MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS 391 A 420
Introduzindo 15 novos visitantes num total de 255 desde a inauguração.
COMENTÁRIOS NOVOS COMENTÁRIOS 361-390
COMENTÁRIOS 331-360 COMENTÁRIOS 301-330
COMENTÁRIOS 271-300 COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240 COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180 COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120 COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060 COMENTÁRIOS 001-030

Marcus Valerio XR

RESPOSTAS AOS COMENTÁRIOS

COMENTÁRIOS

RESPOSTAS

420

Nome: Paulo Cesar Tenorio Cavalcanti
234 248 300 313 320 349 371
Nascimento: 1965
Local: Taguatinga-DF
Sexo: Masc
Ocupações: Sevidor
e-mail: jasphig.com.br
Comentários:
Olá Marcus, voltei mais uma vez a entrar em teu Sítio.
Lí sobre o que Júlio Siqueira tem a falar da Doutrina Espírita, porém tenho ressalvas a fazer: Não compreendi, quando ele disse que não há lógica na reencarnação? Para mim, isto é fruto de um não estudo. Fé cega? Um absurdo. Para mim é muito racional, e para muitos pesquisadores da área; é só estudar!
Dizer que não tem lógica e racionalidade, é modestamente falando, ignorância aos conceitos mais elementares da filosofia reencarnacionista. Outra coisa, o nosso ilustre colega, ao falar que é impropriado o uso ESPIRITISMO, apenas a ortodoxia Kardicista? Mais uma vez, absurda a idéia, acho eu, no meu ponto de vista, porque fica bem claro assim que é bem condizente o termo ESPIRITISMO, e Espíritas, aos seguidores do CODIFICADOR da Doutrina Espírita, pois Kardec, foi o CRIADOR deste TERMO, portanto, mais uma vez insistindo neste contexto, Espiritismo, é uma ciência, codificada por Allan Kardec e o Termo, criado por ele.
Outra coisa, o Júlio fala que a Mecânica Quântica, Biologia Molecular, ciência e a técnica da computação, avançou mais que o Kardecismo?
Um absurdo, se Kardec não criou nada? cientificamente falando. A Ciência Espírita, é infinita, é UNIVERSAL, pois ela emana de Deus, quanto mais se aprende, mais se tem a aprender. Essas ciências que o homem hoje domina, são incipientes em relação a uma doutrina que tem como objetivo a outras dimensões do cosmos. Portanto, nosso dedução do conhecimento universal, tem que ser simples e nós aqui deste pequeno planeta bem humildes nesta avaliação!!!
Todas a descobertas científicas hodiernas, são partículas infinitamente pequenas, em relação ao conhecimento das coisas universais, importante saber isto! Nós terrestres, estamos muito, mas, muito aquém do conhecimento Universal!
Muito Obrigado Marcus por este espaço, e que as forças superiores sempre nos orientem muito mais.
Um grande abraço...
Paulo Cesar - DF

QUANTO MAIS APRENDO, MAIS ME DOU CONTA DA MINHA IGNORÂNCIA (ALBERT EINSTEIN)

UM SÁBIO SÓ SABE QUE NADA SABE, ENQUANTO QUE UM IGNORANTE ACHA QUE TUDO SABE. ( C.F )

Quinta, 13 de Janeiro de 2005 - 21:40

Olá Paulo. Antes de tudo, publiquei a
TERCEIRA MENSAGEM de André Maximiano Serpa sobre Criticando Kardec.
Quanto a Lógica na reencarnação. Depende do contexto onde se está falando. Creio que no contexto teórico da doutrina Kardecista, uma vez aceitos seus axiomas fundamentais, ele é bastante coerente sim! No entanto se formos a um âmbito mais livre, onde não estejam sendo considerados certos fundamentos, aí concordo com o Júlio, de experiência própria.
Pelo menos até os 23 anos, eu era convicto da realidade da reencarnação, achava ela fundamental para qualquer concepção minimanente lúcida de Universo Dualista, com uma Ordem Intencional e Justa. Aliás ainda acho que se considerarmos a existênia de alguma Ordem Suprema, "Deus", que de fato tenha poder plano sobre o Universo, se considerarmos que nossas existência tem algum fundamento intencional, e se admitirmos que tal Deus é de fato um ser justo e Bom num parâmetro minimamente compreensível em termos humanos, então só posso concluir que a idéia de Reencarnação é a melhor, se não a única, forma de entender nosso mundo e nossa vida. Com ela, tudo passa a fazer sentido. Sem ela, não haveria nada que explicasse porque nascem crianças para morrerem de fome antes de terem qualquer chance de realização humana, nada que justificasse porque nascem pessoas com deformidades físicas imprevisíveis, ou porque ocorrem tragédias a todo instante. Simplesmente não dá para conciliar isso tudo com a idéia de um Deus Todo-Poderoso e Bom sem algo que justifique tal situação. A Reencarnação nesse caso, bem como noções de Karma, preenche um buraco conceitual e parece a única alternativa racional.
Mas voltando, naquele tempo, eu pretendi demonstrar racionalmente a "realidade" da reencarnação, e comecei a construir uma visão filosófico cosmogênica do Universo, baseada em parte no que conhecemos cientificamente, e em parte nas puras e simples derivações lógicas existenciais. Refiz os passos do Universo em criação, emergência da matéria, da vida, da inteligência, e achei que em algum momento iria demonstrar a emergência da Meta-Existência e sua capacidade de reencarnar. Não consegui.
Desde então percebi que a reencarnação não pode ser demonstrada logicamente, a não ser aceitando certos conceitos como Deus, Justiça Divina e etc. Mas estes, também não podem ser demostrados logicamente. Portanto, o único porto seguro para a idéia de reencarnação, entendo, é a Fé. Creio que é nesse sentido que o Júlio se expressou.

Quanto ao restante de sua mensagem, me entenda bem, ela está muito apelativa, passional. Você começou afirmando a validade lógica e racional da reencarnação, mas não a justificou. Depois voltou a insistir que Kardec é o criador do termo Espiristismo, algo que já explanei claramente porque considero que muito provavelmente não é! (Mensagem 248) E ademais é algo totalmente irrelevante. Não entendo porque você dá tanta importância a isto.
Depois você declara absurda a declaração de que as demais ciências avançaram mais que o Kardecismo, mas não explicou porquê. Em sua Última Mensagem o André Maximiano Serpa usou um bom argumento para contestar a validade desta afirmação do Júlio, que foi feita num signficado restrito de Ciência empírica, enquanto você está usando o termo numa acepção muito mais ampla, de simples "conhecimento".
Por fim, as citações reproduzidas por você (quem é C.F.?), podem ser usadas para nos fazer refletir que espécie de conhecimento tende a ser mais humilde ou arrogante. A Ciência "ortodoxa", como diz o André, tem inúmeros dados, experiências e resultados concretos a seu favor, mas mesmo assim os cientistas não alegam ter o conhecimento de "Verdades Universais", "outras dimensões do cosmos", "outros mundos habitados" ou "conhecimentos divinos" que muitos religiosos alegam ter baseando-se apenas de literatura do século XIX.

Obrigado. Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sexta, 21 de Janeiro de 2005

419

Nome: André Maximiano Serpa
394 375 372 364 357 353 350 346
Nascimento: 1976 Local: Leopoldina - MG
Sexo: Masc Ocupações: Cirurgião-dentista
e-mail: andremserpaig.com.br
Comentários:Caro Marcus:
Desculpe a ausência, mas tive que tirar uns dias de férias pois estava exausto. Gostei muito do seu texto
A Droga da Incoerência. Espero trabalhá-lo em um debate na Mocidade Espírita com jovens e também com adultos. Enviei novos comentários e respostas a ti e ao Júlio Siqueira para seus e-mails. Aguardo a publicação de ambas. São duas mensagens. Obrigado. Abraço! André.

Quinta, 13 de Janeiro de 2005 - 10:39
Olá André.

Muito obrigado por seus comentários sobre A Droga da Incoerência, e é uma honra que você o utilize para bons propósitos.

Por equanto recebi apenas uma mensagem, que tentarei publicar em breve.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Quinta, 20 de Janeiro de 2005

Publicada! Sua TERCEIRA MENSAGEM Sobre Criticando Kardec. 21 de Janeiro de 2005

418

Nome: Moisés 415 332
Sexo: Masc
Nascimento: 1985 Ocupações: área militar
Local: São José do Rio Preto/SP
e-mail: madsaa2000yahoo.com.br

Comentários:Olá Marcus, + 1 vez!!!
Queria saber se vc pode me dizer algo sobre, aqueles cursos que dizem que aumentam a capacidade de memória e a velocidade da leitura. Vc conhece algo sobre o assunto? Caso isso seja verdadeiro, poderia me indicar livros, sites, qualquer coisa relacionada com o assunto, principalmente ensinando essas técnicas!!!
desde já Obrigado + 1 vez!!!

