MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

Marcus Valerio XR

Nova Mensagem de

Mariana Gondim
marianagondim595@hotmail.com

Em prosseguimento à Segunda MENSAGEM

Meus comentários estão em AZUL.


Oi Marcus,

Olá Mari...

Há mais de três anos não leio nada sobre Sociologia e Ciência Política ,por me envolver muito com a área do Direito, mas nem por isso me faço esquecer da importância e delicadeza do assunto referido em nosso último diálogo, acerca do Sistema Capitalista ,que ,venho, por meio desta mensagem , instigar mais um diálogo, se quiser.

Mas é claro que quero! Vamos lá.

Tentando me livrar do dito "exagero" , tentarei me expressar de forma mais sucinta ,para evitar as não raras ambiguidades de interpretação ou do que quer que seja.

Mesmo não concordando com os fundamentos que delineiam um sistema tão bem formulado para não ser atacado , que é o sistema capetalista, às vezes fico pensando na "genialidade" dos seu inventor ou invetores , que teve ou tiveram a capacidade de elaborar um sistema tão resistente que , para se poder destruí-lo, como aconteceu com os arcaicos sistemas, teria que ele próprio ser o maior financiador de tal destruição!

Esse seu "capEtalista" foi proposital!? Sendo ou não... Foi genial! Nunca tinha pensado nesse trocadilho! Seria talvez o mais feliz erro de digitação que já vi!

Mas, bem. Creio que todos os estudiosos concordem que o Capitalismo não teve exatamente um "inventor". Ele tem sem dúvida ideólogos, mas são pessoas que no máximo estudam um fenômeno que já existe e quando muito tentam aperfeiçoá-lo.

O Capitalismo, "Capetalismo", seria apenas um estado de coisas que se desenvolve espontaneamente em um sistema complexo mesmo sem ter sido arquitetado. Assim como toda a complexidade biológica e ecossistêmica se desenvolveu espontaneamente na Natureza, sem que necessariamente tenha havido uma intenção ou direcionamento, embora pessoalmente eu tenha minhas dúvidas.

Se o "Capetalismo" teve um arquiteto, então esse trocadilho talvez sugira quem é seu inventor!

Brincadeiras à parte, o que faz a resistência do sistema não seria então um bom planejamento, mas o modo como ele se adaptou a um "ambiente". Ou seja, podemos usar Darwinismo até em Economia, onde, por analogia, uma espécie viva que seja muito resistente o é por estar muito bem adaptada ao seu local através de eras de Seleção Natural.

Mas não podemos ir muito longe com essa alegoria, pois entrando no âmbito da Cultura humana, sempre teremos o planejamento em algum grau, e dessa forma a intencionalidade de eventos sociais isolados podem ter compensado o curto espaço de tempo que o Capitalismo, ou qualquer outro sistema, teve para se desenvolver.

Não´seria fundamentalmente paradoxal? Em miúdos , seria como se o próprio sistema capitalista tivesse que subsidiar a sua própria extinção!

Do ponto de vista marxista, todos os sistemas trouxeram em si as sementes de sua queda, que são as contradições inerentes, gerando principalmente o antagonismo entre as classes sociais. É sem dúvida paradoxal, mas o mundo está cheio de paradoxos como esse, que se refletem exatamente nas contradições.

Estudando Lógica, entendemos que a Contradição é uma espécie de Pecado Original. Ela é normalmente intolerável, e não só em Lógica. Note que a Mente Humana normalmente não suporta a Contradição, e quando não consegue se desvencilhar dela, usa todos os subterfúgios conscientes ou inconscientes para contorná-la e torná-la invisível.

A contradição inerente ao Capitalismo seria, como já dissemos, tender progressivamente a gerar um inevitável excedente de produção ao mesmo tempo que consome a "Mais Valia" dos trabalhadores, até que não tivesse mais de onde extrair essa sua matéria prima. A partir daí ele entraria em Colapso uma vez que sem uma fonte de mão de obra que permitisse esse tipo de exploração, não teria mais como se expandir, passando então a consumir a si mesmo.

Numa perspectiva mais atual seria:
- Um momento onde não houvesse mais mão-de-obra barata e então a produção se tornaria cara demais para ser sustentada pelo mercado consumidor.
ou
- Um momento onde a multiplicação da mão de obra barata afetaria o mercado consumidor, que encolheria e não mais poderia sustentar a produção mesmo sendo barata.
ou
- Quando o mundo não pudesse mais suportar uma crescente mão de obra barata e um crescento mercado consumidor.

