhe arrebatar."
(Thaís Drimel Andrade - 24/06/97)

"Os amigos são como estrelas:
Alguns literalmente caem do céu
Em nossas vidas para realizar os nossos sonhos;
Outros, apesar da distância, continuam a iluminar nossos caminhos;
Há ainda aqueles cuja fugaz passagem por nossas vidas
Deixa sua luz gravada em nossos corações por muito tempo;"
(Thaís Drimel Andrade - 28/12/2001)

Monday, February 18th 2002 - 06:33:04 AM

Olá Linda Bruxinha...

Ainda bem que escreveu pouco. Ou eu passaria dias imaginando o que poderia lhe dizer... Que já não tenha dito... Tantas vezes...

Obrigado, por tudo...

Não obstante...

"Há aqueles que ao cair do Céu são capturados
Como as mariposas ante luzes hipnóticas
Mesmo que iluminem também são iluminados

Sim, eu quis te iluminar, mas fui ofuscado
meus Lasers refletidos em magia óptica
e numa cadeia de luz, fui entrelaçado

E foi há Tempos, que na Mente, Anos-Luz
Embora resistente eu tenha sido
Manto negro ocultado a luminância
Mas absorvendo o Calor

E agora emerge em Força, e me Seduz
Minha enfim liberdade põe em perigo
Transforma a energia até última instância
A convertendo no que ainda temo chamar...
...de AMOR"
(Marcus Valerio XR - 01/03/2002)

Marcus Valerio XR
21 de Fevereiro de 2002

52

Nome: Harom Negy
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1945
Ocupações: Eng. Elétrico Aposentado
E-mail: hnegy@hotmail.com
Comentários: Investi aproximadamente 6 horas de leitura nos seus textos.

Estou até com a mente embaralhada.

Mesmo assim, vou arriscar alguns comentários.

Partindo da premissa que tudo que li em sua hp brotou do seu íntimo, você deve ser uma pessoa que sofre muito e ao mesmo é muito feliz.

Motivo: Evolução é sinônimo de sofrimento e a busca da verdade é sinônimo de felicidade.

Quanto aos conceitos, ilustrados na hp, diria que provocam uma "polarização de raiva" pois a humanidade ainda não está preparada para aceitá-los.

Tenho um filho que, quando criança, ficou com raiva ao saber que Papai Noel não existia...

Não sei qual é sua idade, mas acho que você é mais novo e mais preparado no assunto do que eu.

No entanto, arrisco uma recomendação, não um conselho: Na minha opinião você está buscando a felicidade de modo indireto, procure a felicidade de modo direto. O preço será o mesmo: Sofrimento + Felicidade. O que você precisa é mudar o foco de DEUS para EU-INTERIOR. É só. Parece fácil mas não é. Se isso lhe parece agressão, não tem problema: O Mundo Exterior é agressivo por natureza. Aprendemos constantemente a nos defender das agressões do Mundo Exterior.

Saliento que não estou dizendo para você largar de tudo isso, pois, como você deve saber, o seu EU-INTERIOR é multifacetado...

Desabafei porque acho que tudo tem seu preço: Hoje você me somou algo. Se eu não tivesse gostado mandaria duras críticas e não teria dispendido tantas horas de leitura em seus artigos. Não é o caso.

Parabéns! Estou admirado.

Para finalizar: Na minha opinião 99,999% da população mundial, de fato, acredita em Deus, mesmo dizendo "da boca prá fora" que não. Na "hora do aperto" tem a recaída. Se a pessoa não tem uma estrutura forte tem recaída e então, precisa da muleta.

Espero que você não esteja enunciando seus conceitos "da boca prá fora"...

Um abraço! Te quero o melhor para você. Seja feliz!

Friday, February 15th 2002 - 03:51:54 PM

Olá Harom.

Muito obrigado por sua visita e seus comentários. Eles denotam uma pessoa de conteúdo incomum, com uma proposta de auto conhecimento esclarecida.

No entanto, estou em dúvida sobre se você de fato apreendeu minha Filosofia em seu sentido mais fundamental. Gostaria de saber que textos você leu.

Digo isso porque o foco de minha proposta é justamento o EU, haja visto o Solipsismo. Se isso náo estiver claro nos textos da Filosofia EXERIANA eu gostaria que vocë me disesse com mais detalhes.

A idéia de que meu pensamento assim como a evolução são uma dinâmica entre o Sofrimento e a Felicidade é notável, e até esclarecedora.

Já a "Polarização da Raiva" não me foi bem compreendida.

Noto também que você não leu minha apresentação em XR, caso contrário saberia minha idade. Creio que isto serviria para uma melhor noção de minha pessoa.

É principalmente em sua sugestão de mudança de foco para a busca da felicidade, assim como a preocupação a respeito de que isso poderia me soar agressivo, que me fazem pensar que minha idéias não foram bem compreendidas por você.

