MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

Marcus Valerio XR

Segunda Mensagem de

Valdir R. Silva
valdir@spaut.com.br

Caro Valério,
Obrigado pelo retorno do meu comentário na sua página e um super obrigado, ainda, pelo incentivo. Os caminhos da vida, meu amigo, são tantos que nem sempre conseguimos exerga-los. ( quanto a publicar um conto em sua página, na hora que quiser).

Olá Valdir, é um prazer receber uma mensagem sua novamente. Basta escolher um conto, de FC ou FF, e me enviar para que eu possa publicá-lo.

Com relação à publicação de livros, tenho uma triste história para contar. Como havia dito anteriormente, nunca tentei trabalhar os meus livros no mercado editorial. Por diversos motivos. Um deles, e acredito ser o principal, é que a vida de todos nós é tão dura que somos obrigado a matar os nossos sonhos para ir atrás do arroz com feijão. Eles, pelo menos, matam a fome. Mas, sem querer ser pessimista ou revoltado com a vida, quero deixar claro que sou, antes de tudo, uma pessoa feliz. Não tenho remorsos da não publicãção dos meus trabalhos. São coisas da vida. Talvez se eu fosse atrás e lutasse mais, teria sucesso.

Entendo. Se não for uma frustração para você, sem problema, mas pense que muitas pessoas estão sendo privadas de sua produção. O mercado brasileiro de literatura fantástica, apesar de apresentar um crescimento impressionante nos últimos anos, ainda é pobre.

Mas não posso deixar de aproveitar o espaço que você coloca à nossa disposição para fazer um alerta, para você e outros como nós que se ilude com a vida. Moro em Goiânia e no ano passado vi um anuncio de um concurso literário de todas as categorias de artes. Entre elas, para novos escritores. O concurso era patrocinado pela Fundação Jaime Câmara, respeitabilíssima no nosso estado e, por que não, no país. Pensei comigo:

---Taí a oportunidade que você esperava! - Então me escrevi com dois livros. Um de contos e poesias, coisa leve, cheio de pequenas histórias que trazem sempre um sorriso de satisfação em quem lê, e o outro um livro de ficção chamado O HOMEM DEUS, com 330 páginas, situado no ano 2.835, quando o homem, finalmente domina completamente o tempo, o DNA e vivem mais de 300 anos. Mas querem mais. Ser filho de Deus, não é o bastante!

O tema é sobre clones-reais ( aqueles que são uma extensão do próprio) alimentos transgênicos, etc... Um trabalho feito com muito amor, bem pesquisado e fundamentado. Pois bem! Os livros, meus e de outros não sei quantos, só sei que eram muitos, ficaram por mais de seis meses com eles, para julgamento etc e tal. O resultado, você já pode imaginar. Não houve nenhum alarde do vencedor ( até hoje não sei quem foi e com qual trabalho venceu) O que sei é que, PASME! dois livros feitos no formato PAPEL OFÍCIO,(exigencia deles) ENORMES com 330 páginas e que, certamente guardaria recordações de quem o manueseou.( um sinalzinho qualquer, quase que imperceptível que fazemos ao manusear um livro,uma dobra, uma folha com pequeno sinais de amasso, um dedo mais afoito... Nada! ) Meu amigo, não havia nem sinal de ter sido aberto. ( se abriram foram com luvas cirúrgicas) Eram seis jurados, pelo que constava. Sou capaz de apostar, qualquer valor, que se perguntarmos a eles sobre o livro, não terão respostas. Acho que nem sequer viram os livros. ( perdôe, a cacetada. É um direito de quem trabalhou.) Então desculpe o desabafo. Só falei porque, você mesmo é um excelente escritor, (li inclusive o o ALICE 3947 e achei fantástica a sua definição do além vida) e, de repente, pode cair na tentação de se iludir com um projeto como este. Num pais onde tudo é feito por debaixo dos panos, é o que podemos esperar.

Não se preocupe, com 32 anos de vida eu não poderia estar ainda na fase da doce ilusão. Já estou bem consciente das dificuldades do mercado editorial, e na verdade já estive em via de publicar contos por 3 vezes. Até hoje porém, a única coisa que deu certo foram umas pequenas citações minhas na Revista Superinteressante Especial Religiões Edição 5, na matéria sobre origem do Universo.

Em parte herdei minha maturidade sobre o assunto de minha vivência como músico, tive bandas de rock, onde descobri por duras penas que a qualidade musical de um autor não está entre os fatores que mais pesam para a disseminação e popularidade da obra.

Portanto há muito perdi a ingenuidade, mas não a disposição. Acabo de conseguir um certificado de Agente Cultural fornecido pelo governo do DF, que me autorizará a requisitar financiamento estadual para produção literária.

Mas vou com calma.

Quanto a ALICE3947, você já o leu todo? O que exatamente você gostou sobre a "definição do além vida"? Só é citado muito sutilmente.

PS: Puxa! como consegue tempo para ler tudo isso? Tem tantos doidos como eu por aí!
Saturday, February 28th 2004

Nem sempre leio tudo. Dou prioridade ao Livro de Visitantes sobre mensagens por e-mail, que recebo as vezes além de minha capacidade de leitura. Nunca deixo de responder uma mensagem, salvo quando problemática, mas nem sempre posso ler todos os textos que me enviam.

Mais uma vez obrigado, e aguardo novo contato.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
mv@xr.pro.br
FREE MIND!!!
29 de Fevereiro de 2004

Primeira Mensagem
Livro de Visitantes