Terça, 11 de Janeiro de 2005 - 23:52

São basicamente técnicas baseadas em Psicologia Cognitiva e Programação Neurolinguística, e funcionam sim! E muito bem. Já fiz um curso de Memorização, num instituto chamado IBELD e com o Professor João Batista Soares, e os resultados são de fato notáveis em poucos dias.
No entanto ele mesmo insiste em desfazer alguns equívocos, um deles é que a "Capacidade da Memória" não pode ser aumentada, mas sim melhor aproveitada. As técnicas em geral são simples, algumas bem intuitivas, mas para funcionar é necessário alguma disciplina. Eu mesmo, assim que terminei o curso, há uns 14 anos, era capaz de memorizar facilmente números e nomes, e por uns tempos virei uma agenda viva. Também era fácil realizar proezas como aquelas de memorizar 20 nomes ou figuras diferentes e depois ser capaz de dizê-las na ordem inversa, qual vinha antes e depois de outra e etc. Porém, depois com o relaxamento acabei perdendo a habilidade, bem como o advento de telefones celulares, agendas eletrônicas, e de números telefônicos cada vez maiores e complicados tem contribuído para arruinar nossa capacidade mnemônica.
Mas recomendo muito. Não conheço livros, tive apenas apostilas, e deve haver cursos por aí. De uma procurada nos sites de busca, não deve ser difícil de achar. Mas aviso logo que os cursos são caros. Algo em torno de R$ 150,00 por uma semana, por exemplo.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Quinta, 20 de Janeiro de 2005

417

Nome: Carlos Abreu
Sexo: Masc Nascimento: 1964
Ocupações: informatica Local: Rio de janeiro-RJ
e-mail: blekbirdglobo.com
Comentários: Salve!
O grande problema com definições e isto vale para a FC, é que elas se fazem dentro de um periodo de tempo, num momento, digamos assim e quase sempre vai da visão de quem pretende defini-la, ou seja, se torna quase sempre um achismo.
A sua interpretação é bem global, ampla e por este mesmo motivo me pareceu, sem querer ofende-lo, por demais vaga.
Parece que ainda hoje sobrevivem aqueles puristas que remetem a FC ao seu passado, na epoca da revolução industrial e no canto oposto os que por falta de uma melhor explicação generalizam e tendem a transformar tudo em FC.
Entenda que esta minha missiva não se trata de um protesto, nem muito menos uma agressão, mas o resultado da minha procura por uma definição de se aproxime mais do razoavel.
Por exemplo, na sua maneira de ver, 'Guerra nas estrelas' pode ser vista como FC mas 'Tempos modernos' não seria...pelo que eu entendi.
Pelo que eu entendo, apenas o segundo pode ser visto como FC.
Chaplin, sempre genial, ironiza os impactos das descobertas tecnologicas nos relacionamentos e na cultura da epoca, quase fazendo uma previsão dos tempos futuros.
Enquanto 'Gerra nas Estrelas' é parte de uma saga tradicional, de mocinhos e bandidos, princesas e dragões, levada para um outro contexto. Quem sabe pode ser chamada de Fantasy, como os americanos gostam de falar.
Um abraço e parabens pelo site!
Carlos A.
Terça, 11 de Janeiro de 2005 - 15:06
Olá Carlos.
Obrigado por trazer um assunto tão interessante.
Bem, a julgar pelas suas colocações estou quase certo de que você não leu meu principal texto sobre o tema, que é o Filosofia da Ficção Científica

É neste que está minha estruturação mais precisa sobre o que de fato significa Ficção Científica, em contraste com a Ficção Fantástica. Nesse mesmo texto, no gráfico onde comparo o índice de suprarealismo com o de Racionalidade, eu declaro claramente que Star Wars é Ficção FANTÁSTICA com roupagem de FC.

Nunca vi Tempos Modernos, mas pela minha definição, qualquer obra será FC se:
-For Ficção Suprarealista (que admite-se como não possível em nosso mundo atual), e -Houver algum nível de racionalidade, mesmo que implícito, de que tal seria, ou será, possível em tais ou quais condições.

Pelo que você falou Tempos Modernos seria sim FC, pela minha própria definição.

Talvez você tenha lido apenas o texto Ficção Científica, que é uma mera introdução generalizante. Verdadeiro aprofundamento está no
FILOSOFIA DA FICÇÃO CIENTÍFICA.

Dê uma olhada. E mais uma vez obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Terça, 18 de Janeiro de 2005

416

Nome: Carlos Luiz de Azevedo Gerzson 395
Sexo: Masc Nascimento: 1947
Ocupações: aposentado Local: São Gabriel (RS)
e-mail: carlosgerzsonbrturbo.com
Comentários: Olá Marcus,
Obrigado por ter respondido meu primeiro imail.
Seu site está crescendo e pelo que vi gerando interesses. Parabéns pelo site. Estou lendo e tenho apreendido muitas coisas, mas o interesse e a atenção com que leio não me permitiram acessar todos seus artigos. Por isso, como minha competência não permite colaborar com teorias, muito menos com debates, resta-me a posição de discípulo que apenas sabe perguntar. Coloco para você algumas questões que procuro responder:

01 – O Espiritismo diz que Deus criou primeiro o espírito, simples e ignorante, e que o planeta terra, nós, seres corpóreos, servimos temporariamente apenas para a encarnação e/ou reencarnação. Se eu sou um espírito encarnado/reencarnado em um ser corpóreo, fui gerado por meus pais, espíritos encarnados/reencarnados em invólucros corpóreos e assim por diante. Como o primeiro espírito encarnou pela primeira vez? Num ser corpóreo que existia sem espírito?

02 – Raciocinando sobre a teoria da evolução junto com sua teoria da meta-continuidade mental, entendo que um ser biológico em evolução teve a capacidade de desenvolver o que eu resumidamente vou chamar de espírito, que sobrevive após a morte desse corpo. É possível que eu desenvolva capacidades peculiares que sobrevivam após minha morte? Poderia ser mais complicado seu juntasse também a reencarnação?

03 – Voltando ao Espiritismo. Se o espírito nasceu primeiro, o que fez esse espírito? Que pena, que pecado ou que erro cometeu para ter que encarnar pela primeira vez?

Eu resolveria a primeira questão do Espiritismo com a Evolução e segunda questão da Evolução com o Espiritismo/Encarnação, se não caísse num ciclo vicioso e inverso das questões.

Agradeceria se pudesse me responder.
Abraços
Carlos Luiz

Domingo, 9 de Janeiro de 2005 - 13:38

Olá de novo Carlos. Muito obrigado por voltar e fico lisonjeado por sua consideração. Procurarei ajudar no que for possível.

1 - Para o Kardecismo, os Espíritos são criados simples e ignorantes, num grau inicial de evolução. A evolução do espírito, no caso, acompanharia a evolução do Universo e da vida. Evidente que espíritos que estão num grau muito incipientes não poderiam encarnar em corpos humanos, e dessa forma "acompanham", não exatamente encarnam, nos diversos estágios da vida natural, de acordo com seu nível de evolução. A encarnação do espírito se daria de forma gradativa, a medida que o corpo é formado. Mesmo no caso dos humanos, o espírito vai se incorporando aos poucos ao organismo, desde a concepção, até sua incorporação completa por volta do fim da primeira infância. Portanto, não há uma "encarnação brusca num ser sem espírito", mas sim um processo paralelo que interliga os mundos Material e Espiritual num tipo de sincronismo evolutivo. (Dualidade Espírito/Matéria)

2 - Ainda não tenho exatamente uma "Teoria" da Meta-Continuidade da Mente, mas ela é perfeitamente compatível com a Reencarnação. Na verdade, qualquer tipo de hipótese concebível que proponha qualquer tipo de sobrevivência de alma/espírito/mente após a morte física, é necessariamente A Meta-Continuidade Mental. No exemplo que você citou, basta trocar o termo Mente por Espírito. São plausíveis hipóteses como um "espírito" ter sido gerado no corpo físico e depois sobreviver, como que tal espírito já existisse antes, encarnando. O conceito é bastante abragente.

3 - Em parte minha primeira resposta afeta um pouco esta pergunta, mas é bom acrescentar que:
a) No Kardecismo a encarnação não é um mero meio de expiação de pecados, mas um veículo para acelerar a evolução. O Espírito pode decidir livremente encarnar não para expiar faltas, mas apenas para aprender, se aperfeiçoar e evoluir.
b) Quanto a haver Karma a ser expiado, aí pode-se entrar num problema realmente interessante, que denominei KARMOGENIA, e pode ser visto em meu texto Glossário de Hipóteses. Seria umas das questões pertinentes caso se desenvolvesse uma Teologia do Kardecismo.

Apesar do Kardecismo ter boas respostas para várias destas questões, ainda restam problemas de ordem filosófica que merecem ser escrutinados. Você vislumbrou alguns deles, espere que os ache interessantes. Acho importante que haja mais pensadores para abordar esse tema.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Segunda, 17 de Janeiro de 2005

415

Nome: Moisés 332 Sexo: Masc
Nascimento: 1985 Ocupações: área militar
Local: São José do Rio Preto/SP
e-mail: madsaa2000yahoo.com.br
Comentários:Olá Marcus, tudo bem?
Vendo o seu diálogo com José Robson sobre “Contemporâneos de Jesus que estariam vivos”, vi um erro de interpretação, vou publicar aqui para você. Não estou defendendo o cristianismo, eu me tornei agnóstico, eu descobri esse erro através de um debate em um fórum evangélico, o www.ijesus.com.br , esse é o antigo eJesus, aquele que você fez parte.
Eis o versículo:
João 21.20-23 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. JESUS, PORÉM, NÃO LHE DISSE QUE NÃO MORRERIA, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Nota-se que o que está escrito é: PORÉM, NÃO LHE DISSE QUE NÃO MORRERIA,Jesus não disse que ele não iria morrer, mas disse que: “Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?”, e isso não quer dizer que ele esteja vivo até hoje.

Versículos como: Marcos 13:30 "Na verdade vos digo que não passará ESTA geração, sem que todas estas coisas aconteçam."
Quando Jesus disse “ESTA”, não quis dizer aquelas pessoas que estavam com ele mas sim as que estarão nas catástrofes por ele mencionada nos versículos anteriores.
Por exemplo, veja essa frase futurista: "Quando a próxima copa do mundo ocorrer, será esta no Japão"
Esta geração se refere as pessoas que estarão vivas na época em que acontecerem estas catástrofes, e elas não ocorreram.
Mateus 16.28 Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino.
Veja bem. Quando Jesus voltar as pessoas não morrerão, mas sim as vivas serão transformadas, e os mortos ressuscitarão.(1 Tessalonissencies 4:16-17).
Todavia o versículo citado dá a entender que depois (ou seja, até que) da volta de Cristo alguns provarão a morte. Como pode ser isso? A colocação pois não deixa dúvidas que Jesus estava se referindo "visões" que alguns discípulos poderiam ter da vinda de Cristo (como no caso do autor de apocalipse), onde evidentemente - como ocorreu - mais tarde morreram.
Obs.: parte das respostas foram retiradas do debate no fórum de discussões.
Vou dizer novamente caso alguém leia e ache que eu sou cristão, eu sou agnóstico, não estou defendendo o cristianismo, mas sim mostrando apenas um erro de interpretação, independentemente esse erro onde ele ocorrer, em qualquer religião que seja, e isso que eu publiquei para mim não passa de MITO.
Marcus caso eu esteja errado mostre-me, afinal ninguém é onisciente, mas eu acho que a minha interpretação é a correta.
Um abraço e até a próxima!!!
Sábado, 8 de Janeiro de 2005 - 19:28
Olá Moisés, bem vindo de volta.

Concordo com suas intervenções, você só se esqueceu de dizer quem fez tais colocações. Na verdade me baseei em apenas nas passagens de Marcos 9.1 e 13:30, bem como também pode ser visto em Mateus 24:34. a citação de João 21:20-23 foi por conta do José Robson, e eu nem os comentei.

