MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

Marcus Valerio XR

Mensagem de

Paula
pcabussu@ig.com.br

Meus comentários estão em AZUL.

Oi,
Inicialmente gostaria de elogiar a maneira polida e educada com a qual voce respondeu as pessoas que te fizeram críticas sem ofensas pessoais, inclusive aquelas que discordam completamnte de você. Gostaria de dizer que como muitos que te escreveram sou cristã e criacionista literal.

Olá Paula. É sempre um prazer conversar com pessoas sensatas, independente de seus pontos de vista pessoais.

Antes de conhecer Jesus eu era uma completa cética, criadora de varias hipoteses interessantes sobre a criaçao do mundo, vida apos a morte, etc e bem sei o que pensava sobre qualquer fundamentalistas naquela epoca, por isso volto a elogiar a polidez de suas respostas.

Obrigado.

Acho que o maior problema da discussao evoluçaoXcriaçao está nas críticas e análises descontextualizadas feitas pelas duas teorias, quando se tenta refutar um argumento criacionista partindo dos pressupostos evolucionistas e vice-versa. As evidencias estao no mundo e o que eu chamo atençao é que evolucionismo e criacionismo sao duas leituras diferentes da realidade que partem de pressupostos igualmente diferentes.

Concordo. De fato é o que costuma ocorrer. Do lado evolucionista por exemplo noto claramente que a grande maioria dos estudiosos críticos do criacionismo são especialistas de suas próprias áreas, tendo pouco conhecimento das outras e geralmente nenhum sobre Filosofia, que dizer de Teologia e Religião. Para mim, todos tópicos essenciais à discussão, mesmo que conhecidos superficialmente.

Do lado criacionista, é muito comum seus defensores terem pouquíssimos conhecimentos de ciência, os que os tem em bom grau são raros. Dessa forma, perde-se muito tempo em discussões periféricas que costumam não ir aos fundamentos, onde poderiam ser mais elucidativas.

Enquanto os criacionistas sao largamente criticados por partirem do pressuposto da existencia de Deus e da infalibilidade da Bíblia, vale lembrar que o evolucionismo parte nao possibilidade da existencia de um Deus para explicar sua teoria e da falibilidade, mas base teorica, deixada por Darwin.

Creio que você deva ter cometido algum erro de digitação nesta frase, mas me parece que quer dizer que o Evolucionismo parte da possibilidade da não existência de um princípio criador ordenado. Isso faz sentido, pois o grande desafio é exatamente explicar como poderia existir nosso universo tão complexo sem que tenha sido criado, ou ao menos ordenado, por um Ser Inteligente. Me desculpe se não seja exatamente isso o teor de sua frase.

Mas é impreciso dizer que o Evolucionismo parte da base teórica deixada por Darwin, pois este não realizou um trabalho monolítico e isolado do desenvolvimento científico de sua época. Darwin poderia nem ter existido, e teríamos evolucionismo do mesmo jeito. Trata-se, como insisto em vários de meus textos, de um resultado inevitável da liberação de pensamento e do desenvolvimento científico.

Vale lembrar que a ciencia, enquanto método de análise do mundo, foi completamente construida pelos seres humanos para atender às suas necessidades de compreensão do mundo, ou seja nao é de modo algum garantia de se chgar à verdade, é só um método de análise do fatos naturais (que implica, repito, na nao possibilidade de usar Deus para exlicar nada). Portanto, o que quero aqui discutir é que tanto para defender o evolucionismo quanto para defender o criacionismo deve-se assumir de quais pressupostos se está partindo, senao vira uma salada de frutas permeada de falacias logicas. Pois como discutir as deduçoes logicas de uma teoria partindo de pressupostos de outra teoria?

