MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS 301 A 330
Introduzindo 19 novos visitantes num total de 244 desde a inauguração.
NOVOS COMENTÁRIOS COMENTÁRIOS 331-360
COMENTÁRIOS 301-330 COMENTÁRIOS 271-300
COMENTÁRIOS 241-270 COMENTÁRIOS 211-240
COMENTÁRIOS 181-210 COMENTÁRIOS 151-180
COMENTÁRIOS 121-150 COMENTÁRIOS 091-120
COMENTÁRIOS 061-090 COMENTÁRIOS 031-060
30 PRIMEIROS COMENTÁRIOS

Marcus Valerio XR
RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

RESPOSTAS

330

Nome: Leonardo Motta
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 77
Ocupações: téc manut. elétrica
E-mail: leomottta_rshotmail.com
Comentários: Tu já deve ter visto alguém apaixonado né?! Pois é, as vezes agimos de igual forma, estamos tão envolvidos com algo que por mais que evidencias apareçam... nunca damos a credibilidade que elas (as evidencias) mereçam.

Não espere que alguém te prove a falibilidade dos teus argumentos... por mais que consigam, tu nunca vai aceitar. É como os padres da igreja católica, mesmo que se dêem conta de todo o engano que estão vivendo e ensinando, nunca voltarão atrás, pois está em jogo uma história, um ponto de vista, um caráter, um orgulho...

Pois é meu caro aperfeiçoador, quero te perguntar uma coisa... tu por um acaso já tentasse bater um papo com esse Deus que a Bíblia fala? Tenta! Talvés se tu baixares a tua guarda, Ele te ensine algumas coisas interessantes.

até mais ver.
atenciosamente,

Segunda, 26 de Julho de 2004

Leonardo...

Obrigado por sua participação.

É claro que já vi alguém apaixonado, e que tmbém já o estive. Aliás continuo apaixonado por minha noiva.

Volta e meia, alguém mostra a falibilidade de meus argumentos, mas sempre com contra argumentos, e não com apelos à Fé ou discursos retóricos e poéticos.

Já bati papos com vários candidatos a Deuses, aprendi muitas coisas interessantes, um deles pode até ser o que vocês pensam ser o Deus da Bíblia. Mas exatamente com este que a Bíblia fala parece um tanto difícil.

Afinal... Já tentaste bater um papo com personagens de ficção literária?

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sexta, 30 de Julho de 2004

329

Nome: Rafael A. B. Pavani
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1983
Ocupações: Estudante universitário
E-mail: rafaabpavanihotmail.com
Comentários: Marcus, já faz algum tempo que enviei respostas à sua réplica, que ainda não foram publicadas. Entendo que você deve estar ocupado, então gostaria que enquanto outros leitores não a lêem, dessem uma olhada em uma página com explicações sobre a Teoria das Hidroplacas (em inglês). Dei uma olhada mas não cheguei a ler, mas me parece ser a versão que eu conhecia. Além dessa teoria, também há muitas outras explicações interessantes. Como só agora tomei conhecimento dessa incrível página, não conheço muito de seu conteúdo.
www.creationscience.com

Quarta, 21 de Julho de 2004

Olá Rafael.

Desculpe a demora, seu NOVO TEXTO foi publicado exatamente no mesmo dia em que você postou esta mensagem. Mais uma vez obrigado.

Valeu também pela dica, e peço paciência pela demora que tenho apresentado em responder.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quinta, 29 de Julho de 2004

328

Nome: Marcus Vinicius Palmeira
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1972
Ocupações: Dirigente Sindical e Bancário
E-mail: macborig.com.br
Comentários: Parabens pelo excelente site desenvolvido.
Por sua beleza e principalmente por seu conteúdo!
As vezes me acho obsecado pela informação principalmente de cunho filosofico, mas por ter compromisso com a faculdade de direito, minha familia, meu trabalho, meu futuro nesse mundão!, acho que todo tempo é pouco e essas informações são muito preciosa. Parabens mais uma vez por dar a essa rede mundial a oportunidade de maiores esclarecimentos atraves de seu site.

Gostaria de receber algumas informações sobre projeção extrafisica, pois estou muito interessado em buscar informações atraves deste extra sentido! muito obrigado.

Segunda, 19 de Julho de 2004

Obrigado Marcus Vinícius.

É sempre bom receber mensagens de incentivo, mesmo porque meu tempo também não é dos mais folgados.

Quanto a Projeção Extrafísica, aproveito para responder também o que você perguntou por e-mail. Já escrevi algo sobre isso nas mensagens 111 e 117. Já é um começo para você entender melhor minha posição. Se quiser mais informações é só pedir.

Pode parecer estranho, mas apesar de tudo eu desenvolvi um sistema téorico de Projeção Astral completamente Novo, que talvez até funcione, e conheço algumas pessoas que prometem ténicas infalíveis.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Domingo, 25 de Julho de 2004

327

Nome: Alex Macedo Barreto de Negreiros
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1979
Ocupações: Universitário liso, escritor amador aspirando um futuro no mercado
E-mail: almabaneyahoo.com.br
Comentários: Rapaz, sinceramente, achei bastante interessante toda sua filosofia e a forma como você a expôs neste site. Para lhe ser franco, fiquei um pouco surpreso, apesar de chegar a conclusão de não seria tão difícil assim que tivesse uma pessoa que pensasse numa história meio parecida com a que tenho em mente. Não se preocupe, são poucas as semelhanças. Tem a ver mais com a destruição do mundo e a busca por um outro habitável, só isso. O resto decorre de um material científico. Infelizmente, não posso lhe contar exatamente do que se trata pois é um projeto futuro. Diria até que será o projeto da minha vida e não é bom informá-lo agora disso.
Termino dizendo que continue com o seu trabalho, é bastante interessante, pois trata de assuntos legais de forma imparcial, além de mostrar a sua visão do mundo.

Segunda, 5 de Julho de 2004

Olá Alex.

Obrigado por sua participação e incentivo, sendo você escritor de Ficção Científica como eu, é inetivável que tenhamos muito em comum.

Além do que já publiquei neste site em Contos de FC & FF, também tenho muitos outros projetos em andamento, fatalmente um deles há de ser ainda mais similar ao seu.

Mas não se preocupe, se essas similaridades são inevitáveis, sempre há um conteúdo essencial único, e cada um possui uma maneira própria de contar.

Embora me aguce a curiosidade, não vou fazer perguntas sobre seu projeto. Desejo-te então Boa Sorte e Sucesso.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Domingo, 25 de Julho de 2004

326

Nome: Vanessa Cardoso Vieira
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: Trabalho e estudo
E-mail: vanessavanohotmail.com
Comentários: Acho interessante o seu trabalho em "provar " a infabilidade da palavra de Deus. Mas te faço uma pergunta: Qual o dia que está marcado para a sua morte? Qual será a razão da sua existência? Para onde você vai? Olha amado... aplica a sua vida em buscar JESUS a sua sabedoria e inteligência em nada vai ter útil, grande trabalho mas em vão. Eu verdadeiramente não posso provar se a biblia está 100% correta, Quem sou eu para provar algo, eu não sou nada. Mas( eu creio)que é a através da Bíblia q conhemos a Deus , e se ela chegou até a nós com ou sem imperfeições não fará diferença, mas sei as escrituras tem VIDA . Mas a inteligência não entra neste assunto , para crêr precisamos de Fé , isso é dom de Deus. De maneira nehuma quero debater as suas questões, mas um dia todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que JESUS CRISTO È O SENHOR, e isso é biblico e quando acontecer muitos verão e participarão da Glória de Deus e muitos estarão fora e condenados, com suas opiniões racionais, inteligencia, sabedoria, estudo , mas os que conheceram a palavra do SEnhor essa que você se empenha em desmentir(desculpe se essa não é sua intenção,e eu entendi errado)e a cumpriram e creram em Jeus serão salvos. Do meu coração espero que seu estudo não te leve a condenação. Que Jesus mostre a ti o que realmente interessa para o SER Humano saber na palavra do Senhor( A Biblía sagrad.Uum dia você dará conta de tudo feito na terra , então que você não se encontre medindo forças contra a verdade que liberta. Que |Jesus te abençõe e que tu sejas um Saulo e tenha a sua visão espiritual aberta.

Domingo, 4 de Julho de 2004

Olá Vanessa.

Obrigado por sua mensagem e louvo sua boa intenção.