Por favor, gostaria muito que entrasse em contato comigo novamente e que voltasse a examinar meus textos. Você me parece ser capaz de contribuir muito mais.

Obrigado.

Marcus Valerio XR

21 de Fevereiro de 2002

51

Nome: Pedro Werneck
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: Analista de Segurança
E-mail: pedro.werneck@bol.com.br

Comentários: Um amigo me indicou esse site com muitos elogios, e vim até um pouco animado... o problema é que logo no index eu já sou presenteado com um "O universo é infinito", uum "Princípio Primordial", um "Evolução: a única explicação científica para a origem da vida", e com idéias medíocres e pouco criativas sobre arte e filosofia... pra completar, a página tem design horrível e nada profissional, o que é de surpreender já que o autor se diz designer com um "grande senso estético"...

sem mais comentários... na internet aparece cada coisa...

Sunday, February 10th 2002 - 07:13:44 AM

Talvez seu amigo devesse ter lhe avisado se tratar de um site Filosófico de postura Anti-Criacionista, pois se não está preparado para frases como as que citou, melhor nem pensar em ler qualquer coisa que não a revista CARAS ou CONTIGO.
Não sendo o caso recomendo uma postura mais objetiva e menos agressiva. Posso dizer que sua mensagem foi grosseira e infantil, ou que não foi clara em suas críticas e pedir que explique qual é o problema das frases em questão com análises e refutações. Prefiro a segunda opção.
Quanto ao Design é gosto, que prefiro não discutir, muito menos contra escapismos do tipo "nada profissional". Por falar em profissão, só por curiosidade, você é "Analista de Sistemas de Segurança em Informática", Psicoterapeuta de Leões de Chácara ou mais um beneficiado com a crescente onda de criminalidade? É sério! Gostaria de saber.

Sem mais réplicas... Na Internet aparece cada Internauta...

Marcus Valerio XR
11 de Fevereiro de 2002
Obs: Desculpe, é que estou ficando menos paciente com esse tipo de atitude. Obrigado pela participação.

50

Nome: Marcus Vinícius
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1983
Ocupações: Estudante e músico
E-mail: marcus.siepen@bol.com.br
Comentários: Gostei muito da maneira como você expõe as dúvidas acerca da vida e digo que, antes de acreditar em dogmas religiosos ou seguir o que nossos pais impõem, devemos pensar no mundo como ele realmente é. Devemos pensar a vida como se nós tivéssemos nascido numa sociedade sem preconceitos ou religiões e, daí tirarmos nossas conclusões. Estudando as sociedades, descobri que todas as crenças estão erradas. Porém, não devemos reprimi-las porque ela são a expressão de nosso tempo e espaço.

Saturday, February 9th 2002 - 01:13:18 PM

Obrigado por sua participação xará.
Concordo com sua idéia, embora não nos seja possível pensar o mundo exatamente como ele é, mas sim como nos parece. Mas a postura de examinarmos com nossos próprios meios, na medida do possível, é o que defendo.
Não sei se todas as crenças estão erradas, mas concordo com a não repressão, pois como você mesmo disse, elas comunicam muito sobre nosso contexto, mesmo inconsciente, e nesse sentido são expressões valiosas de nossa cultura.

Até Logo e Volte Sempre

Marcus Valerio XR

11 de Fevereiro de 2002

49

Nome: Rossana
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1974
Ocupações: operaria
E-mail: amaterassu@altavista.com
Comentários: A-do-rei suas monografias! De tudo o que pesquisei sobre o Xinto voce foi quem melhor comentou!Kaguya Hime foi a primeira lenda oriental que ouvi na infancia.Foi bom rele-la e com uma outra visao...Meu amigo Hiro nao sabe a metade sobre os Kamis, ele ficou envergonhado...Dewa Mata!

Thursday, February 7th 2002 - 02:51:04 AM

Muito Obrigado Rossana, vindo de quem mora no Japão isso é muito significativo. Se bem que você minha amiga, já é até um pouco suspeita não? Afinal me ajudou a corrigí-la.Kaguya Hime também foi a primeira lenda japonesa que estudei seriamente. Ainda pretendo analisar outras.

Mais uma vez obrigado pela força que você tem me dado, inclusive por E-Mail.

Marcus Valerio XR

11 de Fevereiro de 2002

48

Nome: Fabio Murillo
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1977
Ocupações: Estudante de Medicina
E-mail: fmurillo@superig.com.br
Comentários: Achei muito interessante sua iniciativa. Em breve, iniciaremos um longo debate.
Um abraco,
Fabio

Friday, February 1st 2002 - 05:41:32 PM

Obrigado por sua visita e seu interesse.

Aguardarei pelo debate.

Marcus Valerio XR

04 de Fevereiro de 2002

47

Nome: Altair
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 69
Ocupações: Jornalista / Educador
E-mail: botocom@bol.com.br
Comentários: Grande ensaio sobre Maniqueísmo. Foi de grande importância para a "oxigenação" de minhas idéias.
Visite-me em www.botocom.cjb.net

Um grande abraço.

