MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

Marcus Valerio XR

Mensagem de

Paulo César Tenório Cavalcanti
jasphig.com.br

Oi Marcus, estou de volta, para poder reiterar alguma coisa que ficou na minha outra mensagem que, parece que não foi recebida por ti.

Olá Paulo. Obrigado por enviar sua mensagem para meu Livro de Visitantes. O que ocorreu é que infelizmente perdi várias mensagens durante o começo deste mês e o fim do anterior. Isso se deve a minha mudança de servidor, o que desativou por mais de uma semana minhas contas de e-mail, e até agora elas ainda não estão totalmente normalizadas.

Os comentários feitos no e-mail anterior, foram sobre a sua declaração de que TODAS as sessões de ectoplasmia, eram originadas, fruto de fraude.

Bem, eu não me lembro de ter feito tal declaração, e se porventura o fiz foi por descuido e retiro o que disse.

O que me lembro de ter dito, foi que TODOS os alegados fenômenos paranormais, incluindo mediúnicos, que foram cientificamente verificados se revelearam Fraudes ou Equívocos.

Queria começar dizendo que não sou cientista, nem filósofo, sou apenas um apaixonado pela verdade, seja ela qual for. E que para chegarmos até ela, é necessário que nós nos disprendamos de nossos conceitos formados e analisemos o conhecimento com atenção e sabedoria . Nós não podemos ficar tão radicais quanto os céticos o são, mas também nem fanáticos como muitos religiosos. O ideal, é o caminho do MEIO, como já dizia o grande mestre Buda.

Perfeito. Porém há, paradoxalmente, varios níveis de meio. Um deles é o referente ao Ceticismo. Um dos grandes problemas de muitas pessoas mais racionais e cultas é o "Ceticismo Seletivo", a pessoa decide ser cética com relação a uns assuntos e com outros não, tem visão crítica sobre determinadas áreas que não lhes agradam e não sobre as que lhe são caras.

É algo escancaradamente comum com os religiosos, que sempre são críticos com relação à religiões alheias, as vezes até sabendo refutá-las habilmente, mas são totalmente crédulos com a sua própria, aceitando até os elementos mais bizarros.

Pessoalmente acho que não faz sentido aplicar o Ceticismo somente naquelas áreas das quais já temos predisposição em criticar, mas devemos aplicá-lo principalmente naquelas onde temos predisposição a aceitar. Foi um processo como esse, de Ceticismo Imparcial, que me fez perder a convicção em várias coisas que eu antes gostava a acreditava, como o Kardecismo ou a Ufologia, ao mesmo tempo que me aperfeçoei na crítica aos sistemas religiosos mais tradicionais.

Onde eu quero chegar é o seguinte: foi falado por ti que todas as pesquisas de ordem da ectoplamia, foram descobertas pela ciência como fraudes. Não sei se tu sabes, mas quem criou este termo foi o Dr. Charles Richet (um cientista), prêmio Nobel de fisiologia, define: Substância que emana do organismo mediúnico em transe.

Quero reiterar isso, pois é uma verdeira calúnia aos conhecimentos espíritas, pois se sabe que até os animais e plantas os têm.(ectozooplasma, ectofitoplasma) Portanto foi de conhecimento da ciência sim, hoje é que não se usa, ou mesmo não se conhece, mas por puro desinteresse, pois é importante afirmar que, não se usa não porque não exista, mas sim pelo fato de exigir muita pesquisa, paciência, bons médiuns e bons pesquisadores também etc...

Com todo o respeito, mas essa breve confusão decorre de falta de conhecimento mais aprimorado em biologia. Você está simplesmente confundindo dois significados distintos do termo "Ectoplasma". Consulte dicionários e você verá que o termo Ectoplasma em biologia celular nada tem haver com o "Ectoplasma" em parapsicologia.

Confundir referências relativas aos dois assuntos é como achar que o fato da Física Ondulatória utilizar o termo "Vibrações" corrobora as crenças de que podemos emitir e captar "Boas vibrações" de um ambiente sagrado.

