MEU LIVRO DE VISITAS

DreamBook

Marcus Valerio XR

Perguntas de

André Luiz Crivellari Pereira
andre.lcp@ibest.com.br

Meus comentários estão em AZUL.
Sobre a Infinitude do UNIVERSO

Marcus, como você conseque ter tanta certeza de que existe esse tal UNIVERSO, eu sei que tem uma barreira que está a 13 bilhões de anos-luz de nós e que provavelmente seja de radiação, mas como saber que há mais para aqueles cantos, e também como saber que essa barreira for de algo desconhecido, uma matéria que resiste a qualquer tipo de vaco, e como você comprova que este UNIVERSO seja infinito?

Wednesday, September 17th 2003 - 09:16:08 PM

Olá André. Obrigado por sua participação e seja Bem Vindo.

Suas questões dizem respeito aos Primeiros Princípios de minha Filosoria EXERIANA.

Você parece ter entendido bem a diferença entre o nosso Universo Observável, e o UNIVERSO ao qual me refiro. Eu não tenho certeza da existência exata deste UNIVERSO, trata-se de um conceito de uma "Teoria" Filosófica. O que eu tenho certeza é que o Universo, seja como ele for, necessariamente, ou com a maior probabilidade, é Infinito. Explico.

Não conheço essa "barreira de radiação" a qual você se refere, mas para que haja esse limite, tem que haver algo além dele, e isso exige espaço, ou como você disse, um Vácuo.

Porém, segundo o modelo cosmológico do Big Bang, o Espaço e o Tempo foram criados com a grande explosão de um Hiper Átomo, e além dele, não existia NADA antes! Nem mesmo Espaço!

Estranho não? Agora pense bem. Se houver espaço além do Universo, onde esse espaço acaba? E além dele? Então já caímos na idéia de um Espaço, e consequentemente um Tempo, infinitos. Mesmo que sejam aparentemente vazios.

Não pode haver uma barreira para algo se não houver ao menos vazio além deste algo.

Porém, o Vazio pode nem existir, pois aparentemente todo espaço tem que ser preenchido por algum tipo de Matéria, nem que seja um vácuo quântico, que não é exatamente um vazio. Portanto, mesmo sob esse ponto de vista, o Universo já seria Infinito.

Segundo nossa Cosmologia atual, o Big Bang surgiu de uma flutuação no Vácuo Quântico, se esse vácuo existir finitamente além de nosso Universo, então o nosso poderia ser o único Universo, mas vimos que não conseguimos por um limite para o Universo sem nos livrar da pergunta "O que vem após esse limite?". Se o Vácuo Quântico for inifinito, então de sua flutuação surgirão necessariamente, infinitos Universos. Ao conjunto total deles, eu chamo UNIVERSO, o Macro UNIVERSO.

O Vácuo Quântico na verdade seria um tipo de CAOS, que em Cosmologia significa uma matriz de matéria primária de onde se poderia extrair todo o material necessário para criar algo, e portanto, poderia se encaixar nessa "matéria que resiste a qualquer tipo de vácuo" a qual você se referiu.

INFINITO, CURVO e FECHADO

Mas há outra possibilidade, de que o Universo seja, como o próprio nome diz, Fechado em si mesmo, curvo, ou seja, um "Uno" "Verso". Nesse caso, não haveria nenhum limite detectável, você poderia sair de um ponto e viajar indefinidamente, e acabaria retornando ao mesmo ponto. Seria como a superfície de uma esfera.

Porém há problemas com essa concepção. A primeira de que apesar da possibilidade de quem esteja dentro dele não poder sair, nada garante que nada haja além dele. Seria como as pessoas que vivem num planeta sem saber que ele é esférico. Elas simplesmente andam por ele e sempre voltam ao mesmo ponto, e não conseguem entender como isso ocorre, pois não podem voar para além dele, nem penetrar no subterrâneo, mas no entato existe espaço tanto para baixo como para cima, para além da esfera.