Respondendo suas perguntas, minha morte está marcada para o dia 23 de Setembro de 2084 às 17:32... Ora! O que isso tem haver com o assunto?! A Existência é a razão em si própria, o Sentido da Vida é "Para Frente", rumo a um Futuro desconhecido, e não apegado a um passado de mitos, lendas, religiões e promessas primitivas. Para isso precisamos caminhar com as pernas do conhecimento e da vontade de aprender tudo o que pudermos nesse Infinito Universo de inúmeras possibilidades.

Quem quiser se contentar só com um Livro antigo tudo bem, quem quiser esperar por uma velha profecia, que o faça, há Dois Mil anos já o estão fazendo, apesar da própria Bíblia ter dito que aconteceria em "Breve".

Eu prefiro não esperar, mas ir em frente, e fazer meu próprio destino, dando Razão a minha própria Existência, pois a Vida só faz Sentido, se você fizê-la fazer.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Domingo, 25 de Julho de 2004

325

Nome: Rafael A. B. Pavani
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1983
Ocupações: Estudante de medicina, presbiteriano
E-mail: rafaabpavanihotmail.com
Comentários: Marcus, estive olhando outros textos seus, como "Deus" e "BíbliaXCiência", nos quais encontrei desentendidos e equívocos com a verdade Bíblica. Infelizmente tenho pouquíssimo tempo disponível para escrever sobre eles, mas gostaria que leitores soubessem que seus argumentos não são expressão da verdade. Assim que possível, estarei escrevendo. Acredito, contudo, que outros já devem tê-lo feito, não?

Quarta, 30 de Junho de 2004

Mas é claro que vários já o fizeram, é só dar uma olhadinha na mensagens anteriores do Livro de Visitantes, ou na página de Diálogos e Mensagens Notáveis. Não creio que seja preciso dizer que eu não tenho "A Verdade", tenho apenas bons argumentos, e é claro, no assunto em questão, a vantagem de estar do lado do Princípio de Não-Contradição. E também até agora ninguém conseguiu mostrar nenhuma "Verdade Bíblica", mas apenas argumentos.
Espero seu texto.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 24 de Julho de 2004

324

Nome: Raquel
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1993
Ocupações: estudante
E-mail: rm_sakurayahoo.com.b
Comentários: não leve como critica, mas se tiver um tempo, da pra colocar coisas como: como surgiu o universo, mas uma coisa resumida, um pouco sobre cada teoria, a mais aceita, mas pouca coisa, ok? senão td bem

Segunda, 28 de Junho de 2004

Olá Raquel. Bem, já há alguma coisa, em Cosmogênese EXERIANA, e algo na parte de "Gêneses" na página principal, um projeto que devo dizer, ficou praticamente abandonado. Além disso, há muita discussão sobre o tema espalhada por várias partes do site.
Obrigado pela participação.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
Sábado, 24 de Julho de 2004

323

Nome: Rafael Augusto Borges Pavani
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1984
Ocupações: Estudante de medicina
E-mail: rafaabpavanihotmail.com
Comentários: Enfim enviei resposta à réplica do texto Criacionismo: fatos e fé. Creio que vale a pena dar uma olhada, pois fortaleci alguns argumentos e citei outros. Obrigado pela atenção, Marcus.

Sábado, 26 de Junho de 2004

OK Rafael. ElA está AQUI, dando continuação a este novo diálogo entre CRIACIONISMO E EVOLUCIONISMO. Desculpe pela demora em publicá-la, e ainda mais pelo tanto que devo demorar em respondê-la.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 24 de Julho de 2004

322

NOVA MENSAGEM de Ariovaldo

Domingo, 30 de Maio de 2004 (Envio)

Segunda, 05 de Julho de 2004 (Publicação)

14 de Julho de 2004(Resposta)

Muito Obrigado. Peço um pouco de paciência enquanto respondo esta Grande Mensagem. RESPONDIDA! (14/07/04)

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Segunda, 14 de Julho de 2004

321

Nome: Stênio Gonçalves
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1971
Ocupações: Advogado
E-mail: steniogoncalvessecrel.com.br
Comentários: Não li todo seu debate com o Mangabeira, mas fiquei bastante impressionado com o que li.
----- Sou um católico meio relapso, pois conto nos dedos as vezes que que fui à igreja com o propósito único de contemplar a religiosidade em sua plenitude. Na verdade, apesar de aceitar determinadas questões religiosas, a minha religiosidade está muito atrelada a questões sociais do que propriamente à doutrina.
----- Por outro lado, pra mim, na solidão de meus pensamentos, esse assunto é recorrente e há algum tempo havia pensado despretenciosamente numa hipótese para a existência de Deus, e gostaria que você opinasse a respeito.
----- Pois bem, consiste em afirmar que Deus surgiu para o homem a partir de sua necessidade. Como todo instrumento humano usado para o seu desenvolvimento, a existência de Deus, a consciência desta existência, se explica pela necessidade do Homem em dar um fim ao imponderável, ao inexplicável.
----- Neste ângulo Deus serve ao homem, e a partir dele partem os limites, os simbolos, emfim, durante todo o processo, que é benéfico uma vez que serve ao propósito de desenvolver a porção imaterial da consciência (fé), o homem está no comando.
----- Surgiu a vida consciente, mas não necessariamente Deus, em plena consciência o Homem fez surgir Deus, o Estado, as instituições, a sociedade, os sistemas produtivos, econômicos, etc.
----- Quando um dia o colapso do sol, o choque de galaxias ou um evento extintivo qualquer reduzir a vida a um estágio infra-consciente deixa de existir Deus conforme o ponto de vista religioso atual, pois ele não será necessário, as leis física e da química entre outras regem a partir daí.
----- O que acha?
Gostaria que vc me respondesse para o email acima.
-----Um grande abraço.
----- Parabéns.
Stênio Gonçalves
Fortaleza-CE

Terça, 15 de Junho de 2004

Caro Stênio. Muito obrigado por sua participação e sua disposição em ler o Meu Debate com Frank de Souza Mangabeira, que na verdade está longe de terminar.

Quanto a sua hipótese teísta, bem, muitos diriam que é uma hipótese ateísta, pois basicamente implica na teoria de que a idéia de "Deus" é construída culturalmente. Esse tem sido uma opinião comum na Antropologia, Filosofia e Psicologia, e por estranho que pareça, muitos teístas trabalham, algumas vezes utilizando-a para explicar outras religiões que não a sua, como na célebre obra de Hobbes, "O Leviatã". Você pode ver parte desta idéia em minha monografia Psicogênese das Religiões

Mas talvez você tenha a intuição de que, de certa forma, mesmo essa construção cultural, dá alguma substância real a idéia de Deus, e de algums modo ele realmente existe como Ser enquanto houver todo um suporte de consciências a lhe dar força, quem sabe, até mesmo, capaz de realizar feitos milagrosos.

Seria uma hipótese bastante interessante, talvez de cunho Mentalista, onde a atividade coletiva da psique humana de certa forma tivesse, ainda que inconsciente, o poder de sustentar uma realidade física sutil e poderosa na realidade.

Se quiser conversar mais a respeito destas ou outras hipóteses, bem como quaisquer outros temas, fique a vontade.

Obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quarta, 30 de Junho de 2004

320

Nome: Paulo Cesar Tenorio Cavalcanti
234, 248, 300, 313
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1965
Ocupações: Sevidor
E-mail: jasphig.com.br
Comentários: MARCUS, não intendi quando tu me desseste que, ao ler o livro de Carl Sagan, iria ter bons motivos para não crer em fenômenos sobrenaturais.
------ Afirmo-te que não acredito em fenômenos sobrenaturais. Os fenômenos espirituais, paranormais, "milagres, etc, são na realidade fenômenos NATURAIS, que por somente nós não o entendermos, designamos este nome. Tudo depende apenas de crescimento, estudo, evolução. O que na idade média seria milagre, hoje não é mais e muitos fenômenos ditos ontem e hoje por milagre, são apenas falta de nosso conhecimento, acerca do assunto.
------ Quanto ao termo Espírita e Espiritismo, para mim, é único, criado por Allan Kardec, como já te mostrei (o cético, 2º diálogo, no livro o que é o espiritismo) O povo é que vulgarizou o TERMO, como é muito comum em qualquer ciência. Muitos o usam por:
a) ignorância/sincretismo (boa fé),
b) por Status (para dar-lhe crédito) e
c)por má fé (os pseudo-religiosos / fanáticos)
------ Obs (Declaro que não mais voltarei a comentar este assunto do termo espírita, pois acho que ficou bastante claro, nas mensagens que te enviei. Porém se não concordas, paciência.) O importante é respeitarmos o ponto de vista de cada um.
------ Muito obrigado e um grande abraço de teu compaheiro de luta.
Paulo Cesar - Taguatinga - DF

Domingo 13 de Junho de 2004

Caro Paulo...