Tem sido uma constante na história da Pseudo-Ciência, Para-Ciência e mesmo no Charlatanismo puro a apropriação de termos científicos com vista a aparentar alguma credibilidade. Não que seja o caso do Espiritismo, pois sei que não havia, em geral, má fé na maior parte de suas alegações. Mas há muito mal entendido.

Quanto aos tipos pesquisados e comprovados da parapsicologia : Premonição - Telepatia - Clarividência - Telecinese etc. Foram comprovados na época de Rhine, o pai da parapsicologia, no entanto, hoje nós estamos ófãos de tais conhecimentos, não temos grandes cientistas da alma, como nos séculos passados. Como não temos mais os grandes músicos (Mozart), filósofos (Sócrates) etc, pois parece-me que tudo tem sua época.

Temos hoje tudo o que sempre tivemos sobre Sócrates e Mozart, e podemos fazer tudo o que eles fizeram, embora é claro eles tenham tido sua inviolável individualidade. O fato é que nada há de misterioso nisso. Temos outros filósofos e músicos tão bons ou melhores.

Agora, sinceramente, você realmente acha que se TELEPATIA, TELECINÉSIA, PREMONIÇÃO e CLARIVIDÊNCIA fossem fenômenos comprovados cientificamente, eles teriam sido relegados ao esquecimento?!?!

Você acha que não haveria um TITÂNICO e EXTREMÍSSIMO interesse de inúmeros grupos poderosos em estudar, aperfeiçoar, dominar e usufruir destes fenômenos?!?!

Será que os E.U.A e a antiga U.R.S.S, que estudaram Paranormalidade a fundo, gastariam BILHÕES em tecnologias de espionagem se tivessem verdadeiros Clarevidentes?!

Será que os grandes grupos econômicos arriscariam perder fortunas no mar das probabilidades se soubessem que poderiam usar paranormais com dons Premonitórios?

Consegue imaginar o qual ASSOMBROSO e TENTADOR seriam os usos para Telepatia e Telecinésia?!

Será que faz algum sentido achar que tudo isso realmente foi comprovado cientificamente, e hoje em dia NINGUÉM mais dá a mínima!?

Vou dar-lhe um exemplo, parece até brincadeira : jogadores de futebol. Eu lhe pergunto, quando irá surgir um jogador como Pelé ou mesmo Maradona. Quem conhece futebol sabe que é mesmo muito difícil surgir um, mesmo igual.

Sim. Mas é daí? O que isso tem haver com a Paranormalidade?

Estou chegando a uma conclusão, que para se desvendar um segredo da natureza, não basta só estudar, mas é preciso um grande especilista na própria questão, como que fosse enviado por missão! Olha não estou afirmando, simplemente uma suposição.

E qual teria sido este enviado que teria comprovado a Paranormalidade? Seria ele um cientista do calibre de um Fermi, Teller, Maxwell ou Faraday? Todos estes deixaram legados, para o Bem o para o Mal, que estão sendo muito bem aproveitados. Nada foi perdido ou ignorado. Mas e quanto às tais comprovações da Paranormalidade?

Outra coisa muito importante para esclarecer: O espiritismo hoje não é grande na europa ou na américa, não pelo fato dele ter sido desmascarado, mas sim pelo fato dele ser CALUNIADO,PROIBIDO, pelo poder religioso, fortíssimo da época e o poder político, através dos seus governantes de regimes ditatoriais antes e pós guerra. É só ter vontade e estudar esses casos para se observar a realidade do que estou dizendo.

Tendo vontade de estudar casos como esses, podemos ver que Evolucionismo, Heliocentrismo e Psicanálise foram duramente perseguidas por poderes religiosos, mas todos sobreviveram e venceram porque se reveleram verdadeiros. Também o Protestantismo, o Cristianismo Primitivo, o Islamismo, o Bahaísmo, todos foram perseguidos, alguns até sistematicamente exterminados.