Perfeitamente. Mas considero que o Criacionismo, assim como a Bíblia, também foram completamente construídos por seres humanos, porém com uma desvantagem, eles não se assumem como tal. Ou melhor, ao basear-se na Bíblia e em sua alegada divindade, o Criacionismo se coloca como uma área de conhecimento de fundamentos sobre-humanos, caráter que necessitou ser banido da Ciência para que ela se desenvolvesse no que é hoje.

O que resalto então é, qual dos paradigmas explica melhor o mundo natural? Qual deles é mais vantajoso para o desenvolvimento científico?

É muito difícil afirmar que seria o Criacionismo, quando a história, o progresso científico e as inúmeras evidências do mundo físico nos mostram o absoluto contrário.

Nao sei exatamente o que voce já leu sobre criacionismo, mas um site que eu recomendo, no caso de voce se interessar por um interpretaçao biblica das evidencias que existem no mundo, é o www.answersingenesis.org.

Eu o conheço. Há um link para o mesmo em minha página principal EVOLUÇÃO X CRIAÇÃO.

É em ingles, mas eu estava dando um olhada enquanto lia algumas coisas do seu site e percebi que tem as respostas para a maioria das suas "perguntas simples que os criacionistas nao conseguem responder".

Tanto que algumas já foram usadas aqui, em especial no meu Diálogo com a Dr. Márcia Oliveira de Paula, que é formada em Microbiologia e defende o Criacionismo. O problema é que nenhuma delas é satisfatória, apelam constantemente para o sobrenatural e o pouco que conseguem responder o fazer com uma versão super acelerada de evolucionismo, que é insustentável.

Como crista nao posso deixar de falar que de fato tem coisas do mundo que so com o Espirito Santo podemos conhecer, perceber e entender.

É exatamente este o problema! Com esse pressuposto o conhecimento científico se torna impraticável, pois ele passa a ser excessivamente passivo, sem objetividade e subordinado a conceitos irracionais.

Sem o paradigma da objetividade, de que podemos produzir conhecimento sem depender de eventos inexplicáveis como a descida do Espírito Santo em pessoas escolhidas arbitrariamente por um desígnio divino imcompreensível, fica impossível fazer ciência.

Gostaria de lembrar que quando aceitamos Jesus ele passa a habitar em nós e nao nos deixa sozinhos em nenhum minuto. A mensagem de Jesus é a mais radical, linda e diferente de todas as mensagens religiosas que exitem por aí. Só pra citar religiao no sue sentido original de 'religare' representa a tentaviva do homem de encontrar a Deus e o que a mensagem de Jesus prega é o contrario, que Deus veio à terra em forma humana para que nós tenhamos livre acesso à ele e que o preço ja foi pago, so temos que voltar a ficar junto de Deus. E ele está sempre de braços abertos para receber qualquer pessoa que chegue a

Já ressaltei mais de uma vez que o Cristianismo possui uma originalidade em termos religiosos, que em parte talvez, explique o seu sucesso como religião mais difundida do mundo. Mas isso não destoa do significado da palavra Religião.

O Religare em si não explicita em sentido ele se dá, humamo-divino ou vice-versa. A maioria das religiões também possuem suas características diferenciais únicas.

Ele, assuma seus pecados e entregue sua vida a Cristo. Que Deus te abençoe e se todos que disseram estar orando por voce continuarem assim, em breve voce estara aqui mostrando as maravilhas de Deus e nao a falibilidade humana.

Friday, September 19th 2003

Talvez eu já esteja mostrando, as duas coisas, e até mais. Maravilhas de Deus, caso isso faça sentido, porque de certa forma tudo que seja humano seria derivado do divino, falibilidade humana por que todos somos humanos, e falhos, mas ao mesmo tempo maravilhosos, tanto que somos capazes de criar, ou ao menos reconhecer, o divino e o belo em tudo o que quisermos, e é isso que nos torna únicos.

Obrigado Paula. Querendo conversar mais, é só escrever.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
mv@xr.pro.br
25 de Setembro de 2003

Volta ao Livro de Visitantes