Peço que tome mais cuidado. Veja só, eu não disse que ao ler o livro de Sagan você "iria ter bons motivos para não crer em fenômenos sobrenaturais". Eu disse, na mensagem 313 que: "...uma vez lendo este livro, quero ver você me dar um só bom motivo de porque deveríamos acreditar em tais alegações sobrenaturais.". Foi num contexto um tanto mais específico, e a diferença é menos sutil do que parece.

Mas nem vou mais discutir esse tópico agora, pois tenho uma notícia espetacular para nós dois e qualquer outro interessado no tema. Falo do MAGNÍFICO site CRITICANDO KARDEC!!!

Paulo! Você nem vai acreditar! Este site parece que foi feito sob encomenda para nós! O autor é um Kardecista que decidiu ir a fundo na pretensão científica do Kardecismo, Reflete sobre a validade ou não de uma separação entre Espiritismo e Kardecismo, e se Kardec é mesmo o criador do termo. Ainda por cima, o livro de Carl Sagan teve um papel fundamental na iniciativa dele. Ele faz uma espécie de crítica ao Ceticismo similar à minha, contra o Ceticismo Seletivo, fazendo até críticas ao STR e outras organizações céticas brasileiras. Ele também conhece bastante de Teoria da Ciência e Filosofia da Mente, enfim, o site é uma verdadeira bomba!

Confira imediatamente! Depois conversaremos. Mesmo porque ainda nem entrei em contato com ele.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Domingo, 27 de Junho de 2004

319

Nome: Gerson Bouzin (240, 203 e 184)
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1958
Ocupações: Medico
E-mail: gersonbzterra.com.br
Comentários: O que você acha de examinar 2 teorias que poderiam explicar o aumento da complexidade nos seres vivos? Refiro-me à teoria do Orgon, de Wilhelm Reich, e à teoria das estruturas dissipativas, de Ilya Prigoigine. Ambas não são aceitas pela comunidade científica, principalmente a primeira que é de cunho vitalista.
Resumindo muito, Reich dizia que os seres vivos possuem uma energia que apresenta entropia negativa, que ele chamou de Orgon. Esta energia tendia a se dirigir de locais de baixa para locais de alta concentraçào. Ela presidiria os processos vitais, sendo que cada ocorrência em um corpo era precedida e causada por variações no fluxo dessa energia. Isso talvez pudesse explicar por que haveria uma tendência evolutiva, pois segundo os reichianos a evolução caminha no sentido de formar seres com níveis cada vez maiores de fluxo de Orgon em seus corpos.
Ilya Prigogine, belga, Prêmio Nobel de 1977 pela sua "Teoria das Estruturas Dissipativas", explica como a ordem pode surgir da entropia (medida da quantidade de desordem em um sistema) e não ocorrer, apesar dela. Salienta como os sistemas abertos (sistemas vivos são abertos) são afetados pelas flutuações de energia, devido à sua interação com o meio. Essa teoria tem permitido, na prática, estudos de fluxo de tráfego em rodovias, baseados na modificação de todo o sistema, a partir de pequenas variações. Tem demonstrado também, como o comportamento de um grupo como um todo, pode ser completamente alterado, a partir da influência do comportamento de algumas pessoas. Esses estudos de Prigogine poderiam ser aplicados no desenvolvimento de Recursos Humanos?( copiei de www.facilita.com.br/facartigo4.htm ).
Uma teoria não invalida a outra. Embora seja evolucionista, acho que a ideia de evolução apenas por mutação ao acaso falha em explicar o aumento da complexidade organizada (a maior falha da Teoria da Evoluçào). Quem sabe uma dessas linhas de investigação nào produziria frutos?
Quinta, 10 de Junho 2004

Olá Gerson... Seja bem vindo novamente. Bem,
Reich, sem querer apelar para um Ad Hominem, é particularmente suspeito com relação a esta teoria. Diferente da respeitada Psicologia Corporal, sua teoria dos Orgons não possui a estrutura necessária para ser levada a sério, tanto que ele foi acusado de charlatão, suas "Caixas Orgônicas" confiscadas pelo FBI e ele terminou seu dias na cadeia, isso após ser expulso de 3 países e de todas as instituições que passou. Essa teoria foi desenvolvida ao final de sua vida, quando ele já sofria de uma série de problemas, é difícil não vê-la como um delírio, ou genialidade séculos à frente de nossa era.
Eu sou fascinado por Vitalismo, tanto que uso muito esta idéia em minha Ficção Científica, mas não ousaria ir muito além. Ao propor tal "Força Vital", Reich tenta explicar um fenômeno pouco compreendido com um fenômeno TOTALMENTE desconhecido e indetectável, mesmo pelos dispositivos que ele mesmo criou, e cujas propriedades são completamente estranhas a quase todas as Leis Físicas e peculiaridades biológicas conhecidas. Mesmo que tudo o que ele dissesse fosse verdade, até a bizarra idéia de extrair energia elétrica de orgasmos femininos para acumular em baterias, ainda precisaríamos de décadas de pesquisa para conseguir controlar essa obscura Energia fundamental do Universo. Mas NENHUM cientista levou a Teoria Orgônica a sério, e ela foi totalmente abandonada. Se ela estiver certo toda nossa concepção de natureza teria que mudar, na verdade viraríamos a Ciência de cabeça para baixo, e as Religiões seriam ainda mais afetadas, pois essa teoria pressupõe um Monismo Panteísta que abre lugar até mesmo para humanos com Super Poderes.
Já a Teoria de Prigogine, bem mais promissora, me parece ir numa direção que tenho desenvolvido recentemente, e que se baseia mais em explicar que ENTROPIA e DESORDEM são coisas MUITO diferentes! Ver meu texto sobre Termodinâmica para começar. Na verdade estou convencido que há uma percepção dominante sobre Entropia totalmente errada, no próprio meio científico. Ainda estou desenvolvendo o argumento, mas posso ilustrá-lo simplesmente com a pergunta: "Se tudo tende espontaneamente à desordem, como explicar o Suco de Maracujá?!?!"

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sábado, 27 de Junho de 2004

318

Nome: Rafael A. B. Pavani
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1983
Ocupações: Estudante de medicina
E-mail: rafaabpavanihotmail.com
Comentários: Finalmente continuei a minha resposta. Até sexta-feira irei enviá-la para você, Marcus. Por enquanto, fiquei intrigado com as sociedades que pregam a Terra plana e o geocentrismo. Você saberia me informar os sites dessas sociedades? Não consegui encontrá-los.
Até breve.

Segunda, 7 de Junho de 2004

Olá Rafael, vou aguardá-la, e finalmente teremos mais um diálogo em minha seção de Evolução X Criação. Quanto aos sites citados, acabo de revisar e corrigir alguns links ao final da página 3 Criacionismos, atualizada, e mais diretamente na parte de GEOCENTRISMO E TERRA PLANISMO.
Funcionam!

