3

Terceira Mensagem de Mario Campos de Jesus
(Meus comentários estão em AZUL CIANO).

CERTAMENTE QUE DEUS É A SOLUÇÃO

Foi exatamente a religião, que você combate como a promotora da Idade das Trevas, que durante séculos freou a tendência da humanidade de se corromper definitivamente (desculpe-me, mas me parece que o termo "corromper" fora de um contexto específico não diz muito para você - digamos então: - estado de corrupção, exemplificando, seria algo semelhante à condição das pessoas no filme "MAD MAX", só que sem o personagem do Mel Gibson para resolver os problemas e fazer uma espécie de justiça). A inclinação do homem, você pode ver, bastando observar um grupo qualquer que não tenha uma crença, um código de regras, é de se impor pela sua própria vontade sem se importar com o seu semelhante. Sem a presença de regras, justiça, limites para cada ser, qualquer sociedade transforma-se em anarquia, passando a se comportar de forma pior que animais selvagens (se como apenas animais selvagens não seria certamente de todo ruim - só não evoluiriam). E de nada adiantaria apenas um governo, um chefe para esta sociedade, ditando leis e organizando, pois aconteceria então um abuso dos lideres, e a massa liderada é que seria explorada e injustiçada. Como acontece atualmente, em alguns lugares, só que de forma velada. Só tem um jeito: - A figura de DEUS, ditando normas e preceitos. A partir do momento que o homem se sente vigiado por um ser supremo, do qual não pode se esconder, ele passa a ter um referencial de limites. É óbvio que isto não atinge a todas as pessoas, quero dizer que nem todos se importam com esta vigilância. Mas de forma geral, e é disto que estamos falando, como a Bíblia mesmo relata: "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor".

Já reparastes que no lado ocidental do mundo, justamente onde predomina a religião cristã, as sociedades são sensivelmente mais organizadas e há um respeito maior aos direitos de todos? Observe com cuidado. Focando a política, a economia, os direitos humanos; há menor incidência de guerras e outros conflitos. Não é diferente do oriente? Onde existem as piores ditaduras, os conflitos praticamente insolúveis, sangrentos embates religiosos? Os territórios de onde se originam os piores terroristas?

Conclusão: SEM A RELIGIÃO A SAGA DA HUMANIDADE SERIA EXTREMAMENTE PIOR DO QUE JÁ FOI, E NÃO O CONTRÁRIO. (e não esqueça que hoje em dia a religião, o cristianismo por exemplo, é muito mais propagado e aceito pelas pessoas - de todas as classes, e nem assim vemos, por isso, qualquer prejuízo no progresso tecnológico e cultural da humanidade; aliás o saber do homem atualmente vai indo muito bem, crescendo como nunca).

Mas porque a humanidade precisa da religião? Por que, como a Bíblia declara: - "O mundo jaz no Maligno". Este ser vem, como a Bíblia afirma, "para matar, roubar e destruir".

Francamente, até hoje, apenas do inimigo de DEUS eu esperaria uma opinião como essa, de que a religião sega as pessoas e entrava o progresso da humanidade.

Sem querer ofender, e repetindo o que já vi alguém te perguntando, você é Satanista?

Devo adiantar que se a sua resposta for positiva eu não deixarei, por isso, de manter contato e visitas ao seu site. Longe de mim qualquer preconceito neste sentido. A Bíblia me mostra que DEUS não faz acepção de pessoas, mas ama a todos, e me ensina a fazer o mesmo.

Marcus, li a respeito das suas conclusões sobre DEUS, e sobre a solução que você arrumou para explicar e resolver os problemas do prêmio e da pena eterna.