Da mesma forma, você apenas repetiu e exemplificou melhor o que eu mesmo disse ao final deste texto sobre os Imortais Bíblicos:
"Há algumas tentativas de tentar contornar essa flagrante falha profética bíblica pelos apologetas. Alguns afirmam que se trata da geração que iniciará a ver os primeiros eventos, e que não passará até que o desfecho, o Segundo Advento, se cumpra."

Ou seja, que o termo "ESTA" pode ser interpretado da forma que você disse, porém, isso torna a profecia ainda mais vaga. Se daqui a 3 mil anos acontecer um cataclisma terminal, como um acidente num reator de antimatéria, poderá ser dito que foi a consumaçao profética. Deste jeito, até eu faço profecias!

Portanto, repetindo o que há neste texto, isso resulta em basicamente 3 possibilidades:
1 - A Profecia Falhou.
2 - O "Esta" se refere a uma geração qualquer no futuro.
3 - Há contemporâneos de Jesus ainda vivos hoje.

Pessoalmente creio que estão em ordem regressiva de probabilidade.

Mas as solução talvez esteja em examinar o texto grego original. Um bom lugar onde se pode fazer isso é em Parallel Greek New Testament Index.

Infelizmente ainda não achei um bom site com o grego transliterado onde eu pudesse comparar os termos em algum dicionário e examinar as conjugações. No entanto, esse link, em Marcos 13:30 (Mark 13:30), possui várias alternativas de tradução. É interessante notar que todas as traduções para o Inglês utilizam para o equivalente a "ESTA" em questão, o pronome THIS. Inclusive a King James Version.

Ora, quem sabe inglês, sabe muito bem que para o "Esta" se referir a "aquela do futuro" e não à "aquela do momento", o mais correto seria usar o pronome THAT! Ou seja, that generation eliminaria a discussão, pois seria mesmo referente a uma geração do futuro. Mas this generation, como está em todas as traduções para o Inglês, indica referência à aquelas pessoas lá presentes ao discurso!

Essa intepretação, a número 2 que citei, só é possível em Português devido a ambiguidade do "Esta". Será que essa ambiguidade também ocorre no grego? Creio que não. Mas ainda estou pesquisando.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sexta, 14 de Janeiro de 2005

414

Nome: Edson de Oliveira Ataide Júnior 397 376
Sexo: Masc Nascimento: 1980
Ocupações: Professor de Matemática
Local: Rio de Janeiro
e-mail: edsonjrclick21.com.br
Comentários: Olá Marcus! Estou de volta, como prometido.
Antes de tudo gostaria de lhe dizer que essa mensagem é em conjunto, decorrente de uma série de diálogos com amigos céticos ou budistas. Imagino que essa mensagem deva dar origem a um possível diálogo, já que poderá haver contra-argumento, que provavelmente se dará em conjunto também.

Duas críticas e uma indagação serão apresentadas:

A primeira crítica está relacionada ao budismo, onde foram observados dois deslizes em particular. Um deles é na parte de símbolos religiosos, onde você coloca: "A Roda do SAMSARA budista, de eternas reencarnações”. Ao lado desse texto, há uma roda de oito aros. Tal roda NÃO é uma representação do samsara, é a representação da Roda do Dharma. Os oito aros são o nobre caminho óctuplo!

O segundo deslize é você ter dito "eternas reencarnações". O Buda muitas vezes criticou a doutrina eternalista, segundo a qual existem fenômenos condicionados eternos, portanto tal palavra ["eternas"] em nada representa a essência da doutrina budista. Além disso, "reencarnação" pressupõe um princípio incorpóreo (alma) que retorna à carne. Tal idéia também é contrária à noção do samsara e da natureza dos seres segundo a perspectiva budista. O que encontramos no budismo é a noção de "renascimento", muito diferente daquilo que os espíritas acreditam.

A indagação está relacionada ao seu texto sobre o solipsismo onde, no último parágrafo, você diz:

“Assumi também o termo HOLOPANTEÍSMO por significar uma variante do pensamento PANTEÍSTA e diferenciá-lo de imediato de uma série de tradições panteístas já existentes, e porque como um bom raciocínio poderá detectar, o HOLOPANTEÍSMO é necessariamente TRANSCENDENTE”.
Não foi entendido bem o porquê do Holopanteísmo ser NECESSARIAMENTE Transcendente. Qual seria o motivo de descartar o Holopanteísmo Imanente?
A segunda crítica é no que se diz respeito a metacontinuidade-mental, onde você assumiu uma postura convicta de que apostar na crença de que nossa consciência continuará, de alguma forma, a existir, só traga benefícios.
Primeiro, não existe nenhuma evidência de que tal continuidade realmente aconteça. A própria Ciência parece que está seguindo uma direção oposta.
Afirmar que o universo é infinito e com possibilidades infinitas e chegar a conclusão de que isso é o suficiente para garantir a existência da metacontinuidade-mental não parece resolver o problema, porquanto não há como saber se o universo seja de fato infinito e mesmo que fosse não há como ter certeza de que existam infinitas possibilidades por isso.
Mesmo considerando a existência de infinitas possibilidades, porque não admitir que uma das possibilidades seja a de não ser vantajoso apostar na metacontinuidade-mental?
Um grande abraço, Marcus!
Edson Jr
Quinta, 6 de Janeiro de 2005 - 22:27
Olá Edson...
Muito obrigado por voltar a escrever e por essas contribuições. Vamos direto ao ponto.

Sobre a roda de 8 aros, sinceramente não me preocupei muito com a precisão, apenas queria um símbolo budista e interpretei desta forma, acho que você está certo, a julgar pelo número de imagens deste símbolo que se pode obter com a palavra "dharma" num site de busca, em contraponto a poquíssimas que se encontra digitando a palavra "samsara", que apesar disto também é representada por uma roda, como em Wheel of Life.
----- Quanto a "Eterno", bem, eu estou simplesmente em vias de abolir o uso desta palavra. Pensando bem, ETERNO é um conceito sem sentido algum, uma palavra vazia, na verdade todas as vezes que ela tem alguma função, bem como em todas ocasiões em que a usei para dizer algo, quis me referir a PERPÉTUO. Ambas podem se referir a algo sem começo ou fim, tal como, porém só a última permite a idéia de Dinâmica. A Eternidade estaria fora do tempo, e assim, fora de qualquer possibilidade de discurso. Outro termo que pode ser usado é SEMPITERNO.
----- Nesse sentido, o Samsara e suas encarnações pode ser sim perpétuos, apesar da possibilidade de transcendê-los por meio do Moksha. Quanto a "reencarnação", aí é outra história. Depende do sentido que se dá ao termo.

Passando para a Filsofia EXERIANA, no texto O Solo Psíquico, digo que o Holopanteísmo tem que ser transcendente porque nesse sentido "Transcendente" está sendo usado no sentido de um contexto Dualista, onde há Mentes, plano mental, e universo físico, plano material. Se são as mentes que projetam a realidade, então necessariamente há dualismo, e as substâncias mentais são transcendentes ao mundo físico. Mas é claro que é possível usar "transcendente" num sentido não exatamente dualista, bem como se propor um Holopanteísmo Monista de apenas uma substância, a Mental, com propriedades duais.
----- Sobre a META-Continuidade Mental, já até discutimos isso antes. É preciso lembrar que esse conceito não tem relação direta com a infinitude do Universo. Me lembro que eu tamém já lhe disse isso. A Infinitude do Universo na Filosofia EXERIANA não é uma referência a qual todos os assuntos tem que estar diretamente ligado, mesmo porque é um conceito que leva ao paradoxo, como os demais princípios demonstram. Esses 3 Primeiros Princípios, são a apenas um introdução que permita abordar qualquer assunto. Nesse mesmo texto dos princípios eu declaro que não preteno deixar a natureza paradoxal dos primeiros princípios invalidar os demais, e o que você está fazendo é exatamente isso, se esses princípios forem constantemente invocados, nada pode ser dito. A Infinitude, Total Possibilidade e Paradoxo se aplicam ao UNIVERSO, e nos vivemos num Universo.
----- Quanto a vantagem, veja que se trata de uma escolha subjetiva. Se eu achar vantajoso escolher essa crença, é porque estou predisposto a vê-la desta forma. Quem achar que ela é desvantajosa logo no princípio evidentemente não usufruiria de benefícios ao escolhê-la. Apesar de que, sinceramente, tenho dificuldade em não ver vantagens em escolhê-la.
----- Se ela de fato existe ou não, é TOTALMENTE irrelevante para a valoração da escolha.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Quinta, 13 de Janeiro de 2005

413

Nome: Silvio Soares da Silveira
Sexo: Masc Nascimento: 1968
Ocupações: Desenhista de Produtos (CAD 3D)
Local: Franco da Rocha - SP
e-mail: slv_ssig.com.br
Comentários: Boa Tarde, Marcus!
Venho acompanhando sua página a algumas semanas, e posso dizer que achei o conteúdo muito interessante. Nos dias de hoje, onde vemos a internet propagando uma infinidade de asneiras, tipo "O homem não foi à lua", "Átomos e energia nuclear não existem", e toda sorte de idiotices conspiratórias, que tentam detonar séculos de pesquisa e experimentos cientificos, é muito bom ver pessoas como voce, que buscam a razão e o conhecimento em bases sólidas e confiáveis.
Meus Parabéns!!!
Gostei muito de seus contos de FC e de sua idéia de cosmogenese. Seria interessante voce dar uma olhada na página www.astronomia.triang.net, do Roberto no item "Big-Bang para principiantes", ele traz uma forma muito interessante de se analizar não a cosmogenese em si, mas a geometria do universo e as possibilidades matemáticas que levam a crer na existêcia de vários universos 3D dentro de um (ou muitos) possivel universo 4D. É uma página muito instrutiva e interessante, como a sua.
É isso aí, vá em frente e ajude a divulgar o conhecimento e a vontade de raciocinar na WEB, que a meu ver a maior razão para a existência da mesma.
Grato por sua bela página e um grande abraço!!!!!!!!!
Silvio S. Silveira.

Terça, 6 de Janeiro de 2005 - 16:28
Olá Silvio.
Muito obrigado por seu apoio.

Agradeço também pelo ótimo link que me enviou, este site pode se tornar um de meus favoritos.