Friday, January 25th 2002 - 12:10:41 PM

Muito obrigado por sua participação Altair.

Visitei seu site. Muito interessante o texto sobre o Ultraman.

Volte Semrpe

Marcus Valerio XR

28 de Janeiro de 2002

46 Nova Mensagem de Frank de Souza Mangabeira
Wednesday, January 16th 2002 - 05:43:39 AM
Prosseguindo o diálogo iniciado na Mensagem 16
45 Nova Mensagem de Ricardo Martorelli
Monday, January 7th 2002 - 09:44:57 AM
Prosseguindo o diálogo iniciado na Mensagem 42
44

Nome: Eduardo Ismael
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: dentro e fora de casa
E-mail: eismb@hotmail.com
Comentários: "Estado Civil: Incerto"!!!!
E então, ainda fazendo Letras Japonês?
Copiei alguns textos do site, mas ainda não pude dar uma olhada na parte de filosofia exeriana. Como espero que você já saiba, minhas ocupações não me permitem ater-me aprofundadamente em estudos e questionamentos que não envolvam Direito Para Concursos e Lingüistica. mas entro em contato quando possível. um abraço,

Eduardo

P.S.: quando você era criança, ao olhar para o céu em um dia de negra tempestade, o que você imaginava e sentia? nunca me esqueci da primeira vez em que me senti um grão no universo.

Wednesday, January 9th 2002 - 11:34:00 AM

Olá Eduardo Ismael! Até que enfim!

Bem, quanto ao meu estado civil, desde o primeiro dia 2002 é "definitivamente" Solteiro. Acabou a incerteza.

Apesar de suas ocupações, como andam os estudos teológicos? Recebeu meu texto sobre a APOCATÁSTASE?

Já foi ver A SOCIEDADE DO ANEL? Eu adorei!

Espero que gosta de ler a Filosofia EXERIANA, e aguardo ansioso novos contatos.

Valeu!

Marcus Valerio XR

10 de Janeiro de 2002

P.S. Sentia um certo medo... Como se fosse um vazio. Um Nada. Tal como aquele da História sem Fim.

43

Nome: shimizu rossana
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 49
Ocupações: operaria
E-mail: shabono@ezweb.ne.jp

Comentários: Adorei ler sobre Terrania, adoraria viver em mundo assim...Desde pequena estranhava o fato das mulheres serem tratadas de modo diferente, e isso sempre achei ridiculo...E o que me chama a atencao e que parece q existe duas especies de mulheres nesse planeta: As revolucionarias e as servis(simplesmente aceitam tudo!).Estudei gnosis e visitei a Sociedade Teosofica, tenho amigos rosa-cruzes e macons....Adoro Carlos Castaneda e pretendo aqui no Japao visitar um grupo de tensegridade...Voce e um dos raros homens que hoje em dia raciocinam e questiona a tudo. Gostei muito de sua home page e pretendo saber mais sobre terrania...Sobre a cidade da magia negra nao consegui ler a parte direita,pois esta coberta!O meu ano de nascimento esta na contagem japonesa e equivale a 1974.A o norte da India ,proximo ao Afeganistao existe Ladhak e o Kafirkistao que ainda sao matriarcais...Pretendo conhecer....Ainda nao pude ler tudo o que escrevestes...Sobre Deus,prefiro dizer Deusa para mim soa melhor, e que toda essa divindade esta dentro e nao fora...Penso que esse mundo e uma prisao e quero me libertar...

Tuesday, January 8th 2002 - 02:02:06 AM

Uma mensagem internacional! Do outro lado do mundo!

Olá Shimizu, obrigado por participar de meu site. Estou supreso também por receber pela primeira vez algum comentário específico sobre As Senhoras de TERRANIA, fora as que recebi de pessoas que já conheciam a obra por outros meios.

As Senhoras de TERRANIA é um a obra de Ficção Científica e Fantasia onde procurei desenvolver uma sociedade cujo alguns paramêtros são inversos aos da nossa. Fico muito contente que você tenha gostado. Entre outras coisas, minha intenção é exatamente instigar a reflexão sobre o sexismo. A obra é prevista para 4 livros, ainda estou terminando o terceiro, mas ainda devo demorar algum tempo antes de publicá-la, pois estou fazendo várias revisões e aperfeiçoamentos na narrativa assim como elaborando as artes de capa.

Quanto ao texto que você não conseguiu ler, verifique as configurações de seu computador. O ideal e visualizá-la em 800x600 e não se esqueça de manter a visualização de imagens disponível. Você ainda pode selecionar o trecho que esteja invisível e colá-lo num programa de texto. Se o problema persistir me fale e eu darei um jeito de enviar o texto para você num formato mais simples. Tenho ainda também vários trechos a serem publicados, mas como você deve notar o site é bem grande e eu faço tudo sozinho, razão pelo que as atualizações tenham sido lentas apesar de constantes.