A Bíblia não comete estes flagrantes erros de concepção do mundo físico, como você colocou. A Bíblia não é irracional, antiética, imoral, e cultural, sob os aspectos versados. Ela é a PALAVRA DE DEUS, e, portanto perfeita na sua finalidade. E não foi escrita para ser consultada por um filósofo e pelo mesmo ser questionada. Não foi escrita para explicar detalhes de como tudo foi criado e sim que tudo foi criado por DEUS. Não foi escrita para se prestar como um manual de ciências, já, por exemplo, antevendo a descoberta no futuro, pelo homem, que a terra é redonda. Ela foi escrita para ser a revelação de DEUS aos homens, de todas as classes, dos mais humildes aos mais letrados. E O ESPÍRITO SANTO testifica de tudo o que está escrito, nos corações daqueles que a lêem com pureza de alma. Cuidado, você já ouviu: - "A letra mata". Você vai filosofar o quanto quiser, por todo o tempo, e não acrescentará um só dia a mais na sua existência por conta disso. Você não mudará em nada o seu destino descobrindo as respostas para as suas perguntas, porque o seu destino está nas mãos de DEUS. De nada adiantará esta sua busca pelo saber, se não primeiro se apropriar da preciosidade que já esta perto de você, ao seu alcance. Algo simples de se ter e entender (e não poderia ser de outro modo, pois seria injusto alguém ficar de fora por não ter maiores conhecimentos filosóficos): - O AMOR DE DEUS, e a recompensa que ELE tem para oferecer a todos que abandonarem suas pretensões mesquinhas e orgulhosas e atentarem para o que realmente tem valor, A VIDA ETERNA, AO SEU LADO.

Não deixe a soberba lhe subir a cabeça. Pense: - como você poderia conseguir descobrir coisas tão profundas, como você procura, se Deus não revelou isto a ninguém? Isto não é necessário e está acima das suas possibilidades. Você é apenas um homem inteligente, não um semideus. De que lhe valeria o saber, se, por exemplo, você estivesse morrendo de uma doença incurável. Para nada ele (o saber) te serviria, seria considerado um lixo naquele momento. Você passaria a depender única e exclusivamente da graça de Deus, o que poderia te curar ou dar alento ao seu sofrimento.

Marcus, sou fascinado por ciências (gostei muito dos seus contos de ficção científica - parabéns!). Acho legal filosofar; curto muito um "papo cabeça". Porém nunca tive com isso qualquer problema em face as minhas convicções religiosas. Penso mesmo que não é bom ser superficial ou bitolado. Dá, é lógico, para conciliar religião e filosofia, é o que eu quero dizer.

Olha, não é fácil para mim questiona-lo. Você joga pesadíssimo com as sua teses. De qualquer forma não tem me abalado e até tem me deixado mais seguro das minhas idéias sobre DEUS.

Bem, chega de falar. Meu intuito era só colaborar com você e com os colegas interessados pelo tema. E evidentemente divulgar (de acordo como o que instruí a Bíblia), a PALAVRA DE DEUS.

Com os meus sinceros agradecimentos pela sua atenção.

Um grande abraço.

MARIO CAMPOS DE JESUS
Quinta, 30 Outubro de 2 0 0 3

Olá Mario. Obrigado por mais essa mensagem.
Mais uma vez, dada sua densidade, preferi manter o texto integral inicialmente, e só agora procedo minha análise.
Vamos lá.
CERTAMENTE QUE DEUS É A SOLUÇÃO