Sites como esse ajudam a aumentar a lucidez de nossa sociedade, algo pelo qual estarei sempre disposto a lutar.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Terça, 11 de Janeiro de 2005

412

Nome: Carls Halls Ries
Sexo: Masc
Nascimento: 24/04/59
Ocupações: Educador
Local: Go/DF
e-mail: latresohotmail.com
Comentários: O que você sabe sobre a a religião que se diz se aúnica religião verdadeira na face da terra que é a dos Mómons, cuja A Igreja de Jesus Cristo é a mais rica Igreja que está se estabelecendo na face da terra. E cujo lider afirma que Jesus está dando os últimos sinais de sua volta... Que sabe você sobre todas essas coisas fatais que estão a ocorrer sobre o planeta terra: Os Tsunames da Asia, (outros maiores ainda, segundo estudos cietíficos de um certo grupo de cientistas do meio oficial), as mudança de posiçao no eixo terra provocadas pelos últimos terremotos da Asia, e o Desenho e o Alarido que agora vai povoar os noticiários em todo o mundo?
Por favor eu gostaria de saber sua opinião...
Fale sobre esta mistica e dessa impregnaçao real de coisas que estão acontecendo... me diga até mesmo o que entende sobre Nostradamus e suas professias..
Por favor, me faça isso encarecidamente!

Quarta, 5 de Janeiro de 2005 - 19:20

A Igreja dos Mórmons, ou Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, surgiu no século XIX, nos EUA, por meio de um profeta chamado Joseph Smith, o que põe em dúvida seu estatuto como Cristianismo apesar de sua estrutura aparentemente não muito diferente do Protestantismo. Sem dúvida ela não é a igreja mais rica da Terra, continua perdendo muito para a Igreja Católica. Apesar de crerem na Bíblia, os mórmons possum um outro livro sagrado, mais recente, que é "O Livro de Mórmon", que conta a suposta história das tribos perdidas de Israel na América do Norte. Muito mais poderia ser dito sobre os mórmons, mas a internet já é farta de informações. Só para lembrar, oficialmente, a poligamia entre os mórmons foi abolida ainda antes do século XX.
Sobre as tragédias que asolam a Terra, eles sempre ocorreram, e só fazem mais vítimas hoje porque há muito mais pessoas no mundo.
As profecias de Nostradamus em grande parte são inspiradas na Bíblia, e como qualquer profecia são vagas e podem ser interpretadas das mais diversas formas possíveis, inclusive para ser encaixadas em nossa época. Observe que profecias geralmente se referem a universais de nosso pensamento, o destino do mundo, grandes eventos marcantes e etc, mas nunca dizem nada específico.
Basicamente é isso, se quiser conversar mais sobre o tema, estou a disposição.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Terça, 11 de Janeiro de 2005

411

NOVOS COMENTÁRIOS E DEFESA de
Júlio César Siqueira Barros
autor do site Criticando Kardec.

Ao texto TRÉPLICA de CRITICANDO Criticando Kardec de André Maximiano Serpa

Muitíssimo Obrigado Júlio.

Marcus Valerio XR

Segunda, 10 de Janeiro de 2005

410

Nome: Bruno Rafael
Sexo: Masc Nascimento: 1984
Ocupações: estudante
Local: Belo Horizonte-MG
e-mail: Shampoobrveloxmail.com.br
Comentários: Olá Marcos entrei em site por acaso em uma pesquisa no google e axei muito bom, mas muito bom mesmo. Nao deixei nenhuma mensagem porq nao estava conseguindo postar :) Queria q vc me indicasse bons livros sobre evoluçao porq pretendo estudar um poco o tema, estou lendo Origem das especies primeiro,("para mim é a biblia da evoluçao")mas tabm queria algo mais atualizado com pesquisas cientificas mais profundas sobre os assuntos q Darwin nos mostra em seu grande livro. Estou adquirindo mais um livro sobre evoluçao: O livro de ouro da evoluçao, creio q seja bom. Ah e um abraço a todos q frequentam o seu site.
Quarta, 5 de Janeiro de 2005 - 09:10
Olá Bruno.

Você começou com bons livros, e uma bibliografia depende muito do nível de esclarecimento que você pretende obter. Mas há um livro que tem sido a maior referência para estudantes de biologia, universitários ou mesmo para fim de segundo grau, que é o BIOLOGIA EVOLUTIVA, de Douglas Futuyama. Deve estar custando uns R$50,00. Mas vale a pena. Se você se der bem com esse livro pode dizer tranquilamente que entende Evolução Biológica. No começo ele até parece difícil, tem muitas fórmulas, mas não é tanto. Só precisa de um pouco de paciência.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
Sexta, 07 de Janeiro de 2005

409

Nome: Adriana
Sexo: Fem Nascimento: 1968
Ocupações: professora primaria
Local: São Paulo
e-mail: guferrazuol.com.br
Comentários: Parabens pelo site
Gostei muito da sua home ,ainda nem li tudo , mais já está nos meu favoritos , o fato de não vestir a camisa de time algum nem filosófico e nem religioso mas também não estar cético pra nada , te fez a oportunidade de estar onde está , Que sua sabedoria contagie a todos que por aqui passarem

Terça, 4 de Janeiro de 2005 - 12:06
Obrigado por seu apoio Adriana.

Só quero dizer que na verdade eu sou cético com tudo! Só que também estou aberto a tudo. E importante conciliar uma coisa com a outra.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sexta, 07 de Janeiro de 2005

408

Nome: Josmar Ballesta
Sexo: Masc Nascimento: 1960
Ocupações: empresario
Local: curitiba-PR
e-mail: josmarvillareal.ind.br
Comentários: Parabens pelo site
Vai aqui algumas colocações para futuras observações:

1-Visto que cada vez se torna mais clara a possibilidade do ser humano ser oriundo da Africa, vale a pena se aprofundar mais nas religiões e seitas de origens africanas como a Umbanda, o vodu etc. Essas talvez possam trazer mais clareza sobre a formação do pensamento humano.

2-Por acaso a ciencia assim como a religião não estão se aprisinando no pensamento do politicamente correto?

3-A minha Teoria em poucas palavras: A vida é uma conspiração existêncial, os átomos tem a nescessidade fisica de buscarem parcerias assim sendo o vazio torna-se uma aberação fisica, o nada torna-se um absurdo existencial. Dai para a vida, é um pulo. A existência vem aprendendo e acumulando cada vez mais existência. o acumulo de existência traz o organismo. o acumulo de organismos traz a evolução do individuo e por sua vez a coletividade consciente. Tudo isso gera a tecnologia que por sua vez tenta alcalçar a existência eterna.

Algum dia, lá na frente o ser-humano vai alcançar a vida eterna atravéz da tecnologia e dai então todas as gerações passadas vão ter valido a pena para aqueles indivíduos que alcançarem o conhecimento total.

Segunda, 3 de Janeiro de 2005 - 15:02

Caro Josmar, obrigado por sua participação. Aqui vão meus comentários à suas observações.
1-Sem dúvida que tais religiões devem ser melhor estudadas, mesmo porque representam melhor o pensamento primordial não só pelo fato de serem originárias do berço da humanidade, mas por se manterem num certo estágio de "incipiência" religiosa, sem influências de subprodutos de estágios posteriores do desenvolvimento de culturas mais complexas. Essas religiões tendem a ser sempre Panteístas ou Politeístas.
2-Creio que não. A Ciência é em essência desprovida de moralidade, seria a postura dos cientistas que poderiam estar se predendo a tal ou qual preceito ético, nesse caso sim, há imperativos morais que a maioria parece assumir. A religião por sua vez não seria tão diferente, apesar de sua moralidade intrínseca. Além do que muitos preceitos religiosos apesar de morais estão longe do que eu chamaria de "politicamente correto", como a intolerância a crenças alheias.
3-Também creio numa tendência inata do Universo em buscar a complexidade, conseguida significativamente apenas em âmbitos muito isolados, razão pela qual ele seria tão vasto para compensar a dificuldade de tal desenvolvimento. Mas creio que dá evidente tendência das párticulas da matéria em se atrair, para o surgimento de vida, não é um simples pulo, mas um processo extremamente lento e delicado. Afinal quase tudo no Universo é matéria agregada, mas onde há de fato, vida? Também costumo ver nosso desenvolvimento mental e cultural como meras etapas deste mesmo processo do Universo rumo a seu próprio Auto-Conhecimento. (Filosofia EXERIANA)
Também acredito que um dia seja possível atingirmos a Imortalidade, não a Eternidade, que será mais um passo rumo ao objetivo do Universo em se Auto-Realizar como Sensciência.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Sexta, 07 de Janeiro de 2005

407

Nome: Frederico Toscano
Sexo: Masc Nascimento: 1981
Ocupações: Professor de Linguas e estudante de Gastronomia e História
Local: Recife-PE
e-mail: fredo_bolseiroyahoo.com.br
Comentários: Marcus, achei o conteúdo da sua página excelente e verdadeiramente informativo,visando a didática (até certo ponto,claro) em detrimento de qualquer vaidade pessoal,como infelizmente vemos em páginas de vários pretensos escritores de FC espalhadas pela internet.Tenho apenas duas sugestões:

1- Melhorar a parte gráfica da página,que poderia ser mais bonita,se bem que já é de fácil navegação,o que é mais importante.

2- Como filósofo e escritor de ficção científica, creio que voce poderia(e ouso dizer que deveria) se pronunciar em relação a algumas teorias ditas "científicas" ,mas que apenas visam o preconceito e estimulam a violência entre os povos. Estou falando,como voce pode imaginar, de teorias de cunho nazista e/ou eugênicas,que visam provar a superioridade de um povo em relação a outro ou discernir o caráter de um ser humano através de suas características físicas.Creio que esse assunto se encaixa no conteúdo do site,ainda que,infelizmente,não pertença apensas ao campo da ficção.

No mais,gostei muito desse site e estou ansioso para ler os seus contos!
Abraços
Fred

Sábado, 1 de Janeiro de 2005 - 11:51

Olá Frederico.

Muito obrigado pela participação.

Tenho planos para aperfeiçoamento visual do site, mas não pretendo mudá-lo muito, à exceção de algumas páginas especiais.

E quanto aos temas que você sugeriu, eles também me preocupam, talvez eu os aborde futuramente, embora é mais provável que eu o faça no www.evo.bio.br.