Eu gostaria muito de conversar mais sobre as sociedades matriarcais que você citou, além de sobre TERRANIA. Também tenho alguns amigos que estão morando aí no Japão, um deles inclusive já leu os meus dois primeiros livros, ele mora em Nagoya.

Espero que escreva de novo, e mais uma vez

Domo Arigato Gozaimasu...

Marcus Valerio XR

09 de Janeiro de 2002

42

Nome: Ricardo Martorelli
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1962
Ocupações: Publicitário
E-mail: ricardo.martorelli@ig.com.br

Comentários: XR, Estive observando alguns de seus textos, e percebi a profunda sede que você tem de conhecer a verdade. Ora, todas as religiões, seitas e filosofias são terrenas, e são tentativas humanas para supostamente conhecer ou para se achegar a Deus ou a deuses. O que o mundo não sabe é que Jesus Cristo é Deus. Ele é o único Deus VERDADEIRO e a vida eterna(1 Jo 5.20). Leia em Apocalipse 12.9 e os versículos seguintes, você vai compreender que o mundo permanece enganado, e que enquanto Cristo não morreu no Calvário, até no céu havia desgraça. O verbo que é Deus, se fez em carne e fez tabernáculo(ou seja, habitou) entre nós, para que conhecêssemos a Deus conforme seu próprio testemunho.

É preciso que o Espírito Santo abra seu entendimento para que você possa compreender a revelação das escrituras sagradas. A verdade é Jesus Cristo revelando a glória do Pai no Novo Testamento.

Fique na paz de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Thursday, January 3rd 2002 - 01:52:11 PM

Olá Ricardo, muito obrigado por sua participação.

Sinceramente, não creio que possamos, por enquanto, conhecer A VERDADE, se é que ela de fato exista. Acredito que seja possível nos aproximarmos dela e interpretá-la a nossa maneira, ou talvez que nós mesmos, individualmente, tenhamos que construí-la.

Como você disse todas as religiões e filosofias são terrenas até se prove o contrário, sendo então obras humanas. Só que isso também se aplica ao Cristianismo e a Bíblia.

Lendo os versículos bíblicos que você citou, assim como inúmeros outros, o que compreendi foi uma série de alegorias mitológicas escritas há quase milhares de anos por homens que jamais sonharam que um dia o mundo poderia se aproximar do que é hoje, e que os quase dois milênios de intensa massificação mental imposta à espada pelos Cristãos se embrenhou tão profundamente na cultura que mesmo pessoas intelectualmente virtuosas ainda se esforçam desesperadamente para crer e fazer crer que a Bíblia seja algo mais que uma simples obra humana.

Como diria Calvino, pode ser que o Espiríto Santo não tenha me Iluminado (ou neutralizado minha razão, intuição e senso critíco) para que eu "compreendesse" o "real" sentido das escrituras. Mas enquanto Ele não se dá a esse trabalho, sigo meu próprio caminho, que segundo essa mesma teologia calvinista, já está arbitrariamente predestinado desde o início dos tempos.

Não desisti de perguntar por que esse Deus Único Verdadeiro Misericordioso Onipotente e Onisciente, sabendo que caminho eu seguiria, mesmo assim me criou para que após algumas décadas de vida eu passasse não só Bilhões de anos, mas a ETERNIDADE em sofrimento. Mas até agora a melhor resposta que obtive, é que tudo isso não passa de um mero sonho/pesadelo criado pela quase Onipotente MENTE HUMANA, o único "Deus" Verdadeiro que conheço.

Ainda assim, estou na Paz. Obrigado

Marcus Valerio XR

04 de Janeiro de 2002

Vai à próxima mensagem de Ricardo Martorelli.

41

Nome: Alisson Costa Resende
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1967
Ocupações: Analista de Sistemas
E-mail: aresende@brfree.com.br
Comentários: Achei muito interessante o seu site. Devemos estar abertos para acolher as mais diversas opiniões , para que assim, possamos formar o nosso ponto de vista diante dos mais diversos assuntos. Eu, por exemplo, sou de uma família de criação católica. Desde pequeno meus pais me levaram à igreja, ao catecismo, me incutiram os dogmas do catolicismo. Na escola também me era ministrado o ensino religioso. E eu cria em tudo piamente, porque assim o fui programado para crer. Mas com o passar do tempo, estudando ciências, história, conhecendo a própria história da igreja católica,conhecendo o pensamento de outras religiões e lendo a bíblia com senso crítico comecei a formar minhas próprias opiniões e a perceber que a religião, na verdade, é uma invenção do homem e não de Deus. Penso que a maioria dos preceitos religiosos seja uma forma de dominação que foi incutida na mentes dos povos através dos tempos. Mas também acredito que a Bíblia e outros livros sagrados possuem grande valor histórico e muitos ensinamentos válidos. Para mim a verdadeira religião é fazer ao próximo aquilo que você gostaria que ele fizesse a você. Digo isso pensando nas palavras de Jesus Cristo: "Amar ao próximo com a si mesmo". Hoje vejo que a ciência e a filosofia trazem respostas bem mais plausíveis que as respostas que as religiões nos oferecem. Pretendo visitar o site outras vezes e acho que deveriam ser colocados mais assuntos sobre religiões, como, por exemplo, contradições bíblicas. Seria uma assunto muito vasto.