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 19 de Junho de 2004

317

Nome: Luis (da Mensagem 277)
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1986
Ocupações: Estudante
E-mail: luis_reginatohotmail.com
Comentários: Caro Marcus, sempre que entro no seu site e dou uma boa lida nos textos e comentários e discussões, saio com meu 'espírito' renovado. Concordo quando você diz que a Bíblia foi escrita por homens comuns para pessoas comuns, mas não sei se o comum que caracteriza os escritores é o mesmo das pessoas, ou seja, acho que ambos são comuns, mas são comuns diferentes, não sei explicar direito qual a diferença, mas sinto que há uma diferença, entende o que quero dizer? Acho muito interessante toda a parte que fala sobre Evolucionismo x Criacionismo, dá pra entender bem a diferença de pensamento quando algo se propõe a provar uma teoria através do mundo, e não provar o mundo através de uma teoria. Parabenizo-o pelo discernimento quando escreve qualquer coisa, e cá pra nós, não há um certo prazer interior misterioso quando você responde a algum texto de alguém que resolveu meter o pau em tudo que você escreve, através de argumentações bíblicas baseadas em milagres (lendas), inerrância bíblica (mitos e frases tiradas do contexto), etc...? Dá até vontade de escrever um monte de coisa como se eu fosse um grande defensor bíblico (e não sou) só para me divertir com suas respostas e refutações inteligentes. De qualquer forma, acho que você poderia responder a algumas perguntinhas e comentários, que eu mesmo não saberia como fazer: Porque não vemos macacos evoluindo para homens hoje em dia?
A ciência existe para refutar a religião?
O que é preciso para alguém que não acredita em evolução passar a acreditar? (acho que essa ninguém sabe, hehhe)... Qual a melhor forma de se estudar filosofia?
Como a religião consegue ter um grau tão alto de influência na vida das pessoas, fazendo por exemplo, com que alguma deixem de comer frutos do mar, outras de comemorar aniversários ou fazer transfusões de sangue, ou fazer com que até algumas se matem?? Será que isso não é meio uma maneira de acreditar que realmente existe algo de religioso na vida, entende?
E mais uma vez, parabéns pelo site!! É incrível!!
Até mais........ desculpe pela mensagem idiota, hehe...... Luis.
Sábado, 5 de Junho de 2004

Olá Luis. Muito obrigado por escrever novamente. Acho que entendo você. Vejo os escritores da Bíblia como homens realmente especiais, diria "inspirados", em geral, de genialidade humana.
Realmente devo admitir que as vezes me divirto um bocado com as mensagens excêntricas que aparecem em meu site, e não nego que em alguns casos é um prazer demolir uma argumentação inconsequente e arrogante.
Quanto as suas perguntas, na verdade já foram sim feitas por criacionistas, várias vezes, e todas refletem antes de tudo pouco conhecimento sobre Evolução. Vejamos:
1 - Macacos nunca evoluíram para Humanos e não creio que evoluiriam agora. Mas ao contrário do que muitos pensam, evolução continua acontecendo, só que ela é muito lenta para ser percebida sem uma pesquisa adequada. Outro equívoco comum é achar que um grau maior de evolução elimina o grau menor. O fato de existir animais mais evoluídos não implica na atual inexistência dos menos evoluídos, da mesma forma que o fato de existirem adultos não implicar no fim das crianças e no fato de existirem computadores não implicar na inexistência de ábacos. 2 - Nunca foi objetivo da Ciência combater a Religião, mas sim a Ignorância. Se a Religião se basear na Ignorância então será refutada pela ciência, mas não é o que sempre acontece. Religião e Ciência são modos distintos de se ver o mundo, que constumam entrar em conflito, mas não necessariamente. 3 - Para uma pessoa que não acredita em Evolução por motivos meramente de desinformação, ela só precisa estudar um pouco que normalmente tenderá a concordar com ela. Mas para uma pessoa que a rejeita por motivos religiosos, normalmente somente deixando a religião. 4 - Se interessar por certos temas filosóficos específicos é a melhor forma de estudar filosofia. 5 e 6 - A religião pode ter um papel fortíssimo na formação de visão de mundo da pessoa, e em sua estruturação psicológica, de modo que sem ela a pessoa desaba psicologicamente, e nada, nem a morte, é pior do que isso. Por isso alguém pode fazer qualquer coisa para manter suas crenças. E sim, isso é uma forma clara de acreditar que existe algo religioso na vida.
Valeu Luiz. Até a próxima.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sábado, 19 de Junho de 2004

316

Nome: Camus
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1971
Ocupações: Funcionário Público
E-mail: nitcamushotmail.com
Comentários:Saudações!
Sua iniciativa de construir está página com textos abordando diversos temas é extremamente válida, principalmente em uma época tão precária como a nossa, sei que parece exagero, mas apesar dos imensos avanços da ciência,avanços estes que interessam ao capital, claro, descobrimos a cura para uma simples gripe por exemplo? em termos de educação e cultura, principalmente em um país como o Brasil, estamos voltando a idade das trevas, alta idade média! você já teve a oportunidade de conversar com um cidadão médio Norte americano ou europeu?? é de chorar!! ser progressista para eles(quando muito) é defender as baleias ou similares, nada contra, pelo contrário! acho justissimo em um momento de tamanha agressão ao meio ambiente você lutar por essas causas, basta ver a importância da questão da água potavel, que está acabando. Mas a questão não deve ser resumir a isso, não concorda? e os problemas sociais? e a fome? e a miséria das populações do terceiro mundo??
Gostaria de saber sua opinião sobre o ensino de religião nas escolas públicas do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a imprensa de uma maniera geral não deu uma cobertura com mais detalhes e diante deste absurdo e já que vc aborda em vários textos a questão do criacionismo X evolucionismo, um texto atualizado sobre o assunto seria um foco luz nestas trevas.
Um grande abraço!
Anderson

Terça, 1 de Junho de 2004

Caro Camus...

Obrigado por sua mensagem, você levanta justas reclamações sobre alguns de nossos problemas contemporâneos, embora eu ainda ache que conversar com um "cidadão" médio europeu da Idade Média, com certeza seria muito mais assustador.

Possuo um texto onde opino sobre uma Ensino de Religiões nas Escolas, onde levanto uma proposta específica que continuo a defender e achar muito útil.

Infelizmente terminou por acontecer exatamente o que eu temia, e que os anti clericais de plantão já prenunciavam, as disciplinas de Religião em escolas públicas terminaram por se tornar de tendência confessional, por vezes indisfarçada, como já recebi denúncias.

Mas ainda acho que nem tudo está perdido, a idéia em si ainda é boa, só não se pode confundir "Estudo de Religiões" com "Doutrinação em uma Religião específica", que o que garotinhos e garotinhas parecem estar prontos a confundir.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Segunda, 14 de Junho de 2004

315

Nome: JURANDIR DE JESUS FERREIRA
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1940
Ocupações: FUNCIONÁRIO PÚBLICO MUNICIPAL
E-mail: Jurandir_1999yahoo.com.br
Comentários: Olá, Grande MARCUS VALÉRIO
Aqui estou de volta, pois na última comunicação você solicitou comentários mais específicos sobre "ALICE 3947" e eu não poderia deixar de atendê-lo. Quero que saiba, entretanto, que não sou pessoa hábil para este tipo de tarefa e estou consciente de que as minhas observações provavelmente estarão muito longe do que a obra realmente merece.
De que modo posso ser específico em comentários à "ALICE 3947"? Que posso eu dizer, acrescentar ou criticar diante de tão estupenda obra, produzida por uma mente que, embora se faça presente neste Século XXI, já está milhares de anos a nossa frente?
O futuro de nosso planeta, sob a ótica de Marcus Valério, está muito distante daquele futuro apregoado pelas religiões atuais. Instituições como as "Cidades Utópicas", por exemplo, constituem algo que está muito além, dos "paraísos" e dos "reinos dos céus" que ingênuos seres humanos deste século almejam. Pode-se dizer, portanto, que a ficção contida em "ALICE 3947", se torna mais verdadeira, fascinante e cobiçada do que as vãs promessas registradas na Bíblia, no Alcorão ou em qualquer outro livro religioso.
Pude perceber que existe uma certa coerência do Autor, que procura não se contradizer a relatos de outros contos de sua autoria. Por exemplo, o planeta SAMTARA, do outro lado da Galáxia, acessível através de um "portal espacial natural", ao que tudo indica é o mesmo planeta do livro "SENHORAS DE TERRÂNIA"; Os "ressuscitadores" provavelmente são os que deram origem aos que se apresentam no conto "ALÉM DA RESSURREIÇÃO" , sendo que neste os aludidos "ressuscitadores" estão mais aperfeiçoados, o que é muito lógico, pois "ALÉM DA RESSURREIÇÃO" se desenrola em uma época posterior ao tempo em que se desenrola "ALICE 3947".
Vale ressaltar, também, a semelhança que se vê na descrição do Conselheiro XUMINIS (cap. 5, fls. 1) e o personagem de "SECULÁRIOS DE UM HOMEM MILENAR". É bem verdade que o "homem milenar" desistiu de viver quando ia completar mil anos, porém, pode ter sido apenas mais um de seus truques para manter o anonimato.
E os metanaturais? Estes, embora possam parecer seres fantásticos para quem vive em nosso século (refiro-me às pessoas de pensamento pequeno), não são tão fantásticos assim considerando-se que paranormais já existem e são estudados pela Parapsicologia. Ora,os metanaturais eu os vejo como paranormais superlativos, uma condição que poderá ser alcançada pela evolução com auxílio da ciência e da tecnologia.
É muito difícil - repito - alguém como eu fazer comentários específicos sobre "ALICE 3947", caro Marcus Valério. Porém chamo a atenção de todos para o "GLOSSÁRIO", onde toda a terminologia utilizada no livro é esclarecida minuciosamente, dispensando comentários. É como se o tema saísse da ficção e se tornasse inteira realidade. Seria muito bom que todos os leitores de ALICE 3947 examinassem o "GLOSSÁRIO", onde a plena conceituação de fatos e personagens torna ainda mais bela a extraordinária obra.
Saiba, Marcus Valério, que o GLOSSÁRIO DE ALICE 3947 torna bem evidente o que você realmente possa ser .....
UM GRANDE ABRAÇO
Jurandir de Jesus Ferreira

Segunda, 31 de Maio de 2004

Meu caro amigo Jurandir...