Esse espaço extra poderia ser para nós indedectável, como uma dimensão a mais, mas existiria, e não temos como ter noção de seu limite.

Outro problema com essa concepção é que, mesmo que esse Universo fechado em si mesmo não tenha nenhuma outra dimensão, ele ainda seria virtualmente infinito para qualquer um que não pudesse se mover bilhões de vezes mais rápido que a Luz.

É simples. Vamos supor que você deixe a Terra hoje e parta para o fim do Universo. Estando ele em expansão, talvez você nem consiga alcançar o "limite", que estaria cada vez mais longe. Mas se o fizesse, isso é, se desse a volta e passasse para o outro lado, igual alguém que chega ao extremo oposto de um planeta e começa a voltar, você ainda demoraria muito para voltar ao mesmo ponto.

Quando o fizesse, teria-se passado um tempo abissal, e tudo aqui estaria diferente, talvez nem mesmo a Terra e o Sol existissem mais, e houvesse um novo sistema estelar. Por isso, o Universo ainda seria Infinitio para você, seria impossível mapeá-lo por completo.

Portanto, como pode ver, o Universo é, pelo menos relativamente, Infinito. Quanto ao UNIVERSO então, não haveria dúvida. Somente um ser Onipotente e Onisciente poderia perceber a Infinitude de um Universo tão grande, caso ele seja mesmo finito, e aí teríamos outra contradição.

Por isso tudo, considero muito mais simples considerar o UNIVERSO como existente para além de tudo o que pudermos alcançar, e como algo Infinito.

Como eu disse, não se trata de um certeza, mas de uma alta possibilidade, baseada em raciocínios simples. E por fim, lanço a você um último desafio, para reflexão.

Se houver uma barreira no fim do Universo, e você lançar um objeto contra ela, o que aconteceria?



SER HUMANO e COMPLEXIDADE

Estive lendo um de seus textos que falava que o ser humano é o ser mais avançado do universo, eu acho que há coisas erradas nisso, não sei se você sabe que descobriram um planeta que chega a ser três vezes mais velho do que a Terra? Você sabia que os habitantes de lá (que com certeza existem) sejam muitas vezes mais avançados do que nós? E como já se pode imaginar tem muitos outros seres melhores que nós, e que provavelmente sejam sedimentos dos elementos que existe ao redor deles, eu acho que devia rever essa história, e por favor não deixe de responder as duas perguntas que eu enviei.

E parabéns pelo site.

Wednesday, September 17th 2003 - 09:43:13 PM

Bem André, neste caso acho que você não entendeu bem meu conceito de Ser Humano como, COMPROVADAMENTE, o Mais Avançado Produto do Universo, presente nos Primeiros Princípios da Filosoria EXERIANA, sugiro que leia-o com mais atenção.

Quando eu disse COMPROVADAMENTE, quero dizer de tudo o que nós podemos comprovar além de dúvidas. É claro que podem existir seres muito mais Avançados do que nós, no sentido de Complexidade, mas nós não os conhecemos.

Sei que já foram descobertos dezenas de planetas extra solares, a maioria Jovianos, e muito devem ser bem mais antigos que a Terra. Mas não há nenhuma evidência de que haja vida neles.

Eu não duvido da possibilidade de existência de inteligências Extra Solares. Aliás, até aposto nisso. Mas de tudo o que nós conhecemos comprovadamente, nada há de mais avançado do que nós. Aliás, pelo meu sistema filosófico, necessariamente existem seres mais avançados e complexos, mas nós nunca comprovamos nenhum deles.

É isso. Perguntas respondidas. Se quiser continuar o assunto esteja à vontade. E mais uma vez obrigado.

Amigavelmente

Marcus Valerio XR
mv@xr.pro.br
21 de Setembro de 2003

Volta ao Livro de Visitantes
Vai para a próxima mensagem