Thursday, January 3rd 2002 - 04:38:46 AM

Olá Alisson.
Muito obrigado por sua visita e quero parabenizá-lo por seus comentários. Compilou muito bem seu histórico, sua visão de mundo e suas perspectivas.
Concordo em gênero, número e grau com suas opiniões. Gostaria de destacar o que você diz sobre a Bíblia, pois tenho tido dificuldade em encontrar posicionamentos como o seu, e meu, que fazem um meio termo. Infelizmente vejo apologista bíblicos tendendo ao fundamentalismo, ou críticos que não raro guardam um ódio visceral contra a mesma.
Eu vejo a Bíblia como um riquíssimo empreendimento da cultura humana, digna de toda a nossa consideração, mas não posso mais do que considerá-la isso, uma obra humana religiosa, proto-histórica e referencial de uma forte tradição cultural.
Quanto a sua sugestão, na verdade já está em plena elaboração, na seção de Livros Sagrados, embora tenha tido trabalho para desenvolver um enfoque diferente do que tenho encontrado amplamente na WEB. Em breve você irá encontrá-lo aqui.
Por último destaco sua citação da
Regra de Ouro da religiões, que no caso do cristianismo se expressa em sua citação de Jesus Cristo. Essa frase, cujo conceito está presente em todas as religiões, demonstra que no fundo toda a humanidade sempre soube o único caminho para a paz e felicidade entre as pessoas, embora fracasse em seguí-la.
Teoricamente, no íntimo, a humanidade sempre soube o que fazer. O que nós falta é a força para a prática.
Até breve.

Marcus Valerio XR

03 de Janeiro de 2002

40

Nome: Liz do Cerrado
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1989
Ocupações: estudante
E-mail: liz_do_cerrado@hotmail.com
Comentários: pisa no sistem, yaeh!!!!!!!!!!

Friday, December 28th 2001 - 11:20:58 AM

Ok Baby!
Thanks!

Volte Sempre.

Marcus Valerio XR

02 de Janeiro de 2002

39

Nome: Leandro Miranda Cardoso
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1982
Ocupações: Estudante de História
E-mail: lmomcardoso@bol.com.br
Comentários: Olá, sou amigo do Flávio (que me "levou" à pág). Sou um humanista que transcende no cristianismo. Não sigo nenhuma instituição religiosa pois nenhuma é perfeita - apesar de os protestantes estarem mais próximos do cristianismo, hoje estão estagnados e não protestam mais (pena).

Li pouco da página, infelizmente, mas o pouco que li já me deu a impressão de que desenvolverei ainda mais meu pensamento no assunto.

Coriê Vashma!



Comentários da Pesquisa: O humanismo foi uma decisão minha - sou muito ligado à transcendência e pouco à imanência -, foi uma forma de ficar mais próximo do ser humano (apesar de que o cristianismo também é obra, obra somada à fé). Muitos humanistas são ateus (e eu tive de explicar para o Flávio de que há os "rebeldes"), mas eu não sou por diversos motivos que me fizeram ter certeza absoluta na existência de Deus. Isso não quer dizer que não questione Suas ações, sou humano e fico triste, mas depois que me concientizei no humanismo tenho estado muito mais tranqüilo com os problemas (muito mais forte). Sou anti-materialista, no entanto concordo com certos pensamentos de tipos como Marx. Não sou marxista (como disse, não tenho religião - risos), Marx pensou coisas com que não concordo.
Eu sei que não sei tudo - e nunca vou saber -, mas quero saber sempre mais...


Sunday, December 9th 2001 - 05:54:55 PM

Olá Leandro, Obrigado pela visita.

Que bom saber que minha página já recebe divulgação interpessoal, agradecerei ao Flávio. Espero que ao ler melhor meus textos e entender mais minhas idéias, você possa acrescentar algo em seu desenvolvimento pessoal.

Gostaria de abordar alguns pontos notáveis em sua participação na minha Enquete, que me deixaram dúvidas.
Como você concilia sua postura
Monoteísta com a outra opinião de que Deus é "A centelha divina que liga o Homem à Deus."?
Você se declarou
Criacionista mas de nenhuma Religião. Isso me é de fato inédito. Mas ao afirmar que pretende conhecer melhor o pensamento darwinista como pode saber que não irá concordar com ele?