Foi com muita satisfação que li suas observações sobre "ALICE 3947", a mais significativas que já recebi. Observei que você leu com atenção incomum, como sei que já fizera com todos os meus Contos. Ao contrário do que você mesmo disse, suas observações foram sim bastante hábeis. Vejamos:

Sim. SAMTARA é o mesmo planeta de As Senhoras de TERRANIA. Assim como o nosso planeta tem vários nomes em idiomas diferentes, o mesmo ocorria com este outro mundo, mas o escritor que visitou "TERRANIA" pela primeira vez preferiu inventar um nome neutro para evitar chamar o planeta pelo nome de um idioma específico. SAMTARA seria o nome no idioma que terminaria por se globalizar e se difundir pela Galáxia. Difusão de informação esta que ocorreria milhares de anos depois deste primeiro visitante, Bentom, e antes dos eventos em "ALICE 3947".

Quanto aos seus outros comentários, talvez você não se lembre da APRESENTAÇÃO DE ALICE 3947. Pois nela é dito que os eventos ocorridos em Seculários de Um Homem Milenar e Além da Ressureição, apesar de ligados entre si por pertencerem ao "Universo TECNOMÁGICO", não estão diretamente ligados com o "Universo DAMIATE", que é onde se passa ALICE 3947, apesar das similaridades. Digo diretamente, porque eu mesmo ainda não estruturei direito a ligação entre os Universos DAMIATE e TECNOMÁGICO, portanto qualquer ligação entre eles é duvidosa. Nesse sentido, os "Ressuscitadores" poderiam até ter alguma coisa haver, mas o personagem Xuminis não poderia ser o Homem Imortal, ou pelo menos eu nunca havia pensado nisso. Talvez até poderia, mas há um fator que já está definido, é que Xuminis é um homem "normal" para todos os efeitos. Sabe-se onde e quando ele nasceu, está devidamente registrado nos sistemas de informação do planeta e etc. E por estranho que possa parecer, ele não é Metanatural. Mas você até me deu uma idéia interessante caso um dia eu consiga unificar os dois Universos.

Quero ressaltar todavia, como eu mesmo disse na APRESENTAÇÃO, que acho pouquíssimo provável que nosso futuro um dia se pareça com o de ALICE 3947, ou qualquer coisa do Universo DAMIATE ou do TECNOMÁGICO, ou mesmo com qualquer outra coisa que eu já tenha escrito, embora eu ainda os ache menos implausíveis do que os pregados nas profecias religiosas. Pelo simples fato de que o futuro, especialmente o distante, é totalmente imprevisível.

Mais uma vez agradeço muitíssimo a você, Jurandir, pois seu depoimento, somando a alguns outros que já recebi, me ajudam muito a estabelecer uma noção da receptividade que minhas idéias podem ter. Pois ALICE 3947 é uma experiência ousada. É como se um Stan Lee totalmente desconhecido lançasse uma história repleta de referências para outras obras que ninguém jamais viu. Apenas umas 40 pessoas até hoje já leram As Senhoras de TERRANIA e ninguém ainda leu o RAIO-Y, que eu nem sequer finalizei totalmente. Mas estou agora numa negociação com um orgão governamental que financia impressões de livros, e se tudo correr certo, disponibilizarei As Senhoras de TERRANIA ainda este ano para venda, embora você Jurandir, já tenha garantido o seu exemplar de cortesia. É só me mandar seu endereço.

Por fim, embora eu ache difícil que você ainda não tenha notado, não se esqueça de que o conto A Espada de Cristal, também faz parte do Universo DAMIATE.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Domingo, 6 de Junho de 2004

314

Nome: ARIOVALDO BATISTA
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1937
Ocupações: ENGENHEIRO
E-mail: arioba_newhotmail.com
Comentários:Muito bom seu site. Ja li a maior parte, e estou preparando uma participaçao no mesmo.
Obrigado e abrs.
arioba

Domingo, 30 de Maio de 2004

Muito Obrigado a você.

Aguardarei sua próxima participação.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 5 de Junho de 2004

313

Nome: Paulo Cesar Tenorio Cavalcanti
234, 248, 300
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1965
Ocupações: Sevidor
E-mail: jasphig.com.br
Comentários:Olá Marcus, vou ser bem objetivo neste e-mail

Te falei em respeito do Espiritismo (não kardecismo), o que na verdade tem que ocorrer é interesse e empenho, se não, não iremos pra nenhum lugar.

Você falou das pesquisas americanas e russas, Marcus, paranormalidade é uma coisa muito peculiar do indivíduo, uma espécie de mediunidade e não é fácil o homem manipular! Portanto, não é o dinheiro que vai fazer com que haja grandes evidências, mas sim o indívíduo puramente e não é fácil !
Quanto a reencarnação, só estudando para crer, lendo os melhores livros, dos melhores pesquisadores e grandes pesquisas. Não é por que um cientista de que é genético que iremos crer. Têm muitos e muitos fatos, que não tem nem lógica ser caso puramente genético.

Quanto ao livro de Carl Sagan, tenho um em casa, não vi nada de novo, ciência materialista pura, muito conhecimento científico, muito parcialmente voltado ao seu restrito conhecimento materialista, sem nenhuma novidade maior.

Portanto Marcus, gosto muito do teu site e que sejas sempre perseverante, mas não esquecendo sempre da tua simplicidade.

Obs.(não quero entrar em discussões contigo, estou somente enviando mensagens do meu modo de pensar e ver o mundo.)

Um grande abraço.

Paulo Cesar - Taguatinga - DF

Acrescentando, coloquei no meu e-mail anterior, Espiritismo,( não kardecismo), porque colocando este termo, vamos entrar no vício de linguagem: Pleonasmo.

Sábado, 29 de Maio de 2004

Olá Paulo...

Bom ver que lidou bem minha resposta à sua Última Mensagem.

Concordo com a possibilidade do que você disse. De fato, pode ser que haja um limiar sobre o estudo de possíveis dons paranormais que ainda não sejam transponíveis por nossos meios materiais e econômicos, em especial em virtude de nosso próprio nível espiritual. E seria exatamente por esse motivo que não pudemos comprová-los, e continuam sendo meras hipóteses.

Também é verdade que há muitos relatos de experiências que parecem somente explicáveis pela idéia de reencarnação e reminiscência, porém há explicações psico antropológicas tão ou mais convincentes, o que impede que o assunto ganhe um teor de plausibilidade maior do que por enquanto tem.

Quanto ao livro O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS de Carl Sagan, afinal, você o leu?

Eu também o tive na minha estante por anos, e até lê-lo também tinha a mesmíssima impressão.

Mas a questão é, uma vez lendo este livro, quero ver você me dar um só bom motivo de porque deveríamos acreditar em tais alegações sobrenaturais. O Ceticismo parece ser a atitude mais sensata nesses casos.

Por fim, Espiritismo Kardecista seria tão pleonasmo quanto Cristianismo Católico, como se não existisse o Protestantismo. Ora, além da tradição Kardecista, temos no mínimo as tradições espíritistas afro-brasileiras. Ou você quer voltar àquela velha discussão sobre as origens da palavra Espiritismo?

Obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
Sábado, 5 de Junho de 2004

312

Nome: Lestat Maîthuna
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1976
Ocupações: Empresário/Técnico em Mecatrônica
E-mail: lestatmaithunaterra.com
Comentários: O que é a chamada "ciência"?