Espero que goste dos contos, e agradeceria se recebesse comentários sobre os mesmos, em especial sobre o livro virtual ALICE 3947.

Obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quinta, 06 de Janeiro de 2005

406

Nome: Paulo Hein
Sexo: Masc Nascimento: 1985
Ocupações: Estudante
Local: São Paulo -SP
Comentários: Bem para começo de papo, eu não quis deixar meu e-mail porque ultimamente tem vindo algumas pragas pelo Outlook, então eu tenho algumas coisas para falar sobre sua filosofia Exeriana, bem o UNIVERSO seria como? Seria como a teoria do multiverso ou voce discorda da teoria? queria saber também se voce é contra ou à favor sobre o que diz a fisica quântica? Então eu acho um absurdo que o universo seja tanto infinito quanto finito, e portanto queria saber ao seu ver o que seria o NADA, seria algo que fosse mais rarefeito que o vácuo? Pois aí está, penso eu se não ouvesse mais nada além o universo não estaria se expandindo, e sim se diluíndo em um vácuo tremendo ou simplesmente antes de seu começo, se acabaria, a física quantica diz que o universo estaria se expandindo no que chamam vácuo quantico, então é aí que não entendi, segundo Einstein disse que o que estaria fazendo o universo se expandir seria a antigravidade e se fosse finito teria que haver um tipo de gravidade para que o universo se equilibrasse e não se desintegre. Bom agora pensando no multiverso ou UNIVERSO, segundo a fis. quantica os universos surgiriam de outros, só que o que não entendi é como eles afirmam que isso seja eterno, pelo que deu para entender isso tinha algo haver com essa historia de universos-paralelos que é um belo absurdo. Embora para mim seja mais óbvio a idéia de que o universo seja infinito para mim aparece sempre o "???". Como acredito parcialmente em Deus, penso que de alguma maneira ele deva ter criado o universo para que ele fosse equilibrado, e por último queria saber se voce acredita em dimensões e se acha que elas sejam de algum modo eternas. Recorri a voce com essas perguntas, porque pelo que vi voce entende do assunto.

E desejo um feliz ano-novo!!!!!!!!...!
Terça, 28 de Dezembro de 2004 - 22:36

Olá Paulo.
Primeiro, não se preocupe em deixar seu e-mail, pois aqui no meu site você deve notar que ele não fica compreensível para os rastreadores automáticos que geram Spams, como explico em @, e no Dreambook elas não ficam muito tempo.

Quanto a suas questões, não posso fazer muito mais do que recorrer aos Primeiros Princípios da Filosofia EXERIANA. Primeiro, o UNIVERSO necessariamente É INFINITO! Ele não pode ser "Finito" em nível algum. Mas ele pode ser constituido, e provavelmente é, de infinitos Universos. Sendo assim, ele é, ou abarca um Multiverso. Como pode ser visto em Hipótese Cosmogênica, que também diz algo sobre o NADA. Embora eu possa garantir que na realidade,nada se pode dizer sobre o Nada, mas COM TODA CERTEZA o Vácuo Quântico proposto pelos físicos não pode ser Nada. Pois do verdadeiro Nada, nada pode advir. o Nada é o Não-Ser total, algo absolutamente sem nenhuma potência. O que o Vácuo Quântico seria é CAOS, uma potência pura primordial sem forma definida, e que pode ser qualquer coisa.

Quanto a ser Eterno, discordo, e estou em via de retirar essa palavra dos Primeiros Princípios, e substituí-la por PERPÉTUO. Que é algo que sempre existe mas que é dinâmico, enquanto Eterno é algo fora do Tempo, sem qualquer movimento ou dinamismo. Tanto o Caos quanto a ORDEM necessariamente tem que ser Dinâmicas. Essa Ordem, pode ser o que chamamos de Deus.

Lembre-se que em termos de Cosmologia moderna, Einstein já está um tanto defasado, ele por exemplo não considerou devidamente a Expansão do Universo devido a falta de dados em sua época, que ainda permitiam pensar num Universo estacionário. Ele considerou que deveria haver uma força de repulsão que compensaria a gravidade, o que hoje é desconsiderado.

E por fim Dimensões, depende muito do que se quer dizer. A Física moderna considera as 3 dimensões espaciais e mais o Tempo, como a quarta dimensão, e mais 7 Microdimensões que só seriam aplicada ao nano mundo, provavelmente Fisíca Quântica, P-branas, Teoria-M e etc. Mas se você quer dizer Universos Paralelos, creio que existam sim, mas esse é um assunto bem mais complicado, que ainda estou elaborando.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quinta, 06 de Janeiro de 2005

405

Nome: joaquim s cunha
Sexo: Masc Nascimento: 1959
Ocupações: Teologo/filosofo/tec legislativo
Local: Porto velho-RO
e-mail: joaquimc80hotmail.com
Comentários: Fiquei muito impressionado com sua cosmovisão. Visitei seu site, li seus comentários, sua filosofia e o parabenizo pela forma simples mas não simploria de demonstrar o seu amor por sofhia.
Terça, 28 de Dezembro de 2004 - 19:08
Muito obrigado pela participação Joaquim.

Finalmente meu "Amor à Sophia" foi reconhecido.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quarta, 05 de Janeiro de 2005

404

Nome: Wagner de Almeida Medina
Sexo: Masc Nascimento: 1963
Ocupações: Tec. de enfermagem
Local: São Paulo - SP
e-mail: wmedinaig.com.br
Comentários: Tenho acompanhado o debate sobre a doutrina espírita ser ou não Ciência. E diante de tantos argumentos tenho algumas perguntas para aqueles que defendem a idéia espírita científica. Com certeza esses concordam com a afirmação de Kardec que " O espiritismo e a Ciência se completam um pelo outro" conforme o que está afirmado por Kardec na Gênese. Sendo assim surgem as seguintes questões:
1- Que investigação era alvo da Ciência no séc. XIX, que ficou sem esplicação pelo fato de ignorar o mundo espiritual ?
2- Que investigação científica teve esplicação adotando o mundo dos espíritos como causa ?
3- Que benefício prático essa investigação trouxe para a humanidade ??
4- Se a doutrina espírita possui um fundamento científico certamente ela faz parte do processo científico contemporâneo, pois a Ciência é progressiva. Sendo assim, o que é alvo, hoje, da investigação científica que necessite do Espiritismo para dar solução ?
5- Que melhoramento cietífico, em qualquer área da Ciência teve como base o Espiritismo ? ( que vacina, que antibiótico, que descoberta astronômica, arqueológica ou química).
6- Onde há hoje um médium cientista que esteja engajado em algum trabalho eminentemente científico ?
Desde já agradeço e um abraço a todos.

Segunda, 27 de Dezembro de 2004 - 15:32

Olá Wagner...

Obrigado por sua participação e suas pertinentes questões, que evidentemente não me proponho a responder, ficando essa incumbência aos defensores do estatuto científico do Espiritismo Kardecista.

Em breve irei publicar mais um capítulo da discussão, com mais uma participação do autor do site Criticando Kardec.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Quarta, 05 de Janeiro de 2005

403

Nome: Guilherme
Sexo: Masc Nascimento: 1985
Ocupações: Estudante do curso Matemática da UFPR, Musicista Local: Curitiba, PR
e-mail: guilddbol.com.br
Comentários: Marcus
Espero que você leia a Biblia um dia... Talvez você poderá entender porque ela foi escrita. Porque vários homens deram suas vidas por ela. A Biblia não é um livro cientifico! Foi escrita para mostrar o amor do Criador por suas criaturas, para dar salvação! Não espere que ela trate assuntos como se é a Terra que gira em torno do Sol ou se o Sol é que gira em torno da Terra! Isso foge de seus objetivos! Lembre-se que as pessoas que Deus usou para escrever as Escrituras tinham limites lingüisticos e tecnológicos. Como definir o formato da Terra sem meios para isso? Por que definir a forma dos astros? O objetivo da Biblia na passagem da criação, por exemplo, é mostrar o poder de um Deus que a partir do nada, simplesmente da sua vontade, criou tudo! Lembre-se também que quando admitimos que Deus de fato existe e criou o Universo, será que estamos somente admitindo que Deus criou a matéria? Ou temos que admitir que para que tudo funcionasse perfeitamente Ele teve que criar as leis da Fisica, a Matemática, etc? Como pode dizer então que a Biblia é contra a ciência, sendo que o mesmo Deus criou a ambos. Concordo com você que aquelas pessoas que buscam provar a veracidade biblica através da ciência estão enganadas, pois deveriam crer na Biblia pela fé. Mas, não pense que por isso a Biblia está errada cientificamente, isso também é falso! Como já disse, a Biblia foi escrita na linguagem popular da época para que o povo entendesse, por isso ela usa termos como o sol nascendo ou se pondo, exatamente como usamos hoje em termos populares. Não se diz atualmente: "Como é belo o pôr do sol!". Isso está errado cientificamente? Não! Quando digo que o sol está se pondo, não estou dizendo que o sol está, de fato, girando em torno da Terra, apenas que é essa a percepção que eu tenho do que está acontecendo. Gostaria de pedir também que da próxima vez que você olhar para um trecho biblico, não pense no que pode estar errado cientificamente, mas no que você pode aprender com eles. Pensando num versiculo que você colocou em seu site: ECLESIASTES [1:5] "O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce." Esse versiculo foi escrito por Salomão, a quem o povo hebreu atribui uma enorme sabedoria, e pensando na questão de quem gira em torno de quem... Não é essa a questão aqui! Mas se olhar todo o contexto verá que ele está fazendo uma reflexão sobre a vida, dizendo que tudo é vaidade, O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce... e que você fez nesse tempo? Algo útil? Gostaria de terminar desafiando-o a ler a Biblia e depois avalia-la. Garanto que você vai se surpreender!
Ps.:Sou estudante de Matemática e gostei discução sobre a forma da Terra... tenho algumas pesquisas no assunto e se quiser podemos discutir.

Quarta, 22 de Dezembro de 2004 - 10:01

Olá Guilherme, seus comentários evidentemente se referem a meu texto A FALSA INERRÂNCIA CIENTÍFICA BÍBLICA (Bíblia X Ciência), cujo segundo parágrafo logo diz: "Essas pessoas crêem que a evidência de falhas na Bíblia com relação a assuntos científicos seria um golpe duro na fé Cristã, pois deixaria claro que o seu autor que se alega ser Deus não poderia cometer tais erros. Nem sequer consideram a possibilidade de que no contexto temporal no qual a Bíblia foi escrita seria talvez impraticável, mesmo para uma inteligência superior, revelar conceitos físicos impossíveis de serem compreendidos pelos povos antigos, a não ser que se quisesse transformar tal livro num tratado científico."