Depende muito do que você considera como "DEUS". Vejamos.
Foi exatamente a religião, que você combate como a promotora da Idade das Trevas, que durante séculos freou a tendência da humanidade de se corromper definitivamente (desculpe-me, mas me parece que o termo "corromper" fora de um contexto específico não diz muito para você - digamos então: - estado de corrupção, exemplificando, seria algo semelhante à condição das pessoas no filme "MAD MAX", só que sem o personagem do Mel Gibson para resolver os problemas e fazer uma espécie de justiça).
Primeiro, eu não combato a religião e nem disse que ela é promotora da "Idade das Trevas". Eu combato o fundamentalismo religioso, ou qualquer outra forma de fundamentalismo, e disse que o Cristianismo, justamente dado sua caracterísitca fundamentalista, foi responsável por aquilo que chamamos de "Idade das Sombras" dada também as suas caracterísitcas Monoteísta e Proselitista, tendo se tornado uma centralização de poder também devido a desintegração da estrutura sócio-política do mundo antigo.
Depois, de onde você tirou a idéia de que eu não compreenderia esse emprego do termo "corromper"?!
E mais, a qual MAD MAX você se refere? Pois o primeiro filme se passa num mundo normal, o segundo se passa num mundo caótico, sem governos centrais, e somente o terceiro se passa num mundo pós apocalíptico. E o personagem do Mel Gibson não é um tipo de herói justiceiro, muito menos messiânico. No primeiro filme ele é apenas um homem que vinga a morte da família com as próprias mãos. No segundo é um errante que, apesar de simpático e razoável, apenas une seus interesses aos de uma comunidade em perigo. E no terceiro é um exilado que é identificado e confundido com um tipo de salvador, agindo mais involuntariamente como tal.
A inclinação do homem, você pode ver, bastando observar um grupo qualquer que não tenha uma crença, um código de regras, é de se impor pela sua própria vontade sem se importar com o seu semelhante.
Aqui você tem um problema. Desafio-o a me mostrar um exemplo qualquer de um sociedade humana, em qualquer tempo local, que não tenha tido crenças e códigos de regras. Isso simplesmente não existe! Além do mais é exatamente a necessidade de restringir que uns imponham sua vontade sobre outros que faz surgir as regras, sem os quais qualquer sociedade é impossível
Sem a presença de regras, justiça, limites para cada ser, qualquer sociedade transforma-se em anarquia, passando a se comportar de forma pior que animais selvagens (se como apenas animais selvagens não seria certamente de todo ruim - só não evoluiriam).
Na verdade a sociedade se comportaria de forma igual aos animais, não pior. E é até discutível que os grupos animais também não tenham suas regras implícitas. E o que isso tem haver com evolução?
E de nada adiantaria apenas um governo, um chefe para esta sociedade, ditando leis e organizando, pois aconteceria então um abuso dos lideres, e a massa liderada é que seria explorada e injustiçada. Como acontece atualmente, em alguns lugares, só que de forma velada.
Claro. Não basta apenas um chefe, é preciso um código de regras no mínimo implícito, não obstante isso não impede que aconteça, como sempre aconteceu, que haja opressão de uns sobre outros.
Só tem um jeito: - A figura de DEUS, ditando normas e preceitos. A partir do momento que o homem se sente vigiado por um ser supremo, do qual não pode se esconder, ele passa a ter um referencial de limites. É óbvio que isto não atinge a todas as pessoas, quero dizer que nem todos se importam com esta vigilância. Mas de forma geral, e é disto que estamos falando, como a Bíblia mesmo relata: "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor".
Estamos aqui no centro de sua tese, por sinal muitíssimo comum. A alegação de que a "Ética" Religiosa, em especial a Cristã, é a única solução válida para organizar uma sociedade. Curiosamente você mesmo admite que ela não é suficiente, uma vez que não afeta muitos.
Essa tese eu ataco em meu texto sobre ÉTICA E MORAL. Mas acrescentarei mais coisas adiante.
Já reparastes que no lado ocidental do mundo, justamente onde predomina a religião cristã, as sociedades são sensivelmente mais organizadas e há um respeito maior aos direitos de todos? Observe com cuidado. Focando a política, a economia, os direitos humanos; há menor incidência de guerras e outros conflitos. Não é diferente do oriente? Onde existem as piores ditaduras, os conflitos praticamente insolúveis, sangrentos embates religiosos? Os territórios de onde se originam os piores terroristas?