Sábado, 29 de Maio de 2004

Saudações Lestat! (Seu ano de nascimento não deveria ser no século XVIII?) Aqui está em desenvolvimento o que entendo por CIÊNCIA.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
Sábado, 5 de Junho de 2004

311

Nome: Leonardo Luiz Silotti
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1978
Ocupações: Empresário/Técnico em Mecatrônica
E-mail: leonardo.luizig.com.br
Comentários:Caro Marcus Valerio,
Queria lhe agradecer pois você me clareou muitas ideias as quais já tinha, mas, não havia as concluido sobre o UNIVERSO apesar que a coisas que são hipóteses q nunca acreditaria em minha sã conciencia, as únicas hipótesis em que acredito são:
- O UNIVERSO é INFINITO e
- A "Vida" (coloco assim pois acredito q somos imortais, não como a religião q acredita em alma, pra mim se eu estiver em forma de espermatozoide estou vivo parte de um ser humano, se estivermos mortos em um caixão estou vivo pois sou alimento de algo o qual para crescer terá que me transformar de alimento para parte de seu corpo ou membrana) por isso a VIDA é SENOIDAL .
. Tem uma coincidencia q achei legal também sou Sagitariano :) hehehe.
No que ACREDITO
1ºO UNIVERSO existe e nunca deixou de existir!(não sei porque é difícil as pessoas aceitarem isso,há mas Deus sim, ninguem nunca viu falou, só sonhou)!Fico indignado com a manipulação mas vejo q certas pessoas se não tiverem isso não tem nada!
2ºNada se cria, nada se copia, tudo se transforma.(me prove ao contrário
3ºA beleza do universo está na imperfeição!
4ºSomos um "mar" isto é: uma senoidal onde tudo sempre se altera infinitamente e linearmente.
5ºCada individuo existe e irá se transformar em algo.
6ºA Religião foi criada para explicar o q ninguem sabe explicar E "freiar" a sociedade.

Olha tem muitas ideias que concordo com voce. Mas não viage na batatinha. Com esse negócio q pode ter alguem nos manipulando isso é coisa de filme. Eu adoro ficção mas sei que ficção é ficção.
Sexta 28 de Maio de 2004

Olá Leonardo...

Eu também agradeço por você partilhar suas conclusões, as quais concordo em maioria. Só não entendi bem o conceito de Vida Senoidal, que poderia ser melhor explicada. É fato que de um modo ou de outro estaremos, e estivemos, sempre vivos, mas o que importa a muitos, e a mim, seria a preservação da Individualidade. Essa sim é a grande questão.

Suas 6 conclusões também são muito interessantes, muito original principalmente a 3a, que remete a minha monografia DEUS ME LIVRE, onde faço uma crítica à noção de Perfeição, só tenho ressalvas quanto à 6a, pois tenho uma visão menos pessimista da Religião, apesar de me indispor com os abusos que se comete com ela.

Só uma coisa eu realmente não entendi. Quanto a este seu último comentário...

Que diabo de idéia é essa de alguém nos manipulando?!

Onde você viu isso?!

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 5 de Junho de 2004

310

Nome: Sarah
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1986
Ocupações: Estudante de Letras
E-mail: donzeladehadesbol.com.br
Comentários: Olá Marcus, adorei o seu site. O descobri por um comentário feito sobre o texto "Conversando com o Diabo", e quero dizer que achei o texto simplesmente fantástico. Se existisse uma criatura denominada Diabo ou Satanás, com certeza seria aolgo próximo do que você retratou, e não mais um desses monstros que exalam maldade pelos poros, nos quais algumas pessoas acreditam. O Diabo teria que ser bastante convincente, como você mesmo disse. Também li a suposta carta "Caro Ser Humano", foi igualmente interessante. Tudo que causa polÊmica acaba por se popularizar (não tirando, claro, os méritos dos textos), portanto vejo que bastante gente, tanto de um lado quanto de outro (desde satanistas até evangélicos em geral que estão cegos pela fé), comentaram e fizeram "auê" a respeito dos textos.
---- Você me parece ser bastante paciente com certas pessoas que simplesmente te dizem que você será morto no Armagedon ou coisa pior. Apesar de eu acreditar em Deus, não tenho neuras com a figora do DEiabo, acho-a até mesmo bem interessante, e nem por isso sou satanista ou praticante de magia negra.
----Muito criativa a resposta ao comentário de Camyla. E, realmente, se Deus é bondoso como as religiões pregam e como eu acredito que ele seja, não vai matar alguém só porque esse alguém não é desta ou daquela religião. Jesus não exigia que alguém fosse cristão. Além do que, se temos livre arbítrio, Deus não deveria tirá-lo de nós com ameaças de morte, portanto acho que os crentes em Deus que assim pregam são contraditórios ao extremo.
Boa sorte com o site.
Um abraço,
Sarah.

Quinta 27 de Maio de 2004

Cara "Donzela de Hades"...

Agradeço muito sua participação em meu Livro de Visitantes, e fico feliz com seus comentários. Eles demonstram o desprendimento e lucidez que todos deveriam ter a respeito de certos temas, ao invés de tratá-los como Tabus.

De fato, para mim, a mitologia hebráico cristã é tão digna quanto qualquer outra. Mais interessante em alguns aspectos, mas nada mais real que a mitologia Grega ou Xavante. Por isso a uso como fonte de idéias literárias.

Certas pessoas, que preferem acreditar em contos de fadas para adultos em pleno Século XXI, ainda são tão superticiosas e mitômanas que chegam a acreditar que personagens de literatura fantástica possam sair dos livros onde existam e invadir nosso mundo real.

Crer em Deus é uma coisa, pois é uma possibilidade Lógica que tem até vantagens explicativas sobre mistérios de nossa existência, mas acreditar numa miríade de lendas absurdas é algo extremamente lamentável num mundo cuja tecnologia chegou até onde está, e a Ciência promete ir muito mais longe.

Que bom que mais alguém gostou do caso "Camyla", um dos mais explícitos exemplos do que estou dizendo. Faço votos para que episódios como esse ao menos despertem um mínimo de senso de ridículo capaz de, talvez, permitir um breve vislumbre da ingenuidade que é quere ver no mundo seres que só existem na imaginação.

Encarecidamente

Marcus Valerio XR

Sexta, 4 de Junho de 2004

309

Nome: claudia martins
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 04/12/1984
Ocupações: estudante
E-mail: ambar10mail.pt
Comentários: ola chamo-me claudia sou de portugal e achei o seu site o máximo, todas as minhas crenças estão depositadas num só site , o seu claro. gostaria que abrangesse as suas temáticas às catástrofes naturais e às civilizações perdidas, como por exemplo Atlântida- o mito dos Açores-.
também gostava que embora seja religioso, que falasse sobre ocultismo e as suas múltiplas faces e que desenvolvesse o pensamento do nosso ilustre Kardecc o pai do ocultismo. e que falasse mais das feiticeiras, dos druídas , da wicca e do espiritismo. sem mais delongas
despeco-me
atentamente
claudia martins

Quinta 27 de Maio de 2004

Olá Cláudia. É sempre um prazer receber visitantes estrangeiros. Obrigado por sua participação.

Eu não sou exatamente religioso, a não ser se considerar meu próprio sistema filosófico como um tipo de Religião, o que iria contra minha definição do termo. O mesmo digo deste site, que é basicamente de Filosofia, Ficção Científica, e sobre o debate Evolução X Criação.

Mas os temas que você citou me interessam, e é possível que eu venha a abordá-los cedo ou tarde, ainda que eu não considere o ilustre Kardec como o pai do "ocultismo".