O Humanismo não possui nenhum vínculo direto com Ateísmo, embora é evidente que os que se declaram Humanistas sendo em geral não religiosos, a incidência de Agnósticos e Ateus seja alta. Em por exemplo me considero Humanista, Agnóstico, mas Teísta.
O trecho
"...Isso não quer dizer que não questione Suas ações,..." é muito interessante, pois sintoniza com uma proposta minha no sentido de remover os atributos de "Perfeição" e "Imutabilidade" absolutas da natureza divina.
Quanto a Marx, bem, o Marxismo não é Religião, mas é curioso como certas pessoas de fato o vivenciam como uma. Isso me parece demonstrar a fortíssima necessidade humana pelas religiões, pois ao tentar detê-las, assim como eliminar resquícios da idolatria monárquica, estados como China ou a antiga U.R.S.S. não conseguiram outra que coisa que não preencher sua lacuna, e se antes todas as famílias chinesas tinham um retrato do divino imperador em suas casa, passaram a ter um de Mao-Tsé Tung.

Muito obrigado pela visita e pelos comentários. Volte sempre.

Marcus Valerio XR

10 de Dezembro de 2001

38

Nome: Flávio Macedo Pinheiro
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: Metalúrgico e Universitário (História)
E-mail: flamapi@bol.com.br

Comentários: Gostei muito dessa página. Sou cristão e gosto de muito de ler as idéias de não-cristãos. Não li tudo ainda mas já percebi que há muito conteúdo, e quero entender melhor o que você pensa, visto que até agora só li suas idéias sobre as crenças em geral. pretendo escrever mais vezes e irei recomendar essa página para meus amigos. Continue com seu bom trabalho e que Deus (talvez você não creia nele) te abençoe!

Comentários da Pesquisa: Creio em Deus, no Deus do cristianismo. Sigo a religião protestante pois conclui que ela segue o cristianismo melhor que outras, mas não de forma perfeita. Até hoje não vi explicação melhor que as do cristianismo, para os fatos em discussão com a ciência (ex: criação). A única coisa que os céticos em geral fazem, é trocar a fé por racionalismo, ou seja trocam uma incerteza por outra, visto que nenhuma das dois pode ser comprovada de forma empírica.

Saturday, December 1st 2001 - 11:50:26 AM







Segue para a: PRÓXIMA MENSAGEM DE FLÁVIO MACEDO PINHEIRO

Muito obrigado Flávio por sua participação em meu site, suas apreciações e seu incentivo. Aguardarei ansioso suas próximas impressões sobre meus demais textos.

Gostaria de tecer também algumas observações sobre seus comentários em minha Pesquisa On-Line.

Como sempre os protestantes demonstram maior coerência entre suas convicções pessoais e a religião que professam, ao contrário de muitos católicos por exemplo que, como pode-se notar nos resultados desta pesquisa, por vezes divergem por dos pressupostos básicos da Teologia Cristã, mesmo Católica. Isso reforça a idéia de que a Igreja Católica tem sido largamente liberal e ecumênica e/ou que muitas pessoas a seguem apenas por tradição.

Você afirmou não conhecer explicação melhor do que a Cristã, Criacionista, para o evento das Origens, mas observe como isso se relaciona com sua declaração de que e Racionalismo são incertezas equivalentes. É muito difícil sustentar essa idéia, é um domínio totalmente subjetivo, que não pode ser demonstrado, apenas sentido individualmente. De forma totalmente inversa, a Razão possui a propriedade de ser demonstrável, de modo que se os pressupostos e o raciocínio estiverem corretos é impossível não concordar com as conclusões.
Criacionismo e Evolucionismo são ambos raciocínios desenvolvidos sobre alguns dados, e é nesses dados que reside a diferença entre ambos. A Evolução tem como base dados empíricos obtidos da natureza e racionaliza sobre os mesmos. O Criacionismo se baseia antes de tudo na Autoridade da Bíblia, que só pode ser aceita por Fé.

Claro que há um maior ou menor grau de Fé e Razão em ambos, mas a gama de dados que apoiam a Evolução é incomensuravelmente maior, assim como a coerência de seu raciocínio. Por outro lado a Criação simplesmente não possui dados empíricos como suporte, tanto que sequer faz pesquisas de campo, como você poderá observar em qualquer instituição criacionista que se diga científica, além de frequentemente apelar para eventos sobrenaturais que mais uma vez, só podem ser aceitos pelo subjetivismo da fé.

De forma alguma isso significa uma indiscutível e absoluta prova. Como filósofo admito a possibilidade da Criação, mas dentro do campo da
Ciência não há chance de que a Evolução não seja a melhor explicação para a existência na Terra.

Mais uma vez agradeço sua participação e espero sua volta.

Marcus Valerio XR

04 de Dezembro de 2001

37

Nome: Cássia Cristina
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1970
Ocupações: Aux. administrativo
E-mail: ccassiamaciel@aol.com
Comentários: Conheci sua página através de pesquisa sobre o Japão (é o tema que me interessa), achei super interessante os demais assuntos e estarei sempre em contato.