E aqui temos que ter muitíssimo cuidado. Primeiro, eu concordo com essa afirmação desde que acrescentemos que isso se dá na atualidade, e mesmo assim com uma boa dose de relativismo.
Agora quanto a achar que isso se deve a religião cristã é muito discutível. Creio que isso ocorre devido extamente ao fato do ocidente ser essencialmente menos religioso que o oriente, no que se refere a organização política.
Lembre-se também que foi no Ocidente, leia-se Europa e seus descendentes diretos, que a Ciência e a Filosofia atingiram seu maior nível de desenvolvimento, e graças a elaboração ética, política e sociológica que desenvolvemos, pautado em nossa tradição filosófica e ideológica, que atingimos esse maior nível de organização, liberdade e respeito aos direitos humanos. É o lema da revolução francesa: Igualdade, Liberdade e Fraternidade, um movimento impensável no oriente e bastante avesso à religião, em especial à cristã.
Em A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E CIÊNCIA, eu faço uma abordagem que pode ser estendida também à relação entre a Religião e nossos fundamentos culturais ocidentais, que reforça a idéia de que é justamente o distanciamento da influência da religião na esfera política e cultural que nos garantiu nossa aparente "superioridade" cultural.
Conclusão: SEM A RELIGIÃO A SAGA DA HUMANIDADE SERIA EXTREMAMENTE PIOR DO QUE JÁ FOI, E NÃO O CONTRÁRIO. (e não esqueça que hoje em dia a religião, o cristianismo por exemplo, é muito mais propagado e aceito pelas pessoas - de todas as classes, e nem assim vemos, por isso, qualquer prejuízo no progresso tecnológico e cultural da humanidade; aliás o saber do homem atualmente vai indo muito bem, crescendo como nunca).
Eu não me ariscaria a dizer se sem as religiões o mundo seria ou teria sido melhor ou pior, mesmo porque isso é simplesmente impensável, mas há o fato inegável de que onde as religiões mais influenciaram na estruturas políticas da sociedade tivemos os piores exemplos de experiências humana.
É importante que não se confunda a simples presença ou não de religiões, com a presença das religiões na esfera das instituições governamentais. Hoje em dia a influência da religião está mais afastada do que nunca do poder político, e não tenho dúvidas, é isso que determina nossas melhores condições de vida até mesmo para os religiosos.
Afirmar que atualmente o Cristianimo é muito mais propagado e aceito, lamento dizer, é uma ingenuidade. Jamais em toda a história humana o mundo conheceu um maior número de ateus, agnósticos e pessoas desengajadas de religiões em geral. Na verdade qualquer senso populacional detecta que no ocidente o segmento de pessoas sem orientação religiosa definida fica em quinto lugar, perdendo somente para Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo e Budismo. Isso é algo absolutamente inconcebível em qualquer período histórico anterior.
Isso se alia não só à baixa influência da religião nos governos, em relação ao passado, mas também a educação, organizações e movimentos éticos sem vínculo religioso. Ou seja, o mundo jamais foi tão pouco religioso como é agora.
Mas, insisto, não é por isso que concordo que o mundo atual tenha sua superioridade em relação a períodos históricos anteriores no que se refere à nossa consciência ética e humanitária, mas sim devido à separação entre Religião e Estado. Essa é a grande diferença, que não seria possível, é claro, sem que uma parcela significativa da populaçao apoia-se isso.
E quanto ao progresso científico, ele é maior hoje principalmente devido ao paradigma materialista, talvez em nenhuma outra área do conhecimento haja tão pouca influência da religião quanto aqui, diferente do passado, onde religião e misticismo em geral se impregnava no saber.
Mas porque a humanidade precisa da religião? Por que, como a Bíblia declara: - "O mundo jaz no Maligno". Este ser vem, como a Bíblia afirma, "para matar, roubar e destruir".
Francamente, até hoje, apenas do inimigo de DEUS eu esperaria uma opinião como essa, de que a religião sega as pessoas e entrava o progresso da humanidade.
E francamente, ninguém é mais amigo da religião do que esse suposto inimigo de Deus. Pergunte a si mesmo, se não houvesse no mundo o que chamamos de Mal, precisaríamos de religiões? Por que a incidência de religiosidade é inversamente proporcional ao desenvolvimento social? Observe que os países mais desenvolvidos do mundo em termos sociais, esqueça E.U.A., os com menores índices de miséria, violência e tragédias, são exatamente os menos religiosos. Como exemplos, Países Escandinavos, Europeus em geral, Japão, Coréia do Sul e outros.