O Espiritismo já teve a vantagem de surgir no século XIX, onde o poder religioso já não mais era capaz de ameaçar ninguém, e ele prosperou em vários pontos do mundo. Mas é daí? Nada disso prova coisa alguma!

Hoje quando se pesquisa fenômenos espirituais, parece que a humanidade não aprendeu nada, está engatinhando em relação com os conhecimento espirituais. Lembra-se do caso dos médicos holandeses, em que entrevistaram diversas pessoas que voltaram depois de serem declaradas mortas. Afirmaram coisas que tinha que estarem presentes para poderem constatar tais realidades. Coisas que no momento em que estavam morimbundas, suas "mentes" saíram da sala e foram para os corredores, salas ao lado, viram e observaram fatos que depois quando acordaram, foram constatados tais realidades. Isto o que estou te falando, ocorreu na Holanda no ano de 2003, em um hospital com médicos materialistas. Outras pesquisas modernas como as transcomunicações Instrumentais, pesquisa essas realizadas em Luxemburgo e Alemanha, que receberam mensagens do Além através dos órgãos eletrônicos etc.

Ótimo. Mas onde estão os resultados destas experiências? Onde foram documentadas? Como podem ser reproduzidas? Ou são meros boatos? Você poderia pelo menos fornecer links para o assunto?

Experiências similares são fáceis de serem realizadas. Na verdade são até frequentemente replicadas por alguns estudantes de Psicologia, inclusive na UnB, onde existem núcleos de estudos de Paranormalidade ao lado de aulas de Física e Filosofia. Mas até agora ninguém foi capaz de produzir sequer uma evidência razoável dos tais fenômenos "espirituais".

Quanto às pesquisas regressões de vidas passadas. É importante esclarecer que todos os grandes e pioneiros de tais pesquisas, são grandes psicanalistas americanos(Carol Bowman, Hazel Denning, Willian Emerson, Brian Weiss,....), a grande maioria materialistas e que não tinham necessidade de induzir os pacientes para determinadas épocas ou personalidades diferentes.

Tenho notado um recorrente apelo a autoridades em seu discurso. E o mais notável é que são "autoridades" de áreas que você não conhece. Nada tenho a dizer sobre a necessidade deles de induzir os pacientes, mas sim sobre sua incapacidade de produzir estudos convincentes.

E quanto às crianças, que se lembram de vidas passadas espontantemente, nascendo em famílias protestantes ou materialistas e da mesma forma lembram de suas vidas passadas. Pesquisadores ao estudarem estes casos foram até o local em que as crianças afirmaram que já conviveram com tal família e que detectaram a realidade dos fatos. Será que foi alguma herança genética? Mas em famílias tão distintas, sem qualquer vículo sanguíneo ou cultural ?

Ok. Mais uma vez essas pesquisas não vão muito mais longe do que "lembranças" vagas, testemunhos, depoimentos. A construção de "Memórias" falsas é um fenômeno trivial e estudado pela Psicologia, e que pode explicar esses mesmos fenômenos de um modo muito mais simples e coerente.

Outro caso bem sugestivo, foi aquele em que um pesquisador americano James Redfield, descobriu nas florestas do Peru, um manuscrito dos incas, que descrivia em tal pergaminho, o caminho espiritual, através da evolução em que a humanidade tem de conquistar. Moral da história: o mesmo que o espiritismo prega. Estou falando isto, para tentar dizer-te que tudo no mundo se encandeia, tudo cresce para um interesse comum.

Você está apenas pinçando exemplos isolados e tentando reuní-los num sistema razoavelmente coerente. Qualquer um pode fazer isso. Inclusive o Daniken "provando" com seus exemplos muito bem selecionados que os "Deuses eram Astronautas". Até agora tudo não passou de uma extensa divagação acidentada.

Tudo isso, é importante declarar que a evolução espiritual, o crescimento do ser, não foi criado pelo espiritismo, sempre existiu na própria história da humanidade, a Doutrina Espírita apenas veio para esclarecer os fatos espirituais e religiosos, nada mais. Porém, esta nossa sociedade com preconceitos e interesses DIVERSOS, procurou desonrar, inibir, caluniar e distorcer a pura realidade de uma ciência que um dia irá brilhar e clarear várias caminhos hoje obscuros pela ignorância.