Saturday, December 1st 2001 - 11:50:26 AM

Agradeço seu interesse em minha página. Os temas sobre o Japão fazem parte de meu ex-curso de Língua Japonesa na UnB, no qual me preferi me aprofundar nos aspectos culturais.

Agradeço também por participar de minha Enquete, sobre a qual gostaria de fazer algumas observações.

Você declarou Outra Opinião com relação a natureza de Deus, mas sua descrição confere com a Monoteísmo. E quanto a questão da origem da vida, sua afirmação de que "Foi criada por Deus" não corresponderia a alternativa C ou B? Da mesma forma no campo Religião você poderia ter selecionado ORIENTAL, embora eu agradeço por ter acrescentado Messiânica.

Mais uma vez, muito obrigado por sua participação e espero que volte sempre.

Marcus Valerio XR

02 de Dezembro de 2001

36

Nome: Carol S
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 77
Ocupações: Tentando ser webdesigner
E-mail: scifigirlbr@yahoo.com
Comentários: Caramba! Achei sua página o máximo.. não tive tempo de ler o conteúdo mas o design me atraiu muito...Parabéns! Adoro FC e estou tentando construir um site, que pretendo fazer referências a outros sites e comunidades. Se possível podemos nos corresponder para troca de experiências.
Abraços

Carol

Ficção científica é tipo um arqueologia do Futuro [Chad Oliver]


Wednesday,November 28th 2001-03:58:23 AM

Olá Carol...

Muito Obrigado por visitar minha página e por compartilhar suas impressões. Espero que goste do conteúdo tanto quanto gostou do visual, que na verdade ainda será muito trabalhado.

Eu adoraria trocar correspondências com você, estou a disposição.

Quanto a frase de CHAD OLIVER, somente se aplica a alguns ramos da FC, em especial a Futurâmica. Diferente do que muito gente pensa não é a ambientação no futuro que exatamente caracteriza a FC.

Novamente Obrigado. Aguardo seu contato.

Marcus Valerio XR

29 de Novembro de 2001

35

Nome: Marcello Paulinno
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 13/03/82
Ocupações: Estudante/Engenharia
E-mail: marcellopaulinno@bol.com.br
Comentários: Inacreditável!!!
Após muito tempo de procura, finalmente parece que encontro alguém com idéias semelhantes as minhas. O conteúdo deste site é antes de tudo, único. Isso por tratar-se de assuntos polêmicos que só necessitam de QI para serem portofilosofados e "desvendados". Mesmo com a falta de tradução de filósofos maravilhosos estrangeiros, sempre há uma luz no fim do túnel.

Tenho um grupo de filosofia, quem interessar-se...


Saturday, November 24th 2001 - 07:45:12 PM

Obrigado Marcello...

É muito bom ver que minhas idéias ecoam em mais pessoas do que eu esperava. De fato, creio que muito dos assuntos aos quais se refere não necessitam mais do que paciência, bom senso e disposição para serem abordados, algo que infelizmente falta num mundo onde tão poucos procuram realmente entender o que se passa a nossa volta.

Quanto a esses filósofos estrangeiros ao qual se referiu, poderia me citar alguns?

E é claro que eu me interesso por grupos de Filosofia. Como entrar em contato?

Mais uma vez obrigado pela visita.

Marcus Valerio XR

26 de Novembro de 2001

34

Nome: Fernanda van der Laan
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: Estudante de Psicologia
E-mail: fernandalaan@uol.com.br
Comentários: Me surpeendi com sua Filosofia Exeriana, tudo aquilo que você escreveu povoa minha mente quase que diariamente... Tenho idéias parecidas com as suas, e quando comento isso com alguém geralmente não sou levada a sério...
Busco respostas para minhas dúvidas em diversas religiões, na minha faculdade (curso Psicologia) e com as mais diversas pessoas. Nenhum dos grandes filósofos me tocou tanto quanto você! Sua cultura me parece surreal, de tão real!

Parabéns, continuarei sempre visitando seu site!

Saturday, November 17th 2001 - 11:11:52 PM

Obrigado Fernanda...

Mensagens como a sua são um estímulo a mais me impulsionando a buscar a contemplação da realidade.

A Filosofia EXERIANA ainda está nos seus primeiros passos, e com o tempo pretendo aperfeiçoá-la cada vez mais.

Espero que ela seja mais uma fonte onde você possa buscar respostas para suas dúvidas, embora eu já lhe adiante que ninguém poderá lhe fornecer as respostas, mas pode-se ajudar.

Volte Sempre...

Por Favor...

Marcus Valerio XR

19 de Novembro de 2001

33

Nome: Soni Xavier
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1950
Ocupações: Analista de Sistemas
E-mail: sonixavier@sulware.com.br
Comentários: XR, seu site é muito interessante, quanto as suas idéia e sua filosofia, assim como todas as outras, é discutivel, conforme a sua própria filosofia. A mente humana é assim concorda com aquilo que acredita e aceita, e discorda de tudo que não acredita e não entenda, isto serve para nós e para você. Em suma, somos todos ignorantes e vaidosos que tentamos convencer os outros de nossas versões como se elas fossem a VERDADE. Gostaria que desse uma olhada em meu site não tão bem elaborado assim, mas gostaria de receber a sua opinião sobre a minha versão das coisas religiosas.
Um abraço e sucesso em sua busca.