E por que isso ocorre? Uma explicação é a que as religiões, em sua maior parte e ao menos no que se refere ao grosso da religiosidade popular, não passa de uma forma de escape da realidade, um refúgio dos problemas concretos, uma auto ilusão que ajude a suportar as dificuldades.
O problema é que os interesses da religião normalmente não dizem respeito aos interesses do progresso social e científico, daí um conflito de interesses.
Não se pode progredir em termos científicos ou éticos enquanto toda a preocupação estiver voltada à vida após a morte, em compesações fantasiosas pelos infortúnios presentes, em punição meta existencial para o mal e etc. Não é atoa que a Idade Média teve desenvolvimento tão lento, pois jamais em toda a história a religiosidade esteve tão arraigada nas pessoas.
Sem querer ofender, e repetindo o que já vi alguém te perguntando, você é Satanista?
Eu não sigo nenhum sistema religioso ou filosófico alheio. Satanismo é uma religião, ou uma movimento filosófico com teor de protesto, em especial o Satanismo Laveyano. Portanto eu não sou satanista.
E sem querer ofender também, esse pergunta demonstra ainda mais ingenuidade, pois costumo ser mais comumente acusado de ateu, cético, materialista e etc, posições que eu não assumo, e nem mesmo sou um combatente da religião.
Eu apenas defendo a Laicidade, ou seja, separação Igreja e Estado, combato o fundamentalismo religioso, e sobretudo defendo o livre pensar. Se isso para você é ser Satanista então não posso fazer nada, apenas dizer que existem 71 números entre 8 e 80.
Devo adiantar que se a sua resposta for positiva eu não deixarei, por isso, de manter contato e visitas ao seu site. Longe de mim qualquer preconceito neste sentido. A Bíblia me mostra que DEUS não faz acepção de pessoas, mas ama a todos, e me ensina a fazer o mesmo.
Apenas terá o cuidado de lançar ao inferno todos os que não concordarem com ele não?
Marcus, li a respeito das suas conclusões sobre DEUS, e sobre a solução que você arrumou para explicar e resolver os problemas do prêmio e da pena eterna.
Que bom, essas questões estão analisadas em Resposta ao 'DEUS".
A Bíblia não comete estes flagrantes erros de concepção do mundo físico, como você colocou. A Bíblia não é irracional, antiética, imoral, e cultural, sob os aspectos versados. Ela é a PALAVRA DE DEUS, e, portanto perfeita na sua finalidade.
E no dia de Halloween, a grande abóbora se ergue no canteiro de abóboras, chama sua nave espacial e vai se juntar ao Papai Noel numa luta cósmica contra os coelhinhos da Páscoa de Plutão.
Palavras soltas... Nada mais. Faltou argumentar.
Se você puder refutar meu texto BÍBLIA X CIÊNCIA ótimo, mas se não, não adianta apenas negá-lo. Você já não conseguiu refutar o problema relativo ao texto DEUS em sua Resposta.
E não foi escrita para ser consultada por um filósofo e pelo mesmo ser questionada. Não foi escrita para explicar detalhes de como tudo foi criado e sim que tudo foi criado por DEUS. Não foi escrita para se prestar como um manual de ciências, já, por exemplo, antevendo a descoberta no futuro, pelo homem, que a terra é redonda.
Pois é. Concordo totalmente com isso. O problema é que muitos religiosos gostam de dizer que a Bíblia é inerrante até em termos científicos, como abordo em BÍBLIA X CIÊNCIA
Ela foi escrita para ser a revelação de DEUS aos homens, de todas as classes, dos mais humildes aos mais letrados. E O ESPÍRITO SANTO testifica de tudo o que está escrito, nos corações daqueles que a lêem com pureza de alma. Cuidado, você já ouviu: - "A letra mata". Você vai filosofar o quanto quiser, por todo o tempo, e não acrescentará um só dia a mais na sua existência por conta disso. Você não mudará em nada o seu destino descobrindo as respostas para as suas perguntas, porque o seu destino está nas mãos de DEUS.
Será que não acrescentarei nada? Talvez alguns de meus textos inspirem cientistas a aperfeiçoarem métodos de prolongamento da vida!
Mas se você está certo em dizer que "A Letra Mata", então o que mais seria a Bíblia do que letra morta? Você acha que acreditando no que acredita terá a vida eterna no paraíso. Tudo bem. Cada um tem sua crença.
De nada adiantará esta sua busca pelo saber, se não primeiro se apropriar da preciosidade que já esta perto de você, ao seu alcance.