Trata-se de um texto ataca exatamente a posição fundamentalista de que a Bíblia não só seja Inerrante ao fazer afirmações sobre a Natureza, como ainda por cima apresente conhecimentos sobre a mesma muito além de seu tempo. Eu concluo claramente que a ingenuidade bíblica sobre a Natureza não depõe contra sua possibilidade de ser Divinamente Inspirada. Sendo assim, pela enésima vez, recebo um comentário sensato como o seu, mas que deveria se dirigir não à mim, e sim aos apologetas da Inerrância Científica Bíblica. Eu jamais escreveria esse texto se antes não tivesse visto vários outros distorcendo versículos isolados para forjar uma aparente sabedoria científica da Bíblia, quando o que deveria estar sendo visto é exatamente o que você mostrou, como no exemplo do Eclesiastes, que o propósito é meramente poético e religioso. O que eu fiz é mostrar que tentar ver conteúdos científicos costuma ser desastroso.

A Bíblia já me surpreendeu várias vezes, é uma ótima literatura, mas não adianta tentar me convencer de que ela tenha o que ela simplesmente não mostra de modo algum, que é um conhecimento à frente de seu tempo. Esteja à vontade para discutir sobre a forma da Terra.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Quarta, 05 de Janeiro de 2005

402

Nome: Kátia
Sexo: Fem Nascimento: 1985
Ocupações: Psicóloga
Local: Curitiba, PR
e-mail: katia.regooabdf.org.br
Comentários: Oi Marcus,
Acessei a sua página por acaso,pois me mandaram um link para o texto divertidíssimo de sua autoria sobre o Papai Noel.
De cara gostei muito de suas idéias e filosofias. Sou muito filósofa também, então me identifiquei com algumas idéias.
Como é final de ano e isso deixa a gente meio sem tempo, pretendo ler mais temas abordados aqui, com calma... Depois eu posto algo para vc.
Um ótimo Natal!!!
Kátia

Terça, 21 de Dezembro de 2004 - 16:40

Olá Kátia.

Muito obrigado por sua visita e mensagem, e fico feliz que tenha gostado do texto Papai Noel Existe!!!

Esperarei sua novas mensagens.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Terça, 04 de Janeiro de 2005

401

Nome: Alípio Neto 331 382 388
Sexo: Masc Nascimento: 1986
Ocupações: Estudante - 2º grau
Local: Salvador-ba
e-mail: alipio_netohotmail.com
Comentários: Marcus, no Iraque, pelo menos segundo Roberto Pompeu de Toledo, colunista da revista Veja, morreram 100.000 iraquianos. Parece exorbitante, mas é só a verdade.
Outra coisa, sei que vc é um homem ocupadíssimo, mas lhe convido a entrar no projeto mundo, www.projetomundo.cjb.net.
Neste fórum eu e uns amigos estamos nos organizando para criar um grupo de pessoas dispostas a analisar todos os temas que abrange a sociedade e criar uma ong ou partido político verdadeiramente intelectualizado, sem deixar a emoção de lado, é claro. Espero sua presença no fórum, uma pessoa inteligente como você sempre é bem vinda !!

Terça, 21 de Dezembro de 2004 - 00:44

Olá Alípio, por enquanto ainda não pude verificar o Projeto Mundo, mas prometo que farei.

Quanto ao número de mortos no Iraque, quais seriam as fontes de Roberto Pompeu de Toledo? Elas se referem às mortes especificamente a partir da Invasão Americana? Pessoalmente creio que o Iraq Body Count seja mais confiável, indicando agora um escore de mais de 17.000 mortes.

Obrigado pelo convite.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Terça, 04 de Janeiro de 2005

400

Nome: Arthur Gabriel de Santana
Nascimento: 1986 Sexo: Masc
Local: Lins, SP Ocupações: Estudante
e-mail: rockslavesoftyahoo.com.br
Comentários: Olá, Marcus, seu site é muito interessante! Como tenho vários comentários, vou numerar:
1. Sobre a razão existencial - Nenhuma teoria que eu tenha lido, criacionista ou evolucionista, disse algo a respeito da razão da existência. A religião diz que um Deus eterno criou o mundo, mas por que Deus existe? A ciência diz que o universo é produto de um 'colapso' de uma estrutura material... Mas ainda nada disseram sobre a origem de tal estrutura... Considerando a possibilidade de ciclo universal explosão-atração (eu particularmente acredito nisso), ainda fica inexplicada a causa da existência de matéria e energia. Com muito tempo de pensamento, cheguei a uma única hipótese lógica, em desenvolvimento inicial: Não seria a própria lógica a razão do Universo? O que eu quero dizer é que as idéias, as possibilidades e tudo que é abstrato, como a Matemática, existem, independentes da matéria, do espaço, do homem ou até mesmo do tempo. Provavelmente há alguma relação lógica, de difícil ou impossível compreensão para o homem, que faz com que existam a matéria, o tempo e o espaço como conhecemos. Não posso provar nada, mas pelo menos é uma possibilidade.
2. Sobre a repetição incondicional - considerando verdadeira a teoria de que toda a matéria do universo está em expansão(causada por um caos energético de um condensado material), com direções de grupo, todas, convergentes ao mesmo centro e com sentido contrário; considerando verdadeira a idéia de que todos os corpos estão se atraindo pela força de gravitação; considerando verdadeira a idéia de que todas as ações humanas são fruto de suas reações mecânicas internas: já que a matéria, a energia e o espaço ocupado pelo "ovo inicial" são finitos, as possibilidades de explosão são também finitas. Portanto, já que uma expansão leva à outra, temos uma repetição periódica de todos os fatos de um "ciclo", como em uma dízima. É possível que o nosso ciclo (representado pelo 1) nunca mais se repita[2.31456456456], é possível que ele esteja encadeado em um conjunto de ciclos que se repetem[2.314314314]; tb é possível(apesar de pouco provável) que esse ciclo termine levando a ele mesmo[2.34511111].
3. Sobre um trabalho interessante na área de criação mitológica e fractais de compreensão: o disco conceitual "BE" (www.painofsalvation.com/be/index.html), da banda sueca Pain of salvation, de rock progressivo, apesar de ser primordialmente um trabalho musical, possui um conceito baseado em teorias basicamente estatísticas sobre os vários mitos da criação, montando uma fábula proposital de fins políticos. Me sinto obrigado a recomendar, visto em um texto seu que você gosta do estilo, e, principalmente, visto que o conceito do disco apoia a sua idéia de que o objetivo do Universo é o auto-conhecimento.

Espero que a minha dificuldade de articulação em espaços sintéticos de texto não tenha impossibilitado a compreensão das idéias. Até mais ;)
Segunda, 20 de Dezembro de 2004 - 22:59

Olá Arthur. Obrigado por escrever e peço desculpas pela demora. Em compensação, sua mensagem receberá a primeira resposta de 2005.

1 - Talvez seja um mau hábito da reflexão humana fazer perguntas mesmo quando não há mais o que perguntar. Sinceramente acho que a Existência não pode ser Justificada, ela configura o Devir, o Ser em movimento, e isso simplesmente não tem Porquê. Algo existe sempre, Deus, um plano supra Universal, o próprio Universo, ou alguma outra coisa, e esse algo Perpétuo simplesmente não tem "razão" de existência compreensível. Você apostou na existência obrigatória da própria Lógica, sendo ela a "razão existencial" do Universo. O problema é que ainda caberia a mesma pergunta: Por que ela existe?

2 - Não entendi esse tópico. Estaria você se referindo a um entendimento do Universo como um ciclo que possa ser representado por uma dízima? O que isso significa?

3 - Visitei o site www.painofsalvation.com/be/index.html. É realmente um trabalho sensacional! Em termos de letras e design é claro, uma vez que não ouvi as músicas em si. Você saberia onde podemos encontrá-las? Ou onde comprar o CD?

Por fim, somente o item 2 me pareceu confuso, esteja à vontade se quiser esclarecê-lo.

Mais uma vez obrigado pela mensagem e pelo link.

Obrigado

Marcus Valerio XR

Terça, 4 de Janeiro de 2005

399

Nome: Priscila Miranda Nascimento: 1986 Sexo: Fem
Local: manaus AM Ocupações: estudante
e-mail: priscila_fraseryahoo.com.br
Comentários: oi eu so dei uma olhada pelo site e vi que e muito interessante, ate porq, sao assuntos de meu interesse.eu gostaria de saber se vc tem algum texto q fale sobre a teoria da criaçao proposta por erik vondanik(nao sei se escrevi assim), mais a teoria dele e realmente convicente!!!vc poderia publicála????eu agradeceria muito.

Sábado, 18 de Dezembro de 2004 - 17:41

Olá Priscila, obrigado por sua participação.
Prefiro não publicar textos alheios em meu site, salvo raras exceções, mas você pode achar com facilidade digitando "Erik Von Daniken" em qualquer site de procura. Ou consulte seu principal livro "Eram os Deuses Astronautas?". Concordo que a proposta ufológica de Daniken é muito interessante e até convincente, mas não se empolgue tanto. Há problemas metodológicos em suas observações. Seria bom também você confrontá-lo com opiniões céticas. Outros autores que trabalham com pressupostos "histórico-ufológicos" semelhantes são J.J Benitez, e Zecharia Sicthin, que também são interessante mas muitíssimo discutíveis.
Meu único texto sobre ufologia é:
Os ETs viraram Deuses.

Obrigado
Marcus Valerio XR
Quarta, 22 de Dezembro de 2004

398

TRÉPLICA (Criticando Kardec) de
André Maximiano Serpa

COMENTÁRIOS E DEFESA de
Júlio César Siqueira Barros
autor do site Criticando Kardec.

Muito Obrigado a ambos

Marcus Valerio XR

Terça, 21 de Dezembro de 2004

397

Nome: Edson de Oliveira Ataide Júnior 376
Sexo: Masc Nascimento: 1980
Ocupações: Professor de Matemática
Local: Rio de Janeiro
e-mail: edsonjrclick21.com.b
Comentários:Olá Marcus!!!
Estive vasculhando seu site e vi que o assunto sobre meta-continuidade-mental é tratado apenas em seus contos. Minha sugestão seria a de você colocar um texto onde explicasse tal assunto de forma mais direta e esmiuçada, assim como foi feito com o solipsismo.