Soni Xavier

P.S.: (Vai que o "X" é de Xavier e sou parente deste louco !!! rs...).

Home Page dos Vigilantes Solarinos.
<www.sonixavier.hpg.com.br>

Thursday, October 18th 2001 - 06:34:25 AM

Olá Soni...

Obrigado por sua visita e seus comentários. De fato todo sistema filosófico é discutível, caso contrário não seria Filosofia. A razão é como uma espada, se bem manejada serve a qualquer propósito.

Concordo com a afirmação de que a mente humana escolhe acreditar no que quer, porém há meios mais ou menos convincentes de se fazer isso. Existem muitos discursos racionalmente falhos, e com uma dose de paciência podemos tornar nossos pontos de vista pelo menos coerentes com o que queremos acreditar.

O importante, creio eu, é jamais crer que se atingiu a VERDADE plena, pois isso encerraria nossa busca, interrompendo nossa evolução e afetando nossa condição humana.

Mais uma vez obrigado e agora deixe-me visitar seu site.

Marcus Valerio XR

24 de Outubro de 2001

32

Nome: MAILZA SOUZA NUNES SOARES
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 60
Ocupações: PEDAGOGA
E-mail: MAY@PROVAID.COM.BR
Comentários: FOI EXTREMAMENTE IMPORTANTE, ESTAMOS TRABALHANDO COM UM PROJETO SOBRE RELIGIOES.
VOU SEMPRE PESQUISAR E PROCURAREI CONTRIBUIR COM SUA CRIATIVA E INTELIGENTE PAGINA.


Thursday, October 11th 2001 - 04:12:58 AM

Muito Obrigado Mailza

Desde já agradeço qualquer contribuição e tenho muito interesse em projetos pedagógicos sobre religiões, em especial sobre a possibilidade de se instituir uma forma de estudos diversos sobre religiões no sistema educacional.

Volte Sempre.

Marcus Valerio XR

15 de Outubro de 2001

31

Nome: Doc
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1963
Ocupações: Bibliófilo
E-mail: doc2@uol.com.br
Comentários: Achei interessante o seu site pessoal, asim como suas preocupações e os conceitos que você apresenta.
São também interessantes e até elucidativos alguns artigos seus, sempre é claro, contendo uma forte dose pessoal de interpretação.
Já que suas ideias estão a disposição do público, acredito que você julgaria válido que enviássemos alguma observação no sentido construtivo de melhorar seu trabalho.
Aí vai:
Embora você seja um rapaz informado , acho que seria conveniente aprofundar um pouco seus conceitos teológicos que são expostos de forma, um pouco superficial, não sei se pela falta de desejo de aprofundar a discussão ou por deficiencia de embasamento no assunto.
Li o seu texto "O Caos e os Anjos", nele voce cita o Maleus Maleficarum, você já teve a oportunidade de Lê-lo? Alguns textos muitas vezes escondem sentidos profundos sob aparente simplicidade.Boa Sorte.

Doc


Thursday, September 6th 2001 - 02:23:04 PM

Obrigado por visitar minha página, assinar meu Livro, e pelos seus comentários. Não tenha dúvidas de que julgo válida e bem vinda qualquer observação sobre meus textos.

No que se refere a Teologia, eu tenho promovido estudos básicos através dos livros clássicos da área, como Tomas de Aquino e Agostinho, e me esforçado no sentido de dominar os conceitos e termos básicos geralmente em dicionários de Teologia e Filosofia. Creio que seja evidente que ainda tenho muito o que aprender, mas ainda assim ouso promover minhas próprias análises e raciocínios.

Quanto ao Maleus Maleficarum, confesso estar surpreso. É a primeira vez que alguém toca no assunto sem atacá-lo. Infelizente eu nunca tive a oportunidade de lê-lo diretamente em Português, pois sequer existem traduções. Já li com muita dificuldade alguns trechos num Inglês rebuscado e arcaico, não muito difíceis de se achar na WEB. Tento despertar o interesse de alguns professores de Latim da UnB no sentido de traduzí-lo.

Meus comentários sobre o "Martelo das Bruxas" baseiam-se principalmente em comentários de terceiros, em especial Riane Eisler, Carl Sagan e outros incluindo Protestantes e mesmo certos textos católicos. E embora jamais tenha visto qualquer comentário não negativo sobre o mesmo, não duvido que possa haver algo valioso. Gostaria muito então que você me ajudasse nessa questão.

Mais uma vez Obrigado

Marcus Valerio XR

18 de Setembro de 2001

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS 271-300
COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240
COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180
COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120
COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060
30 PRIMEIROS COMENTÁRIOS