Ou talvez a preciosidade que está dentro de mim, e em cada um de nós, nossa consciência, nosso potencial para pensar livremente, aprender e sonhar.
Algo simples de se ter e entender (e não poderia ser de outro modo, pois seria injusto alguém ficar de fora por não ter maiores conhecimentos filosóficos): - O AMOR DE DEUS, e a recompensa que ELE tem para oferecer a todos que abandonarem suas pretensões mesquinhas e orgulhosas e atentarem para o que realmente tem valor, A VIDA ETERNA, AO SEU LADO.
Se é tão simples de entender porque é tão simples de explicar? Por que você, e nem ninguém, consegue negar o fato de que Deus é o responsável pelo Mal, e que, se ele de fato lança pessoas à punição perpétua, é infinitamente cruel?
São as questões do texto DEUS.
Não deixe a soberba lhe subir a cabeça. Pense: - como você poderia conseguir descobrir coisas tão profundas, como você procura, se Deus não revelou isto a ninguém? Isto não é necessário e está acima das suas possibilidades. Você é apenas um homem inteligente, não um semideus. De que lhe valeria o saber, se, por exemplo, você estivesse morrendo de uma doença incurável. Para nada ele (o saber) te serviria, seria considerado um lixo naquele momento. Você passaria a depender única e exclusivamente da graça de Deus, o que poderia te curar ou dar alento ao seu sofrimento.
Ou, dependeria única e exclusivamente da sorte, ou com mais sorte, dos avanços da medicina. Se Deus não existir, ou a religião cristã não for correta, de nada adiantará chorar, rezar e se converter no leito de morte.
Marcus, sou fascinado por ciências (gostei muito dos seus contos de ficção científica - parabéns!). Acho legal filosofar; curto muito um "papo cabeça". Porém nunca tive com isso qualquer problema em face as minhas convicções religiosas. Penso mesmo que não é bom ser superficial ou bitolado. Dá, é lógico, para conciliar religião e filosofia, é o que eu quero dizer.
Obrigado. E é claro que concordo com a conciliação, a única coisa que nego é que seja produtivo fazer ciência com os meios da religião, e vice-versa.
Olha, não é fácil para mim questiona-lo. Você joga pesadíssimo com as sua teses. De qualquer forma não tem me abalado e até tem me deixado mais seguro das minhas idéias sobre DEUS.
Qualquer de minhas teses pode muito bem ser questionada e refutada. Mas quanto as questões "teodicéicas" sobre as atinomias entre o MAL X DEUS, ou LIVRE-ARBÍTRIO X ONISCIÊNCIA+ONIPOTÊNCIA divinas, a questão é muito mais complicada, pois tratam-se de paradoxos racionalmente insolúveis, admitidos como tais até mesmos pela maioria dos teólogos.
Bem, chega de falar. Meu intuito era só colaborar com você e com os colegas interessados pelo tema. E evidentemente divulgar (de acordo como o que instruí a Bíblia), a PALAVRA DE DEUS.
Seja bem vindo. Apesar do que possa parecer, insisto, não tenho nenhuma intenção de atacar religiões, pelo contrário, sou interessadíssimo no assunto, adoro mitologias e religiões, e isso inclui o Cristianismo e a Bíblia.
Mas não deixarei de combater certos elementos, como a idéia absurda de que lançar seres humanos no indizível sofrimento perpétuo por faltas cometidas numa vidinha de algumas décadas seja ação de um ser de Suprema Sabedoria e Bondade.
Até mesmo proponho releituras bíblicas, muitos crentes combatem a idéia da punição perpétua com base bíblica. Portanto, me refiro a aperfeiçoamentos de elementos, nunca a um ataque ao todo, Infelizmente esse é o problema dos fundamentalistas, eles não podem abrir mão de nada, para eles É TUDO ou NADA.
Com os meus sinceros agradecimentos pela sua atenção.
Um grande abraço.
MARIO CAMPOS DE JESUS
Thursday, October 30th 2003
Obrigado a você Mario. Apesar das discordâncias qualquer ponto de vista sempre será bem vindo. Desculpe pela demora e esteja à vontade para replicar, mas antes peço que leia alguns de meus outros textos, em especial o Psicogênese da Religião.
Amigavelmente

Marcus Valerio XR
FREE MIND!!!
10 de Novembro de 2003
__________________________________________________________________________________________

MARIO CAMPOS DE JESUS
217
217.1 - Resposta ao 'Caro Ser Humano...'
217.2 - Resposta ao texto 'DEUS'
217.3 - Certamente que DEUS é a Solução
228 - Não Há Nenhuma Problema com o Criacionismo
362 - QUINTA MENSAGEM
575 - SEXTA MENSAGEM
579 - Resposta ao 'Difícil pra Chuchu'
622 - Réplica a Resposta ao DEUS
690 - 30 Anos Professando a Fé Evangélica
739, 742, 748, 750, 751

        m c j c o n t a b      y a h o o . c o m . b r