Veja a similaridade deste discurso com os inúmeros outros discursos que já recebi declarando coisas do tipo: "Jesus Cristo se sacrificou pelos nossos pecados para salvar a humanidade. Deus criou um plano de salvação que atinge toda a história. Mas o "maligno" procurou caluniar, desonrar, inibir e distorcer a palavra de Deus e de uma verdade que um dia irá brilhar e clarear todo o mundo."

Você começou falando sobre evidências da Paranormalidade e de como ela já foi provada, e de repente...

Marcus, são tantos e tantos fatos, que seria preciso milhares de GRANDES pesquisadores e milhares de anos, para definir de uma vez por todas o objetivo da vida neste planeta.

Fugiu totalmente do assunto.

Quero que tu saibas que sou defensor da ciência, tudo que ela afirma com VERACIDADE, eu aceito, mas tu sabes muitas coisas ditas pela ciência, ainda não tem uma comprovação real, como: a inexistência do espirito, da mediunidade, da vida em outra dimensão e a própria evolução, pois ainda existem dúvidas como a evolução se processou através dos tempos.

Só que não há nenhuma afirmação científica sobre a inexistência do espírito, da mediunidade ou de vida em outra dimensão, mas sim uma mera declaração de qua não há evidências suficientes para se depositar confiança nas mesmas. E dúvidas, sempre haverá, mas não são meras dúvidas que põem em cheque um conhecimento científico estabelecido.

Quanto não crê em certas pesquisas paranormais ou espíritas, devido ter ocorrido fraudes, (não em todas), seria a mesma coisa de não crê na ciência moderna,na evolução, por já ter tido também vários flagrantes de fraudes, é só pesquisar. (só não as coloquei, por falta de tempo). Não é por causa de certas fraudes científicas, que deixarei de crê na evolução, não é mesmo?

O problema é que você agora partilha da ingênua crença de que o progresso científico deva alguma coisa, ou tenha qualquer relação, com a ocorrência de fraudes. Simplesmente não conheço um só caso de uma fraude com o intuito de provar uma teoria científica consagrada, mesmo porque elas jamais precisaram disso.

Não houveram fraudes para demonstrar a Gravitação, os movimentos da Terra, a Evolução ou a Teoria da Relatividade. O que ocorre no máximo, são fraudes oportunistas cujos proponentes tentam ganhar dinheiro em cima de conceitos científicos que já estão estabelecidos.

Mesmo hoje em dia, paga-se bem por evidências de certos eventos evolutivos. Um laboratório pode pagar uma fortuna por um fóssil em bom estado. Isso faz muitas pessoas tentarem forjar esses fósseis, COM O OBJETIVO DE GANHAR DINHEIRO! Não de "provar" a teoria científica.

O mais fácil é dizer que nada existe, tudo é oriundo de fraudes(para as coisas que não conhecem ou de má fé propagam), como os céticos afirmam. É bem provável que eles não acreditem nem nas suas próprias existências!

É mais prudente não aceitar alegações fantásticas sem evidências muito fortes. É isso que o Ceticismo Científico propõe. Já se elevar o nível de ceticismo para âmbitos mais avançados, podemos por em cheque muitas coisas, incluindo a realidade do mundo ou das outras pessoas que nos cercam. Mas nunca é possível duvidar da própria existência! Nem um louco poderia fazer isso.

Para você ter uma idéia de mim, eu não duvido de nada, procuro saber antes a realidade da questão. Procuro estudar atentamente o caso. Muitos afirmam que não acreditam em discos voadores, ovnis, etc. Então eu pergunto, já pesquisaram atentamente o caso, para afirmar que não existem?

Afinal quem afirma que não existem? Acho que ninguém sensato faz estas declarações de não existência. O que costuma-se afirmar é que não há evidências de que tais coisas existam, e sendo assim, não há bons motivos para acreditar nelas.