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quarta, 2 de Junho de 2004

308

Nome: Mariana
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1981
Ocupações: tributarista
E-mail: marianagondimpop.com.br
Comentários:Oi,
Gostaria de um opinião diferente e inteligente, e como sempre que tenho umas dúvidas aleatórias, que fogem do meu alienado e limitado porém apaixonante mundo jurídico,é que recorro a você, pois és um estudioso competente. Bem, após esse sincero elogio, aí vai uma questão que vem me intrigando com frequência : qual será o limite do instinto humano? Quando é que o homem irá deixar seus interesses instintivos para entrar em plena racionalidade? Por exemplo, você acredita que uma pessoa pode estar completamente apaixonada por alguém do sexo oposto, sem ter tido com ela nenhum contato sexual, ou seja, seu sentimento é puramente desprovido de qualquer interesse dessa ordem? Fiquei com essa dúvida porque li um livro que declarava ser positiva a resposta a essa indagacão, mas me sinto fundamentalmente contrária a tal posicionamento. Inclusive a monogamia tem suas raízes primordiais nessa questão do instinto: por exemplo, você pode conviver 12 horas por dia com sua linda, legal e inteligente colega de trabalho, mas se manterá firmemente fiel à sua namorada, pois foi só com esta que você teve a oportunidade de ter um contato sexual, o que a torna símbolo de um amor forte, verdadeiro e único, porém ilusório . Se quiser e puder, discorra com suas opiniões, e não leve a mal a matéria abordada, viu? Carinhosamente
Mariana Gondim

Quarta 26 de Maio de 2004

Olá Mariana. Suas mensagens sempre são bem vindas e interessantes. Esta me lembra o que já discutimos antes Aqui e Aqui, e tem haver com meu ensaio sobre Ciúmes. Nelas inclusive dei o tratamento sobre meu entendimento de Racionalidade bem como de Instinto. Delas é fácil concluir que o Ser Humano não pode abrir mão de seus instintos plenamente, mas pode transcendê-los rumo a uma plenitude humana que pressupõe não só racionalidade. É perfeitamente possível, e ocorre, que alguém se "apaixone" por outra pessoa sexualmente interessante sem qualquer contato físico, isso ocorre o tempo todo, principalmente nos amores impossíveis, também há os casos de ausência de interesse sexual, pois podemos amar de várias formas, quando a pessoa for atraente por exemplo. E também temos casos de paixões à distância onde as pessoas nem se conhecem fisicamente, como poderiam estar sexualmente atraídas? Já contraditório seria uma paixão de teor sexual sem interesse sexual.
Quanto a Monogamia, não vejo base instintiva alguma. Ocorre, como eu disse uma base biológica para o Ciúmes, pois é regra na natureza que, principalmente aos machos, a preocupação com a prioridade reprodutiva, que em geral se limita ao âmbito imediato e passageiro. A Monogamia é uma instituição cultural, derivada principalmente da preocupação masculina em garantir a identidade de sua prole e a preservação de sua propriedade tanto de posses quanto das mulheres. Fico impressionado ao ver que muitos pensam que a Monogamia teria universalidade, quando ela é historicamente uma exceção, uma instituição predominantemente Cristã. Até hoje metade da humanidade é poligâmica. Mais curiosa ainda é a Monogamia Perpétua, que só faz sentido no Catolicismo. Não confundir também Fidelidade com Monogamia. Fidelidade sempre existiu de forma espontânea, ainda que pouco comum pois a regra geral na natureza é a promiscuidade. Imposta pelo padrão social coercivo da Institução Civil, é totalmente anti-natural, e por isso jamais deu certo, os prostíbulos e os "casos" que o digam. Mas quando espontânea, é genuína.

Fielmente
Marcus Valerio XR
Terça, 1 de Junho de 2004

307

Nome: Zen Tao
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1974
Ocupações: Físico filósofo
E-mail: zen_taobryahoo.com.br
Comentários:GRANDE MENSAGEM

Sábado, 22 de Maio de 2004

Caro Zen Tao... (Esse pseudônimo é realmente necessário?)
Muitíssimo obrigado por sua Excelente Mensagem.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Segunda, 31 de Maio de 2004

306

Nome: Anderson
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1971
Ocupações: Funcionário Público
E-mail: nitcamushotmail.com
Comentários: Parabéns! seus textos são excelentes e demostram que você é um material humano que está se tornando raro em nosso país e, porque não dizer, no mundo. Os fatos tem demonstrado que aos poucos estamos retornando a uma segunda Idade Média, basta ver os Bushs da vida...Roma vai cair novamente, mas oq virá depois?
No Rio de Janeiro os grupos que atualmente estão no poder Estadual juntam duas coisas que em minha opinião são retrocessos terríveis; Populismo e Fundamentalismo religioso. A governadora Rosinha Garotinho abriu espaço na rede pública para o ensino de religião nas escolas,fato este lamentavel... a diretora adjunta de minha escola (evangélica) abre um sorriso de deboche e diz: "Se ensinam a teoria da evolução, pq não podem ensinar a da criação?" minha pressão arterial sobe nesse momento, mas prefiro evitar o debate com pessoas que acreditam nisso, uma vez que o desgaste é grande. Como sou funcionário público e trabalho na rede estadual(trabalho na biblioteca), resolvi fazer uma pesquisa sobre o tema criacionismo e vi vários textos seus, na minha opinião excelentes. Como vc deve saber, está se tornando cada vez mais dificil encontrar pessoas com um minimo de conhecimento para um debate sério, por isso estou sempre tentando entrar em contato pela net com pessoas que tenham a mesma visão.
Um grande abraço!

Sexta, 21 de Maio 2004

Olá Anderson. Obrigado por sua visita e seu apoio.

Estamos realmente diante de uma situação lamentável. Ignorantes, que sempre foram maioria, votam em ignorantes que aprovam políticas ignorantes para satisfazer a mesma ignorância que os elegeu. Tudo seria ótimo não fosse o fato da ignorância ser sempre auto destrutiva, produzir seu próprio sofrimento e depois por a culpa em algum bode expiatório, replicando incessantemente a roda de sofrimento da humanidade. Não é atoa que nossa história é tão triste sob tantos aspectos.

Temos um belo problema pela frente. Há 5 anos venho me envolvendo com o tema do Criacionismo, que nada mais é do que mais um apelo da velha ignorância, apegada à dogmas arcaicos baseados na superstição, porém disfarçada de ciência, e se tem algo que realmente me preocupa é o desprezo da comunidade acadêmica sobre o assunto, que se omite total e integralmente. Enquanto isso os criacionistas vão se infiltrando onde podem, sempre contando com a ignorância alheia para se fortalecer, apesar dos poucos exemplos relativamente instruídos entre os criacionistas, que porém não são o que ditam o ritmo do movimento.

Mas não tenha dúvidas que eu estarei aqui, nem que seja sozinho, para fazer frente a essa tendência de retroação ao obscurantismo medieval. Contando apenas com a palavra amiga de pessoas como você.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sábado, 29 de Maio de 2004

305

Nome: lucia
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1960
Ocupações: bancária
E-mail: luciahsfterra.com.br
Comentários: Cada pessoa tem o seu próprio caminho a percorrer nesta vida, penso que justamente nas diferenças de pensamento de cada ser humano, em toda essa diversidade na maneira com que cada um concretiza seus anseios é que se encontra todo o encanto e magia. Toda discussão, onde exista respeito ao ponto de vista de cada um, é positiva e pode trazer mais esclarecimento para todas as partes envolvidas. Por mais que eu tente me colocar no lugar das pessoas que acreditam que toda a vida e todo o conceito de Deus estaria restrito a qualquer texto escrito por seres humanos, como a Biblia e o Alcorão, não consigo deixar de me entristecer, porque me parece que nos prendendo literalmente ao que está escrito em qualquer texto estaríamos restringindo o conceito da vida e talvez até de Deus... Seja qual for o texto sagrado, na minha opinião ele continua sendo escrito, talvez com o nosso próprio sangue, nossas vidas e de todas as criaturas que compartilham a vida conosco. A humanidade não pereceu, avançou e muito, tanto tecnologica quanto filosoficamente, penso também que é no mínimo estranho simplesmente congelar no passado todo o valor da palavra de Deus ou Alá, ou qualquer nome que seja. Talves acreditar ou não na existência de Deus faça diferença somente para a própria pessoa. As Religiões sempre precisaram de toda uma estratégia de mídia e demonstrações concretas de poder, seja através das atitudes de grandes massas, seja através dos grandes templos, que na verdade sempre existiram desde os tempos mais remotos. Dentro da consciência de cada um sempre tentamos fazer o melhor para nós mesmos, nossos parentes e amigos mais chegados, somos humanos e a vida continua de um jeito ou de outro...
Sexta, 21 de Maio 2004

Olá Lúcia.

É sempre um prazer receber mensagens lúcidas e sensatas como a sua, à qual pouco tenho a comentar mesmo porque concordo integralmente com ela.

Só um detalhe histórico, os templos, em especial os grandes, provavelmente são tão antigos quanto qualquer civilização mais estruturada, mas em estágios mais antigos, como nas tribos silvícolas ou civilizações do paleolítico inferior, eles possivelmente ainda não existiam, pois grande parte dos ritos de adoração eram em locais naturais. Ao que tudo indica os primeiros templos em cavernas ou monumentos naturais.

