2 0 1 0

23 de Junho de 2010

Totalmente publicada a Monografia de Mestrado Por uma ESTÉTICA DOURADA, e também o ensaio O Quarto Poder, que usa um dos temas recorrentes nesta Copa do Mundo para discorrer sobre a Imprensa.

9 de Junho de 2010

Já estão publicadas a Primeira e Segunda partes de minha Tese de Mestrado intitulada Por uma ESTÉTICA DOURADA. Resta agora somente a Terceira Parte, a maior, que ainda estou convertendo.
         A Primeira, que é mais aforismática e fragmentada, pode ter seus itens lidos separadamente, como por exemplo A MENTIRA ou MACHO BETA, que são autosuficientes. Todos esses itens, capítulos e sub capítulos podem ser acessados através do Índice na Página Inicial do Texto.

Alguns comentários sobre o final de LOST, que fiquei anos acompanhando. Infelizmente me decepcionei. Reproduzo aqui um texto que enviei para alguns amigos, e desde já advertindo que, quanto mais reflito sobre a série, em especial relembrando as primeiras temporadas, mais piora minha sensação.

Bem, acho que o final foi bom na parte emocional dos personagens. Foi legal ver personagens antigos aparecendo e os momentos onde as lembranças foram recobradas. Fiquei surpreso ao ver Shannon, só lamentando mesmo a ausência total do Mr. Eko, Michael e Walt (que aparentava ser importante para a estória mas simplesmente sumiu de cena).
Mas também não gostei muito desse fechamento estilo David Lynch que não só não explica (até aí menos mal) como ainda por cima piora, pondo em dúvida coisas que já pareciam definidas e que, creio, a maioria dos telespectadores estava recebendo bem.
Digo da realidade alternativa. Acho que todos já estavam satisfeitos com a idéia de que era na verdade o resultado das ações que estavam sendo desenvolvidas nesta última temporada, e era reconfortante ver que ao menos a maioria caminhava para um plausível final feliz, onde os personagens estariam em condições bem melhores do que na realidade original, mas teriam todas as lembranças dos eventos da ilha.
Esperávamos que os eventos finais contariam como a Ilha afundou e como a realidade foi separada em duas, bem como mostraria a fusão delas. Não seria um final que explicaria os mistérios da série, mas creio que seria bem satisfatório.
Mas eis que, afinal, nada ficou claro, e ainda por cima ficamos na dúvida se tudo aquilo era mesmo uma realidade alternativa, ou paralela, ou um mero plano espiritual (retomando a idéia denominada "Purgatório"), ou o pior, que toda a estória não tivesse passado de um delírio pré-morte de Jack, que ao cair no meio da selva no início da série, na verdade jamais teria se levantado.
Apesar de todo o discurso do Christian, permanece suspeito confiar no depoimento final de um personagem numa série que ao longo de 6 temporadas foi marcada pela dúvida, enganos, ilusões e toda a sorte de artifícios de manipulação. Quem garantiria, por exemplo, que tudo não fosse um plano do Homem de Preto, que ao longo da série foi associado ao deus dos mortos Anúbis, apenas para eliminar de vez os candidatos de Jacob? Só ficamos tentados a levar a idéia desse plano espiritual a sério porque é o capítulo final. Tivéssemos outra temporada, tudo ficaria duvidoso outra vez.
Pra completar, ficou-me aquela sensação incômoda em relação ao Homem de Preto, que foi a maior vítima o tempo todo (teve a mãe e os amigos mortos, foi assassinado e ficou preso por mil anos sem explicação alguma) e que no final ainda soou como o vilão da estória, enquanto Jacob e seus seguidores, que nunca passaram de fanáticos que não tinham a menor idéia do que estava fazendo, e o pior, a menor curiosidade em saber, ainda ficaram com a pose de os mocinhos, alimentando ainda mais o maniqueismozinho estúpido de uma quantidade imensa de fãs.
A única coisa que ficou evidente é que o Homem Sem Nome estava certo. Não havia motivo algum para a proibição de sair da Ilha. Não havia nada que realmente justificasse assassinato para ser protegido. Se ele tivesse escapado na Ilha, nada demais teria acontecido. Toda aquela bobagem de que tudo acabaria, não passava de tolice.
Isso ficou claro porque quando a Desmond removeu a tal pedra, e a ilha começou a afundar, o Homem de Preto perdeu seus poderes. O que significava que eles, de fato, emanavam da Ilha, e assim, ÓBVIO, eles enfraqueceriam caso ele saísse dela. E mesmo que isso não ocorresse, ele poderia até aprontar algumas, mas jamais poria em risco a existência do mundo.
Ademais, como a "Realidade Alternativa" já havia sugerido, se a tal Fonte de Luz fosse destruída e a Ilha afundasse, NADA DEMAIS TERIA ACONTECIDO! Isso, ou a referência à ilha afundada não faz sentido algum.
Ou seja, toda aquela luta ao longo de 6 temporadas não passou de disputa por poder sem nenhum objetivo maior por trás. Todas aquelas mentiras e falcatruas não serviam a causa maior alguma, e a única coisa realmente útil que foi feita foi a Iniciativa Dharma. Jacob, a mãe louca dele, Os Outros, Richard e o próprio Jack não passaram de, na melhor das hipótese, inocentes inúteis numa tarefa sem sentido que acreditavam justificar manipular, mentir, roubar e matar, e na pior hipótese, em muitos casos, de crápulas da pior estirpe.
Nesse caso, porém, não deixa de ser um retrato bem preciso de muitas situações humanas reais, especialmente envolvendo religiões e superstições. Conflitos e terrores sem fim movidos em nome de divindades que jamais se viu, baseados em certezas inabaláveis sem nenhuma base além da preguiça de pensar por si próprio. Os personagens de Lost pelo menos tinham a desculpe de testemunhar eventos sobrenaturais reais.
Não nego que a série em si foi ótima, e ao menos não eliminou as possibilidades abertas que ainda permitem discussões. Mas creio que o final me incomodou mais porque esteve muitíssimo próximo de ser perfeito, estragando tudo nos últimos 5 ou 3 minutos.
Mesmo estando longe daqueles que detestaram a série, creio que ela escorregou nesta última temporada, ou para ser mais exato, desde o momento que revelaram Jacob. A minha sensação é de que assistimos uma partida de um ótimo jogador de Xadrez, que fez excelente abertura e meio jogo, e de repente começa a sacrificar suas melhores peças. Não ficamos desesperados porque confiamos em sua competência e pensávamos que tais sacrifícios viabilizariam um Xeque Mate fulminante, mas ao final, após entregar de graça a Dama, e podendo vencer, deixou o adversário empatar por afogamento.
Ou seja, continuou sendo, em sua maior parte, um ótimo jogo, mas faltou fechar com Chave de Ouro.
Também penso que os maiores problemas da série se deveram a fatores externos. Os problemas com os atores que exigiram uma alteração do plano original pelos produtores. A greve dos roteiristas, que apesar de não estragar a Quarta Temporada, possivelmente tenha alterado as linhas gerais. E principalmente as infelizes declarações dos produtores, que mentiam descaradamente para evitar que o público deduzisse o fim da estória.
Enfim, cabe aqui citar qual seria, para mim, o final ideal da estória, levando em conta todas as temporadas, alterando somente o último episódio. (Pois se fosse alterar a partir de outros pontos, haveria várias opções diferentes.)
A Realidade Alternativa seria aquilo que todos esperavam mesmo, um universo Real, Físico, gerado pela reação entre a explosão nuclear e a energia da ilha. Com isso no final, o MIB "venceria" (de um certo ponto de vista), pois conseguiria destruir e afundar a ilha, e fugiria, e de algum modo isso aniquilaria toda a realidade original.
Porém, na Realidade Alternativa, todos continuariam vivos, com um passado diferente, mas também com as memórias de tudo o que aconteceu, de modo que a história da realidade original também fosse preservada para todos aqueles que estiveram na Ilha.
Assim, toda a luta de Jacob e seus seguidores faria sentido, pois a ameaça era real, e a Realidade Paralela foi o modo que Jacob encontrou para preservar a humanidade, impedido que ela fosse aniquilada, como eles vivam falando, pela fuga do MIB.
Assim, de uma certa forma, ambos teriam vencido. Jacob e MIB, porém em universos diferentes. E todos os personagens teriam o final feliz.