Eu também não duvido de nada, não fortemente, mas muito menos acredito automaticamente pelo fato de eu não ter verificado pessoalmente, caso contrário teria que acreditar até no Papai Noel, pois nunca estudei o caso atentamente.

Você Marcus, já percebeu que todos esses estudos e conhecimentos da humanidade, todos eles, paralelamente às pesquisas sérias, as fraudes aconteceram?

Não.

Quem somos nós para duvidarmos da existência de extraterrestre, espiritualidade etc. Pois com um universo infinito deste, fica difícil de estarmos sós no espaço sideral e também não existir outras dimensões.

Concordo plenamente.

Queria te esclarecer também, que não mandei vários conceitos científicos , filosóficos, bibliografias, não que eu não os tenha, mas por falta de tempo (pois estou fazendo um curso jurídico,e como tu bem sabes, requer muito tempo). Reservei esta tarde de sábado para mandar-te um pouco do que eu penso, estudei e averiguei na nossa sociedade atual. Porém sei que tu tens grande conhecimento, mas, quanto mais sabemos, mais temos a aprender.

Não me leve a mal, mas devo dizer que infelizmente você ainda tem muito o que articular. Você sequer formulou um texto coerente. Começa falando de uma assunto e termina em outro. Fez várias citações sem nenhuma referência, e as justificou por falta de tempo. Não dá para trabalhar sobre um discurso destes.

Portanto Marcus, queri te dizer que o Espiritismo é universal, pois todas as religões, todas as pessoas têm espirito, digo, todos os seres vivos têm a essência divina, todos no caminho da evolução: material e espiritual.

Ok. É uma hipótese plausível e válida.

Gostaria de acrescentar também que nós aqui na terra, temos poucas verdades pétreas, pois na sua grande maioria são verdades temporárias, isto devido ainda o pouco avanço evolutivo da humanidade em geral.

Pensamentos:

Existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode alcançar a vã filosofia (Hamlet)

O Espiritismo poderá não ser a religião do futuro, mas certamente será o futuro das religiões.

Com a nossa limitada inteligência, fica difícil desvendarmos o infinito, em nossa ainda ínfima evolução.(PC)

Muito Obrigado e uma abraço

de Paulo Cesar - Taguatinga - DF.

Sábado 15 de Maio de 2004

Caro Paulo. Espero que não se sinta incomodado pelo modo como rebati suas alegações. O problema, a meu ver, é que você não está buscando um Meio termo, você está ainda muitíssimo imerso na credulidade. Se estudar um pouco mais de ciência, verá que há ótimos motivos para que se rejeite uma série de alegações fantásticas. Não significa que você deixará de acreditar, mas provavelmente saberá melhor o alcance de suas possibilidades.

Deixe-me contar parte do que aconteceu comigo. Um livro em especial desempenhou um papel forte em meu amadurecimento intelectual. A obra "O MUNDO ASSOMBRADO PELOS DEMÔNIOS", de Carl Sagan. Uma verdadeira Obra-Prima literária, em Todos os Sentidos!

Quando este livro chegou em minha casa, comprado inicialmente por meu pai, confesso que tive medo de lê-lo. Temia perder a "fé" em certas coisas, e que me faria sentir mal.

Anos depois, um pouco mais maduro, decidi dar uma rápida olhadinha, e fiquei cada vez mais aguçado, e em menos de uma semana, tinha lido o livro todo.

Bem, aconteceu parte do que eu antes temia. De fato, perdi a Fé em muita coisa, fiquei bem mais crítico e mais cético, mas isso na verdade me fez sentir muitíssimo Bem! Foi um verdadeiro exorcismo da obscuridade e dos demônios que assombravam meu mundo.

Pode parecer incrível, mas Sagan está certo ao afirmar que o Universo é muito mais fascinante e maravilhoso quando nos livramos de uma miríade de crendices. Vale a pena despertar.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
FREE MIND!!!
24 de Maio de 2004

Livro de Visitantes

Mensagem Anterior