Só mais quero acrescentar sobre a ideía de Deus. Concordo totalmente com você, inclusive acho que se existe algo que mereça ser chamado de Deus, que até acho que exista, tem que ser maior que qualquer de nossas concepções religiosas. Não pode ter um nome, não pode ter um símbolo nem um livro específico. Tem quer ser maior que tudo isso.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 29 de Maio de 2004

304

Nome: tiago chiaveri da costa
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 19/11/1981
Ocupações: estudante
E-mail: ad_ infinitumyahoo.com.br

Comentários:
estou a procura da verdade , não quero me iludir com uma mentira seja ela criacionita ou evolucionista .QUERO A VERDADE.poir isso trabalho com fatos. por favor me responda estas perguntas que formulei por raciocinio próprio, se os animais evoluiram por eles envelhecem ? pois aqueles que vivessem indefinidamente teriam mais proles , por que os seres vivos são formados por carbonos levógiros, em que base se sustenta o atualismo. me respondendo estas poderemos prosseguir com perguntas mais compexas. um abraço . penso que tanto o criacionismo de hoje quanto o evolucionismo são teorias fracas . ja questionei ateus , agnossticos , religiosos , indecisos e até satãnistas . qual destes vc é?

Sexta, 21 de Maio 2004

Bem Tiago, não sou eu que vou lhe dar "A Verdade", mas posso colocar alguns argumentos.
------ Os seres vivos envelhecem porque a natureza não produziu um organismo suficientemente refinado a ponto de não se degenerar com o tempo, e se um dia conseguir a evolução tenderia a se estagnar. É exatamente a mortalidade obrigatória, compensada pela reprodução, que permite que em sucessivas gerações de descendentes progressiva a sutilmente diferentes, surjam as condições necessárias para espéciação. Ademais se surgisse uma espécie imortal em pouco tempo ela superpopularia o planeta inviabilizando o equilíbrio ambiental. Não fosse o envelhecimento e a morte provavelmente a evolução mal seria possível. E, sobre algo que parece implícito em sua pergunta, apesar de ser verdade que qualquer vantagem na sobrevivência tende a se perpeturar, isso não significa que a natureza seja capaz de produzir "Qualquer Vantagem", imortalidade e superpoderes seriam extremamente vantajosos, mas aparentemente não foram possíveis.
------ Do Carbono, ocorre que é um átomo com extraordinária capacidade de fazer ligações, possuindo muito mais chance de resultar numa química complexa, é possível que a vida se baseie em outros átomos, mas a base carbônica parece mais provável.
------ O Atualismo, em ciência, ou Uniformitarismo, se baseia na idéia de que as Leis Naturais são invariáveis ao longo do tempo, de modo que podemos estudar fenômenos do passado mediante fenômenos correltado atuais, permitindo uma inferência ao menos plausível.
------ Por fim, entre as opções citadas pode me considerar Agnóstico, mas prefiro evitar rótulos sobre posturas mais complexas. Como disse há pouco tempo, a melhor definição para mim é EXERIANO.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sábado, 29 de Maio de 2004

303

Nome: Sidney Simões
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1980
Ocupações: estudante Direito
E-mail: shernouol.com.br
Comentários: leia novamente ISAIAS 40:22, e preste atenção na palavra "redondeza" e não "circulo". Não preciso mais de nada, o resto não me importa. Eu tenho pena de você e sei que os seus dias não saõ 100% de felicidade. sei, pq eu era assim,mas o que Deus fez em minha vida, só eu sei. Espero que o encontre um dia.Faço votos e sei q um dia voçê vai encontra lo. deixa de ser revoltado,dá só uma chance pra ele. um abraço Sidney

Sexta, 21 de Maio 2004

Leia novamente Isaias 40:22 no ogirinal em hebráico e preste atenção na palavra "CHUWG", que segundo dicionários de hebráico bíblico só pode ser traduzida por "Círculo" ou "Compasso", e não redondeza.

Não é preciso mais nada, seus comentários foram 100% infelizes. Já que você é um "estudante Direito", é melhor começar a estudar direito.

Sinceramente

Marcus Valerio XR

Sábado, 29 de Maio de 2004

302

Nome: fernanda almeida de oliveira
Sexo: Fem
Ano de Nascimento: 1993
Ocupações: estudadnte
E-mail: andreiasemprreteen.zzn
Comentários: acho que voces nao tem vergadura moral para este site coloquem respostas mais claras!!!!!!!!!qualquer menina(o) da minha idade nao entenderia .eu sou a "cdf" da sala"!!!!
sejam e s s s s s s s s s s s s s p p p p e e e e e e e e e e e e e e e e e e r r r r r r r r r r r r r r r r r - t t t t t t t t t t t t t t t o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o o s s s s s s s s s s s s ! ! ! ! !

Quarta, 19 de Maio 2004

Olá Fêfê... (Tenho uma filha quase da sua idade).

É muito bom ver que alguém tão jovem acessou meu site. Infelizmente não posso simplificar mais meus textos, pois eles se dirigem para uma faixa etária um pouquinho maior que a sua. Mesmo assim obrigado pela visita.

Pitaco. "vergadura" moral fica estranho, seria melhor "envergadura".

Garota eeeeessssspppppeeeeerrrrrtttttaaaaa!!!!!

"Paternalmente"
Marcus Valerio XR
Quinta, 27 de Maio de 2004

301

Nome: Jurandir de Jesus Ferreira
Sexo: Masc
Ano de Nascimento: 1940
Ocupações: FUNCIONÁRIO PÚBLICO
E-mail: Jurandir_1999yahoo.com.br
Comentários: Olá, grande Marcus Valério.
O seu site tornou-se ainda mais fascinante desde a última vez que nos correspondemos. Haja vista ao extraordinário conto de FC "ALICE 3947", bem como às excelentes adições constantes na coluna de novidades que aparecem na página inicial.
Tenho acompanhado os diálogos que você mantém tanto com os apoiadores de suas idéias como com os opositores. Às vezes fico admirado em ver pessoas tão cultas debatendo-se tão veementemente contra as suas idéias, sem apresentar argumentos satisfatórios.
Mas dando prosseguimento, quero dizer que o raciocínio desenvolvido em sua Filosofia Exeriana, especificamente nos "Seis Primeiros Princípios", constitui algo de muito belo na aludida Filosofia. Entendi perfeitamente que o nosso Universo é apenas mais um dentre a infinitude de Universos que constitui o grande,eterno e imensurável UNIVERSO. Contudo, ouso dizer, no que se refere ao quarto princípio, que o "ser humano" só pode ser "comprovadamente o mais avançado produto do Universo" e não do "UNIVERSO". Pois, quem pode dizer que na infinidade de Universos não há algum produto mais avançado do que o ser humano?
Outra consideração interessantíssima é a de que o UNIVERSO tudo pode, pois os Universos podem ter princípio e fim, porém o grande UNIVERSO é eterno. Pergunto: Com isso você quer dizer que o UNIVERSO é Deus? Faz muito sentido que assim seja.
Vou ficando por aqui. Embora não seja um ET ou um IT, como você mesmo disse, o fato é que suas idéias são bem transcedentais.
Parabens e um grande abraço

Terça, 18 de Maio de 2004

Grande Jurandir! Há quanto tempo! Desde a Mensagem 102 para ser exato.

É um prazer telo de volta e contar com seu apoio, bem como saber que pude acrescentar ainda mais a quem já estava satisfeito com meu trabalho, bem como só posso agradecer por expressar seu contentamento com ALICE 3947.

Obrigado também por seus comentário sobre a Os 6 Primeiros Princípios da Filosofia EXERIANA. E quanto a sua colocação, você está certo, seria o Universo, não o UNIVERSO, faltou frisar isso. Além do que muitos tem manifestado o entendimento de que o termos "Comprovadamente" se refereria ao que tal princípio foi Comprovado, quando na verdade eu quero dizer é de tudo o que nós já comprovamos, abrindo espaço para a possibilidade de outros produtos ainda mais avançados mesmo no nosso Universo, faltando ainda porém a comprovação.

Estou devendo muita coisa na Filosofia EXERIANA, em especial a estranha ligação entre o Solipsismo e os Primeiros Princípios, mas por enquanto isso vai ter que esperar.

Enquanto isso, será sempre um prazer receber mensagens como a sua, e se não for demais abusar de sua cordialidade, eu ousaria pedir alguns comentários mais específicos sobre ALICE 3947.

Agradecidamente
Marcus Valerio XR
Quarta, 26 de Maio de 2004

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS
COMENTÁRIOS 301-330
COMENTÁRIOS 271-300
COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240
COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180
COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120
COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060
30 PRIMEIROS COMENTÁRIOS