Navegando na net, não consigo achar nada sobre o assunto.

Pretendo entrar num diálogo com você sobre esses dois tema (solipsismo e meta-continuidade-mental) que somente recentemente vim perceber o quanto são fascinantes. Só estou refletindo e acumulando conhecimento antes de começar.

Pode esperar.

Um abraço;

Edson Jr

Segunda, 13 de Dezembro de 2004 - 18:23

Grande Edson!

Bem, na Web acho mesmo difícil que você encontar algo sobre Meta-Continuidade Mental, afinal esse termo fui eu que cunhei, mas na verdade a idéia não está só nos meus contos, há um capítulo inteiro sobre ela em minha Monografia Psicogênese da Religião, que como consta no índice, está na "página 11".

Para o Solipsimo, já tenho a monografia Hermenêuticas Solpisistêmicas, com os devidos links para textos mais básicos. Além disso, se você for esperto e procurar dentro do diretório dos textos da Filosofia EXERIANA, achará um texto chamado "Meta-Mente.html", para o qual nem vou por o link, pois nunca o terminei e ele acabou virando mais uma viagem de ficção científica do que tudo. Há também um link para ele nas mensagens mais antigas.

De qualquer modo, fico devendo um tratamento mais aprofundado sobre o tema, mesmo porque ainda tenho que desenvolver melhor o próprio conceito de "Continuidade", que é altamente promissor. Aguardarei sua mensagem, que poderá vir a ajudar.

Amigavelmente
Marcus Valerio XR
Segunda, 20 de Dezembro de 2004

396

Nome: Rafael A. B. Pavani
392 387 381 358 348 343 340 329 325 323
Nascimento: 1983 Sexo: Masc
Local: São José do Rio Preto - SP
Ocupações: Universitário
e-mail: rafaabpavanihotmail.com
Comentários: Creio que nosso breve debate se esgotou, Marcus. Apenas acrescento que concordo com você sobre o "Jeitinho brasileiro" ser uma característica comum a qualquer povo e não apenas a nós, e ter muitas facetas. Sobre os outros assuntos, não há mais nada a comentar. Foi um diálogo muito prazeroso, e quem sabe conversemos mais no futuro. Espero que nosso debate sobre o Criacionismo e Evolucionismo possa seguir o mesmo caminho, apesar das discordâncias.
Se os EUA estão agindo de tal forma por estarem achando que o mundo está para acabar eu não sei, mas tenho a impressão de que estamos mesmo no fim dos tempos. Pretendo me aprofundar na leitura da Bíblia e tentar entender os sinais desse tempo. De qualquer forma, o mais importante é expor os ensinamentos de Jesus, o único caminho para Deus, não importa se estamos ou não chegando ao fim. Não há como discutir o Filho de Deus, apenas a fé pode nos mostrar essa verdade. Por esses motivos aqui termina nosso diálogo, e estarei sempre disposto a conversar com você, Marcus.

Amigavelmente,

Rafael Pavani

Sexta, 10 de Dezembro de 2004 - 21:11

Obrigado por Este Diálogo, sobre o texto 50 Milhões de Cretinos, Rafael. É raro chegar-se a uma conclusão, normalmente os debates por aqui costumam terminar com o abandono do visitante. Concordo que foi um debate agradável e frutífero, que expôs nossas concordâncias e discordâncias com civilidade permitindo a terceiros tirarem suas próprias conclusões.
Para finalizar, só quero acrescentar que as críticas atuais contra o governo Bush em geral sofrem de uma imprecisão de direcionamento. Há ao menos 3 alvos distintos, a pessoa de George W. Bush, o seu Governo, ou os próprios EUA, com toda sua tradição. Não raro um só alvo recebe críticas de todos os alvos distintos, o que gera grande confusão e até mesmo impropriedade, e Bush tem sido um "saco de pancadas" intelectual. Mas reitero que não é para menos. Por isso escrevi tal texto.
Quanto ao fim dos tempos, bem, um de meus projetos intelectuais é uma pesquisa histórica que documente algo sobre o qual tenho certeza, que praticamente todos os ocidentais dos últimos dois milênios sempre acharam que viviam os últimos dias. É algo que pode ser visto claramente nas próprias epístolas paulinas, e que na verdade faz parte do próprio ciclo psicológico da vida humana. Eu também já pensei assim, um pouco de minha história pode ser vista no texto Milenarismo.
Ok, vou parar por aqui antes que acabe iniciando um novo debate.

Obrigado
Marcus Valerio XR
Segunda, 20 de Dezembro de 2004

395

Nome: Carlos Luiz de Azevedo Gerzson
Nascimento: 1947 Sexo: Masc Local: São Gabriel-RS
Ocupações: aposentado - bancário
e-mail: carlosgerzsonbrturbo.com
Comentários: Caro Marcus Valério
Não lhe proponho nenhum debate ou controvérsia. Busco apenas maiores conhecimentos e notei que seus artigos são, se não a verdade, ótimos de ler. Notei que você se afirma evolucionista, e eventualmente aceita algumas influências espiritualistas.
Notei ao ler seu ensaio sobre o Aborto que você pede desculpas pela sua emotividade e que esse assunto lhe perturba. Você também diz: - “Não conheço mães que se arrependam de terem tido seus bebês, mas conheço várias mulheres que se arrependeram de ter feito um aborto!”.
Muitas pessoas se opõem à teoria da evolução porque ela entra em conflito com suas crenças religiosas. Entre elas: crença ligada à Bíblia; crença ligada a Deus; e a crença ligada ao dogma da religião cristã. A realidade do pecado, e a redenção do pecado são consideradas essencial para a fé cristã. Mas, se os seres humanos estão evoluindo a partir de um estado inferior, o pecado tende a se tornar uma mera imperfeição e o dogma da redenção da culpa do pecado tende a perder sua significação.

Minhas dúvidas são:

1- Sua emotividade e perturbação não podem ser a idéia do pecado que ainda teima em permanecer em seu inconsciente que de vez em quando lhe prega uma peça?
2- As mulheres que você diz que se arrependeram de ter feito um aborto você as classificaria como criacionistas ou evolucionistas?
3- evolucionistas se arrependem sem se sentirem culpados?
4- Que tipo de arrependimento seria este? Religioso?

Gostaria que você ampliasse meus conhecimentos, dando-me a atenção de sua resposta.

Um abraço
Carlos Luiz Gerzson

Domingo, 5 de Dezembro de 2004 - 20:41

Olá Carlos. Obrigado por sua mensagem e por abordar tal tema.

Não vejo o que objetar de suas primeiras colocações, que acho bastante válidas, portanto passemos direto a suas dúvidas:

1 - Não diria da idéia de Pecado exatamente, mas creio que em parte trazem sim um significado de influência religiosa. Uma das desvantagens em trabalhar sob um pressuposto Naturalista e Filosófico, é a dificuldade de achar uma boa explicação para O Porquê de algumas coisas serem intuitivamente tão incômodas. Como o Aborto. Ele me é extremamente agressivo em termos de emotividade, tal como diversas outras formas de crimes. Porém ele está ligado a uma outra série de questões que o tornam muitíssimo mais complexo. Enquanto os religiosos podem livremente e a vontade condená-lo, sem muito esforço de reflexão, os não religiosos tem que analisá-lo para descobrir se ele é de fato condenável, o que é muito mais difícil.

2 - Desculpe, mas não vejo sentido nessa pergunta. É como perguntar se os assaltantes são Protestantes ou Católicos! Não faz sentido. A grande maioria das pessoas não é Criacionista nem Evolucionista, não se importam com essa questão, as vezes mesmo estando numa igreja de orientação criacionista. Ao realizar um aborto, duvido que tal idéia sequer passe na cabeça de uma mulher. Mas se é o que você quer, eu devo sim admitir que deveria ser menos provável que uma mulher que abortasse fosse criacionista, pois isto pressuporia uma religiosidade, que invariavelmente iria contra o aborto. No entanto, seria uma ingenuidade pensar assim, uma vez que um mínimo de experiência de vida mostra que a maioria dos religiosos não são realmente diferentes dos não religiosos. Muitas pessoas fortemente engajadas em suas religiões praticam sim diversos atos que lhe são contrários. Vemos isso todos os dias. As religiões em geral oferecem mil e uma formas de se compensar isso.

3 - Mas é claro! Sentimento de Culpa e Arrependimento não são exclusividade de ninguém!

4 - Pode até ser, mas em geral são simplesmente Éticos, Morais, ou apenas sentimentais.

Espero ter respondido suas dúvidas, e como comentário final gostaria de dizer que você pareceu fazer a suprema confusão, comentada em parte logo abaixo, que é confundir Religiosidade com Ética. Mais uma vez apelo para meu texto Psicogênese da Religião, e anunciou que em breve estará disponível uma outra monografia de temática similar, que está em desenvolvimento.