MAIO DE 2010
ABRIL DE 2010
JANEIRO A MARÇO DE 2010

2009 DEZEMBRO
2009 NOVEMBRO
2009 OUTUBRO
2009 SETEMBRO
2009 AGOSTO
2009 JUNHO
2009 MAIO
2009 MARÇO & ABRIL
2009 FEVEREIRO
2009 JANEIRO

NOVEMBRO & DEZEMBRO 2008
OUTUBRO 2008
SETEMBRO 2008
AGOSTO 2008
JULHO 2008
JUNHO 2008
MAIO 2008
ABRIL 2008
MARÇO 2008
JANEIRO & FEVEREIRO 2008

2007 DEZEMBRO
2007 NOVEMBRO
2007 OUTUBRO
2007 JULHO & AGOSTO
2007 MAIO & JUNHO
2007 MARÇO & ABRIL
2007 JANEIRO & FEVEREIRO

OUTUBRO a DEZEMBRO 2006
SETEMBRO 2006
AGOSTO 2006
JULHO 2006
MAIO & JUNHO 2006
ABRIL 2006
MARÇO 2006
JANEIRO & FEVEREIRO 2006

2005 NOVEMBRO & DEZEMBRO
2005 SETEMBRO & OUTUBRO
2005 JUNHO a AGOSTO
2005 MAIO 2005
2005 MARÇO & ABRIL
2005 FEVEREIRO
2005 JANEIRO

DEZEMBRO 2004
NOVEMBRO 2004
OUTUBRO 2004
SETEMBRO 2004
AGOSTO 2004