Hoje a maioria dos estudiosos concorda que as previsões de Marx não poderão se desenrolar do modo como foram formuladas, mas muitos, inclusvie eu, opinam que o Capitalismo irá sim se Auto-Destruir, ou, o que é mais provável, se transformar num outro tipo de sistema, o que aliás já está acontecendo.

Lembremos que é o Estado que sustenta a sociedade , e para que ocorra qualquer intervenção , mesmo uma grande revolução ,ele que teria que investir em recursos para que isso ocorresse. E quando que ele terá interesse em fazer isso? Penso que nem com muitos Lulas...

Principalmente com essa versão atual de Lula.

É delicado afirmar que o Estado sustenta a Sociedade, poderia-se dizer o inverso, sem antes esclarecer bastante o que se entende por Estado e Sociedade. O Estado então investe sim em transformações, mas nunca de sua própria estrutura fundamental.

No entando mesmo os fundamentos costumam ser abalados com o tempo, e o Estado tem que reagir a isso, se adaptando, para sobreviver.

No caso, mesmo que o Estado ou a Sociedade não planejem transformar a Economia, ela toma rumos que forçam a mudanças, então Sociedade/Estado tem que investir em adaptações a essas mudanças.

Não seria uma grande utopia pensar que nascerá um novo sistema , do ventre do Sistema Capitalista, e este o amamentaria na ciência de que quanto mais o alimenta, mais estaria próximo , com tal ato, ser responsável sua própria morte?

Mas não é isso que acontece, poeticamente dizendo, quase sempre? Estamos sempre criando nossas próprias víboras para depois sermos picados por elas. O E.U.A então tem se tornado especialistas nisso. Japão, Israel, Osama Bin Laden e Sadam Hussein que o digam.

Mesmo com a consciência do ato, seria impossível o Capitalismo deter esse ciclo auto destrutivo, ou melhor dizendo, essa marcha irretornável rumo a um Ponto de Mutação.

Mas sabemos que terá seu fim , e estou ansiosa para ver:) Será que se pudermos viver 250 anos, como disse meu professor de Inteligência Artificial, da UnB, ainda poderemos viver o meu ansiado momento?

Acontece que não se pode ver o fim. Não é um evento único, apoteótico e isolado no espaço tempo. Trata-se de uma transformação progressiva, lenta, que só poderá ser melhor percebida pelas gerações vindouras.

Ninguém viu a passagem do Feudalismo para o Capitalismo, bem como a transição da Idade Antiga para a Medieval. Que ademais são todos termos cunhados pelos estudiosos que nasceriam muito depois. Nós também não veremos.

Somente no futuro, onde possivelmente nenhum de nós esteja vivo, poderá se dizer com alguma precisão onde mais ou menos "terminou" o Capitalismo, ou onde ocorreu o auge da Transformação.

Estou com muito interesse no tema e vou batalhar para que seja tema da minha monografia do Curso de Direito sobre Teoria do Estado e suas relações com o Direitos Humanos.

Um bom tema.

Meu Curso de Pedagogia foi fechado com chave de ouro com uma monografia sobre as relações entre a triologia Matrix com aspectos religiosos, multiculturais e simbólicos do ser humano.

Bem no espírito do momento. Mas como você pôde analisar o Terceiro filme de Matrix se ele ainda não foi lançado?

Abarquei mais o budismo por ter com este uma especial simpatia, se quiser ver me dê um toque que eu pego com o professor Paulo Coelho, lá da unB, você o conhece?

Conheço sim. Ele até está com um dos Meus livros (dos que eu escrevi, As Senhoras de TERRANIA - Livro I, para ser mais exato). Embora eu duvide que ele o tenha lido.

É claro que eu gostaria de ver sua monografia. Você não a tem em arquivo digital?

Vale a pena pegar uma discplina com ele, só que ele é muito atarefado e não responde muito minhas questões... Mas para isso servem os pacientes amigos , né?

Ele é ótimo. Excelente professor. Mas como disse, é muito ocupado. É difícil conseguir um tempo com ele.

Mande um abraço no pessoal e mande notícias! Como está o Felipinho?

Está ótimo. Danadíssimo!

Com carinho

Mariana

Saturday, August 16th 2003 - 07:08:50 PM

Obrigado Mariana. É sempre um prazer conversar com você.

Carinhosamente

Marcus Valerio XR
mv@xr.pro.br
25 de Agosto de 2003

Volta à Mensagem Anterior
Volta ao Livro de Visitantes