Obrigado
Marcus Valerio XR
Sexta, 17 de Dezembro de 2004

394

Nome: André Maximiano Serpa
375 372 364 357 353 350 346
Nascimento: 1976 Local: Leopoldina - MG
Sexo: Masc Ocupações: Cirurgião-dentista
e-mail: andremserpaig.com.br
Comentários: Muito frutíferos todos esses debates sobre a relação das estruturas de poder e religião. Particularmente, acho bem interessante a visão apresentada pelo jornalista Michael Moore sobre o governo Bush no filme "Farenheit 11 de Setembro". O que mais me impressiona é que ele é um documentário, logicamente com cenas escolhidas a dedo pelo diretor e encadeadas segundo sua forma particular de pensar. Mas são cenas reais, vividas por importantes e destacadas figuras com grande relações e importância com os EUA ( aaarrrrhhh ! é duro de admitir, mas é uma realidade: o maior poderio econômico e bélico do planeta).
Destaco também, a mensagem "386" de Abel Luis Toledo que trata da questão do livre-arbítrio e onipotência. Pude dar a minha contribuição a esse tema na mensagem "364 Novas Considerações sobre a Filosofia Exeriana", mais precisamente na metade do item 3.
Com todo respeito às outras correntes do pensar religioso, considero-a lógica, inteligível e enxuta de metáforas e misticismos. Infelizmente, é uma visão pouco discutida no meio acadêmico. Talvez devido a um grande predomínio de professores materialistas, os quais trazem toda a bagagem educacional positivista e materialista a que foram submetidos, de uma forma bastante rígida e fechada.
Felizmente, isso tem, aos poucos, mudado. Dora Incontri, Alessandro Bigheto, Nei Lobo entre outros têm conseguido alguma abertura para discutir essa visão (inclusive com intuito de elaborar uma nova forma de educação, já que o modelo atual está falido!) de uma forma aberta e sem preconceitos.
Não pensem os mais afoitos que é uma forma de doutrinação ou catequese espírita. È uma forma de pensar e capacitar o individuo, não só para o mercado de trabalho (conforme infelizmente tem acontecido hoje), mas de estimular também o seu desenvolvimento artístico, emocional, cognitivo e transcendental. Neste último aspecto trabalha-se o respeito mútuo e o ecumenismo. Assim falar-se-ia de todas as religiões valorizando aquilo que elas tem de comum: a ética universal de valores de valores como fraternidade, boa convivência, compaixão e caridade. Não seria maravilhoso se pudéssemos juntar todas as religiões, deixando de lado os pontos divergentes, e orassemos todos juntos em um mesmo local? Destaco também, o respeito àqueles que são ateus ou céticos, tendo inclusive a liberdade de não participarem, caso assim queiram. Estes devem entender que o fenômeno religioso está presente em praticamente todas as sociedades e por isso, pode ser estudado e respeitado ao menos por seu aspecto cultural, que convenhamos, é riquíssimo.
O modelo atual de educação tem formado indivíduos acriticos, fechados; algumas vezes, verdadeiras bibliotecas ambulantes, mas tristes, deprimidos e infelizes. Isso porque não tem havido espaço para a criatividade, o desenvolvimento intuitivo, o estímulo artístico (teatro, música, dança, cinema, fotografia, poesia ...)e emocional ( as pessoas são vistas como um número de matrícula, um CIC, um RG, esquecendo-se que elas não podem ser padronizadas sem se produzir distorções ou deformações de caráter. É como querer colocar todas as pessoas dentro de caixas de iguais medidas e esperar que algumas não tenham dores musculares, torcicolos, apnéias, desmaios ou memo, quebrem a caixa!).
Para finalizar, é preciso que tanto religiosos quanto ateus/céticos baixem suas espadas e dialoguem respeitosamente a fim de encontrarem soluções eficazes para tornarmos melhor o mundo em que vivemos, independente das questões pós-vida.
Viva a liberdade de expressão!!! Viva a diversidade!!!
Liberdade pra dentro da cabeça!!!
Saudações fraternais,
André M. Serpa

Domingo, 5 de Dezembro de 2004 - 12:24
Caro André...

Muito bem vindas e bem colocadas suas palavras. Algo que todos devemos considerar e refletir. Só gostaria de comentar dois pontos:

1 - Pouquíssimas pessoas recebem uma doutrinação materialista em família, por outro lado muitíssimas pessoas recebem doutrinações religiosas. O mesmo acontece nas escolas, aliás não creio sequer ser possível doutrinações materialistas em escolas. Já religiosas, há aos montes.
Portanto, se tal ocorre em universidades, ocorrem já a indivíduos adultos, responsáveis por si próprios, e se nesse âmbito o materialismo predomina, se é que realmente predomina, o faz devido a seu alto grau de coerência interna, uma vez que todas as Ciências Naturais só fazem sentido dentro do padadigma Naturalista e Materialista.
Sugiro uma lida, em meu outro site, do texto Pode Haver Ciência do Sobrenatural?
Outrora tivemos, e até ainda temos, âmbitos acadêmicos diferentes. Há faculdades religiosas, incluindo algumas com amplos departamentos espíritas. O Nível de contribuição deles para o aumento do conhecimento em geral não pode ser desprezado, mas sua contribuição para as Ciências Naturais é no mínimo ausente.

2 - As Grandes religiões sem dúvida possuem uma dimensão moral, mas eu discordo largamente de que a "Ética Universal" seja o que "Todas" elas tenham em comum. O que elas tem em comum é o pressuposto Espiritualista, em oposição ao Materialismo, que leva a uma inevitável visão Mística do Universo. Também a promessa de uma superação da Morte Física, e um conjunto de regras para se alcança-la e se harmonizar com o Universo, dos quais as vezes emergem uma moralidade. Já a Ética no sentido mais amplo é algo tardio, que se incorpora aos grandes sistemas religiosos pelo simples fato de ser impossível haver sociedade sem preceitos éticos.
Esse é basicamente o tema principal de minha monografia Psicogênese da Religião.

É só isso.
Obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sexta, 17 de Dezembro de 2004

393

Nome: Hudson Nascimento: 1963 Sexo: Masc
Local: Varginha - MG Ocupações: Pastor
e-mail: prhudsonig.com.br
Comentários: Gostaria de sugerir a você, caso ainda não tenha lido, a leitura do excelente livro "Em Defesa da Fé", do jornalista americano Lee Strobel, publicado pela Editora Vida, e ali você poderá analisar a opinião de vários phD's na sua área, de uma forma inteligente, sem demagogias e nem fanatismos a respeito de muitas questões, inclusive filosóficas e tenho certeza você ficará muito satisfeito (não estou dizendo convencido) ao ver que existem cristãos ponderados e equilibrados em muitas questões.
Sexta, 3 de Dezembro de 2004 - 07:05
Olá Pr. Hudson...
Obrigado pela dica de leitura. Já ouvi falar muito em Lee Strobel, um jornalista ex-ateu que ao estudar imparcialmente a história do Cristianismo, acabou se convertendo. Infelizmente ainda não encontrei o livro. No entanto devo dizer que conheço muito cristãos ponderados e equilibrados em número significativo, tanto católicos quanto protestantes, alguns dos quais com altos graus acadêmicos.

Obrigado
Marcus Valerio XR
Terça, 14 de Dezembro de 2004
(Desculpe perguntar, mas: Como anda a estória do ET?)

392

TERCEIRA MENSAGEM
de
Rafael Augusto Borges Pavani

No diálogo iniciado na Mensagem 381.

Sobre o texto 50 Milhões de Cretinos

Obrigado
Marcus Valerio XR
Quinta, 09 de Dezembro de 2004

391

Nome: Lucas Valença Brandão Nascimento: 1986
Sexo: Masc Local: Vitória de Santo Antão - PE
Ocupações:
Acadêmico (2º período) do Curso em Bacharel em Direito pela FACOL (Faculdade Osman Lins)

e-mail: luquinhasvalencabrandaohotmail.com
Comentários: Primeiramente parabenizo você por essa brilhante atitude - a de fazer um site que possui um caráter informativo. Eu li o artigo "50 MILHÕES DE CRETINOS", gostei bastante.
Sou católico, concordo com vários argumentos que você citou ao decorrer do texto.
Acredito que a Igreja Católica, assim como as Protestantes, não salva ninguém. Ser Cristão não é fazer o mal, não é querer guerra. Para comprovar basta ler a bíblia (a partir do novo testamento) e ver qual foi o mal que Jesus fez a alguém. Ele poderia ter derrotado todo o exército romano. Poderia, mas morreu na cruz - execução destinada aos impostores.
Bom, quero deixar claro que minha crítica não é de caráter religioso.
O Deus que acredito é o Deus justo e misericordioso, incapaz de matar inocentes, estuprar mulheres que se encontram nas bases inimigas, atacar com mísseis - ou até mesmo aviões - civis que não tem relação direta com a guerra.
Concordo plenamente que Bush, assim como 50 MILHÕES de norte-americanos, é um hipócrita.
Bush é um covarde. Se esconde atrás de uma capa chamada "religião" para praticar o mal. Repito, a religião não salva. Ele pode até usar o termo "Guerra contra o terrorismo", pode dizer que faz tudo em nome de Deus, o que é claro que ele não faz.
Ora, eu creio em Deus. Creio que tudo ele criou, que deu seu filho para ser imolado na cruz para salvar toda a humanidade. Por qual motivo eu devo crer que ele, através de um déspota, iria fazer tamanhas atrocidades com seu povo? É certo que o mundo irá acabar um dia, não tenho a menor dúvida. O que eu quero esclarecer é que o Bush não acredita em Deus, e caso acredite deve achar que o Deus é ele.
Deus tudo criou e só Ele pode destruir.

Marcus, parabéns por tal site. Fico feliz por haver pessoas que se preocupam em aprender e, mais que isto, passar seu conhecimento para os demais membros da sociedade que pertence.
Terça, 30 de Novembro de 2004 - 10:43

Olá Lucas.
Muito obrigado pela participação.

É ótimo ter a participação de um Católico consciente, que tal como um Protestante Consciente, Mensagem 378, leva sua própria religião à sério e sabe ver o seu verdadeiro significado, que não pode tolerar a violência travestida de "santidade".

É lamentável ver que em pleno século XXI existam pessoas capazes de fingir haver alguma conciliação entre guerras baseadas em motivos políticos e econômicos torpes, e religiosidade. Na ignorância medieval talvez isso seja até compreensível, mas agora?

Digo isso não apenas por George War Bush e seu asseclas usarem constantemente o nome de Deus em seus discursos, mas também pelo fato de personagens expressivos do cenário religioso americano, como Ashcroft e Jerry Fallwell, terem declarado abertamente seu apoio à Guerra.

Poder-se-ia esperar isso de um João XXIII, de um Gandhi, ou de um Martin Luther King?

O Novo Testamento é claro! Não há lugar para violência entre os cristãos, como é possível que a comunidade religiosa americana, em peso, apoie a guerra? É uma insanidade coletiva!

Até quando, até quantos mortos, até quanto sofrimento iremos até que o óbvio e o verdadeiramente humano, e o autenticamente divino se faça sentir entre essas pessoas?

Mais uma vez obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR

Sábado, 04 de Dezembro de 2004

COMENTÁRIOS 361-390
COMENTÁRIOS 331-360
COMENTÁRIOS 301-330
COMENTÁRIOS 271-300
COMENTÁRIOS 241-270
COMENTÁRIOS 211-240
COMENTÁRIOS 181-210
COMENTÁRIOS 151-180
COMENTÁRIOS 121-150
COMENTÁRIOS 091-120
COMENTÁRIOS 061-090
COMENTÁRIOS 031-060
30 PRIMEIROS COMENTÁRIOS